Migalhas Quentes

Lançamento de obra "Mulheres sobre Rodas"

13/3/2008


Lançamento

Cinco guerreiras jornalistas contam suas variadas aventuras pelo Brasil

Elas não se importavam em viajar sozinhas. Repórteres de uma publicação de turismo, segurança no volante, encaravam qualquer tipo de estrada com bravura – mas sem perder o charme. Estavam a trabalho, mas não deixavam de desfrutar as paisagens deslumbrantes que encontravam pelo caminho, os passeios de tirar o fôlego, ou ainda as noites de céu estrelado.

Em média, rodavam 87,5 mil quilômetros por ano, explorando cantos e recantos do país, de Norte a Sul, de Leste a Oeste. E o que fez a diferença, e trouxe à tona este livro, foi o olhar sensível, inteligente e curioso que essas cinco mulheres lançaram ao Brasil conforme o desbravavam.

Alexandra Gonsalez, Beatriz Santomauro, Cristina Capuano, Karina Greco e Sonia Xavier fizeram mais do que visitar hotéis e restaurantes, atrações turísticas e praias exuberantes: elas respiraram e inspiraram brasilidade. Sobre rodas, redescobriram o país, seus personagens, suas belezas e muitos de seus segredos. Generosas, resolveram dividir com os leitores suas histórias de "caminhoneiras" – como elas mesmas se denominavam –, que vão desde relatos divertidos sobre trocas de pneus em situações inusitadas a aventuras e desventuras amorosas.

A obra é separada em capítulos temáticos e cada um deles traz curiosidades e histórias que apresentam um pouco da cultura brasileira. "Temos ótimas lembranças gastronômicas, mas o difícil é se controlar em um almoço farto em um bom restaurante, seguido por um jantar ainda mais farto com a obrigação de provar couvert, entrada, prato principal e sobremesa", diz Beatriz Santomauro.

Como toda situação de relacionamento com pessoas, as viagens trazem curiosidades, momentos de tensão, outros mais alegres, e muita ajuda de pessoas desconhecidas. "Sem esses encontros com guias turísticos, com artesãos muito especiais e com contadores de histórias de todo tipo, qualquer viagem não faria o menor sentido", lembra Alexandra Gonsalez.

Merece atenção especial a função informativa da publicação, que traz dicas de sobrevivência em viagens sem acompanhamento e de boa convivência em lugares estranhos e com outros motoristas, inclusive de ônibus e caminhões, todas testadas na prática pelas jornalistas. "Fizemos uma obra trazendo a ótica feminina para viagens, com sensibilidade, força e perseverança", afirma Karina Greco.

Por fim, vale ressaltar que o efeito colateral mais imediato da leitura é uma vontade tremenda de seguir os roteiros dessas cronistas!

___________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Aos gritos, promotor chama advogado de “safado, pilantra, bosta e frouxo”

25/4/2024

MP/SP arquiva caso de abuso de autoridade de policial contra advogado

25/4/2024

STJ aplica honorários por equidade em execução fiscal

25/4/2024

Cão Joca: Legislativo e ministério da Justiça se posicionam sobre caso

25/4/2024

Promotor que chamou advogado de “bosta” é alvo de reclamação no CNMP

25/4/2024

Artigos Mais Lidos

Do “super” cônjuge ao “mini” cônjuge: A sucessão do cônjuge e do companheiro no anteprojeto do Código Civil

25/4/2024

Domicílio judicial eletrônico

25/4/2024

Pejotização: A estratégia que pode custar caro

25/4/2024

Transação tributária e o novo programa litígio zero 2024 da RFB

25/4/2024

Burnout, afastamento INSS: É possível?

26/4/2024