Migalhas Quentes

Arbitragem do STJ sobre divergências entre tribunais de pequenas causas será debatida na CCJ do Senado

A CCJ vai realizar audiência pública para debater o PLC 16/07 que cria a possibilidade de novo recurso, junto ao STJ, em processos que tramitam nos Juizados Especiais Cíveis e Criminais. O objetivo da matéria é uniformizar jurisprudência quando houver divergência de entendimento nas decisões das juntas recursais dos diversos tribunais estaduais.

9/4/2009


Uniformizar

Arbitragem do STJ sobre divergências entre tribunais de pequenas causas será debatida na CCJ do Senado

A CCJ vai realizar audiência pública para debater o PLC 16/07 (clique aqui) que cria a possibilidade de novo recurso, junto ao STJ, em processos que tramitam nos Juizados Especiais Cíveis e Criminais. O objetivo da matéria é uniformizar jurisprudência quando houver divergência de entendimento nas decisões das juntas recursais dos diversos tribunais estaduais.

As juntas são formadas por três juízes especiais e são as instâncias de recurso para os chamados juizados de pequenas causas. O STJ somente poderá se manifestar em questões de direito material, ou seja, relacionados ao fato em discussão e não em aspectos processuais.

A audiência, que deve se realizar em duas semanas foi decidida para sanar divergências entre a posição do relator, Valter Pereira – PMDB/MS, e o senador Wellington Salgado - PMDB/MG, que apresentou voto em separado. Contrário ao projeto, Valter Pereira disse que se trata de "tentativa de ampliar a complexidade dos juizados especiais cíveis de todo o país, desvirtuando a operacionalidade processual de que são dotados".

"Esta proposta vai trazer para o STJ a discussão que hoje é resolvida nos estados. Vai entupir ainda mais o STJ, que terá que rever questão resolvida nos respectivos estados", argumentou Valter Pereira.

Em oposição ao relator, Wellington Salgado argumentou que a intenção é fazer com o STJ decida definitivamente a questão em caso de dúvidas.

_______________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

"Vocês chegam para pesar em gastos", diz juiz a servidores em posse

29/4/2024

Cerca de 1/4 dos advogados desempenha outra atividade profissional

30/4/2024

45% dos advogados brasileiros têm renda de até R$ 6,6 mil

30/4/2024

Juíza determina prisão de jornalista que ofendeu promotor e magistrado

29/4/2024

Home office é realidade para 43% dos advogados

30/4/2024

Artigos Mais Lidos

Burnout e INSS: Como conseguir aposentadoria ou auxílio-doença?

29/4/2024

O julgamento das ADIns 2.110 e 2.111 e a revisão da vida toda

30/4/2024

A importância do combate à alienação parental e o papel dos advogados de Direito de Família

29/4/2024

Facilitando o divórcio: O papel do procedimento extrajudicial na dissolução do casamento

29/4/2024

Prova de vida 2024: Saiba tudo aqui

30/4/2024