Migalhas Quentes

LDO

Votação de destaques à LDO começa às 9 horas

8/7/2004

 

LDO

 

A Comissão Mista de Orçamento inicia na manhã desta quinta-feira, às 9 horas, a votação dos 621 destaques apresentados ao projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), cujo texto-base foi aprovado pelos parlamentares na noite de ontem.

 

A previsão é de que a matéria seja votada à tarde pelo Plenário do Congresso, permitindo o início do recesso parlamentar.

 

A aprovação do texto-base da LDO foi precedida de longas negociações entre os parlamentares e a área econômica. O acordo que permitiu a votação não preservou os programas sociais da possibilidade de contingenciamento de seus recursos pelo Governo, como pretendia o relator do projeto, senador Garibaldi Alves Filho. Ele conseguiu evitar, contudo, que a tesoura do Executivo seja usada para cortar recursos da Embrapa e de quatro fundos da área de segurança pública.

 

Salário mínimo

 

Para o relator, a principal conquista da LDO foi garantir um critério de reajuste real do salário mínimo. A correção será feita com base no aumento do Produto Interno Bruto (PIB) per capita, que se calcula dividindo a geração de riquezas do País durante o ano pelo número de habitantes.

 

Nas negociações da LDO, o Palácio do Planalto aceitou a utilização desse critério apenas para 2005. Segundo o líder do Governo no Congresso, senador Fernando Bezerra (PTB-RN), o Executivo vai enviar ao Congresso um projeto de lei para definir em caráter definitivo os parâmetros de recuperação do salário mínimo.

 

Recursos da Cide

 

Por falta de acordo sobre o tema, o relator tinha excluído da LDO o dispositivo que previa a aplicação obrigatória de 40% da arrecadação da Cide (o imposto dos combustíveis) na recuperação de rodovias. O Executivo, que utiliza esses recursos para a formação de superávit, alegava que a medida engessaria o orçamento. No final, o relator decidiu manter a vinculação, que a Base Aliada promete derrubar no Congresso.

 

 

________________ .

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

DF é condenado após professora acordar aluna em sala com um lápis

17/5/2024

TST autoriza uso de geolocalização como prova de jornada de bancário

17/5/2024

MP/SP pede condenação de jornalista perseguido por Carla Zambelli

17/5/2024

Minuto Migalhas tem ex-rico, fotógrafo do STF e cerveja em audiência

17/5/2024

Datena e Band terão de indenizar homem exposto indevidamente em reportagem

17/5/2024

Artigos Mais Lidos

Impossibilidade de redirecionamento da execução fiscal ao espólio ou sucessores do executado falecido antes da citação

17/5/2024

Conflitos e perspectivas na tributação de heranças e doações: SC COSIT 21/24

17/5/2024

A importância do seguro de vida no planejamento familiar

17/5/2024

A tragédia do Rio Grande do Sul e os reflexos para o mercado de seguros

17/5/2024

Colega advogado, já preparou sua declaração do imposto de renda?

17/5/2024