Migalhas Quentes

MJ lança projeto de fomento à mediação pacífica de conflitos nos núcleos de prática jurídica das Faculdades de Direito

As faculdades poderão concorrer a incentivos financeiros do governo federal com a apresentação de propostas, que serão julgadas por um comitê especial.

3/9/2008


Incentivos

MJ lança projeto de fomento à mediação pacífica de conflitos nos núcleos de prática jurídica das Faculdades de Direito

As faculdades poderão concorrer a incentivos financeiros do governo federal com a apresentação de propostas, que serão julgadas por um comitê especial.

O Ministério já reservou só para este ano R$ 1,5 milhão para as melhores propostas. Para o secretário de Reforma do Judiciário, Rogério Favreto, a iniciativa visa incentivar soluções mais simplificadas, sem que seja necessário recorrer ao Judiciário.

O trabalho conta a parceria com Ministério da Educação e da OAB para os julgamentos. As instituições poderão concorrer sozinhas ou em com o apoio do estados, municípios ou Oscips (Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público).

"Nossa formação é muito voltada para o conflito. Queremos que as faculdades tenham mais dedicação à pacificação social, não só à disputa judicial", explicou Rogério Favreto. "Vamos capacitar os estudantes, para que eles desenvolvam projetos de atuação junto à comunidade, evitando que muitas disputas cheguem ao judiciário".

________________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

União indenizará mulher incluída por engano em processo trabalhista

2/12/2025

Ministro retira processo de pauta após advogada apontar falha em voto

2/12/2025

Juíza aponta falta de acolhimento a jovem morto por leoa em João Pessoa

2/12/2025

Dias Toffoli impõe sigilo absoluto ao pedido da defesa de Vorcaro no STF

2/12/2025

Caso Narcisa e Boninho reacende o debate sobre abandono afetivo

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025