Migalhas Quentes

MPF/MG - Universidades se comprometem a não penalizar alunos inadimplentes

11/4/2008


MPF/MG

Universidades se comprometem a não penalizar alunos inadimplentes

O MPF em Uberaba/MG firmou termo de ajustamento de conduta - TAC com a Uniube e com a Unipac, por meio do qual as instituições de ensino comprometeram-se a expedir os diplomas de conclusão de curso, históricos escolares e demais documentos requeridos pelos estudantes, independentemente da existência de débitos relativos às mensalidades escolares ou a quaisquer outras taxas.

O acordo foi firmado no curso de procedimentos administrativos instaurados para apurar a conduta das universidades que se negavam a expedir documentos escolares de alunos que não estavam em dia com o pagamento das mensalidades.

Para o MPF, a conduta era totalmente irregular. "A Lei 9.870/99, em seu artigo 6º, proíbe a suspensão de provas escolares, a retenção de documentos escolares ou a aplicação de quaisquer outras penalidades pedagógicas por motivo de inadimplemento", lembra o procurador da República Carlos Henrique Dumont Silva. "E também o Código de Defesa do Consumidor estabelece que, na cobrança de débitos, o consumidor inadiplente não será exposto a ridículo, nem será submetido a qualquer tipo de constragimento ou ameaça", acresceta.

Em negociação com o MPF/MG, a Uniube e a Unipac-Uberaba consentiram que a expedição do diploma, a emissão do certificado de conclusão de curso e o histórico escolar são direitos dos estudantes que tenham satisfeito todas as exigências acadêmicas necessárias à graduação. Não podem, dessa forma, negar a sua expedição àqueles que estiverem em débito, como uma forma de penalizá-los e obrigá-los ao pagamento das dívidas. A única alternativa das tesourarias de cada universidade é recorrer às vias legais de cobrança das dívidas, conforme prevê a lei processual civil.

Em caso de descumprimento das obrigações assumidas perante o MPF/MG, as instituições de ensino estarão sujeitas ao pagamento de multa no valor de cinco mil reais por cada aluno a quem for negada a expedição de documentos por motivo de inadimplência das mensalidades. Neste caso, as universidades estarão obrigadas ainda ao pagamento de indenização por danos morais ao estudante que sofrer a lesão no valor equivalente à sua dívida. 

_______________________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

STF: Só é cabível ação se nomeação fora das vagas ocorrer no prazo do concurso

2/5/2024

Pablo Marçal promete US$ 1 mi a quem achar ação movida por ele; advogado encontra e cobra

2/5/2024

Apesar de profissão estressante, só 14% dos advogados fazem terapia

2/5/2024

STF fixa tese e delimita a condução de investigações penais pelo MP

2/5/2024

Advogado que cobra R$ 51 mi de Pablo Marçal deve provar que é pobre para ter justiça gratuita

3/5/2024

Artigos Mais Lidos

Cuidado com os embargos de declaração, pois pode não haver segunda chance!

2/5/2024

Origem do terreno de marinha e a perda da finalidade

2/5/2024

Isenção do IR pra quem superou câncer: Entenda seus direitos

2/5/2024

O que a regra que bane cláusula de não concorrência com trabalhadores nos EUA pode sinalizar para as empresas no Brasil

3/5/2024

Quando o cliente paga mal, você paga mais: O custo oculto da tolerância financeira na advocacia

3/5/2024