Migalhas Quentes

Altair de Lemos Junior, novo desembargador do Tribunal gaúcho, traz experiência de 22 anos de advocacia

Altair de Lemos Junior, novo desembargador do TJ/RS assumiu o cargo ontem, 18/5, no TJ/RS, salientando que a Justiça gaúcha é reconhecida nacionalmente pela prestação jurisdicional de vanguarda, moderna e adaptada à situação do País.

19/5/2009


5° constitucional

Altair de Lemos Junior, novo desembargador do Tribunal gaúcho, traz experiência de 22 anos de advocacia

Altair de Lemos Junior, novo desembargador do TJ/RS assumiu o cargo ontem, 18/5, no TJ/RS, salientando que a Justiça gaúcha é reconhecida nacionalmente pela prestação jurisdicional de vanguarda, moderna e adaptada à situação do País.

O advogado que tem 22 anos de experiência no exercício da Advocacia, destacou a importância do 5° Constitucional que prevê a representação classista no Poder Judiciário.

O novo membro do TJ/RS afirmou que ascende à carreira da magistratura com a dupla responsabilidade de manter o alto nível jurisdicional com celeridade, "mas também de trazer para o seio da jurisdição a visão da Advocacia". A experiência de Advogado, acrescentou, pode ser compartilhada e auxiliar "para que as decisões proferidas observem todas as expectativas das partes com relação ao processo".

A solenidade foi conduzida pelo presidente do TJ/RS, Desembargador Arminio José Abreu Lima da Rosa, no Plenário Ministro Pedro Soares Muñoz do TJ. Na saudação, em nome do TJ, a Desembargadora Isabel Dias Almeida salientou que o novo colega tem manifestado amor pela Justiça.

"Aqui chega precedido por seu elevado conhecimento, profissionalismo, ética e moral". Na avaliação da magistrada, a investidura na carreira por membro classista é essencial para revigorar os tribunais. "Enriquecerá a Casa com seu talento e capacidade de trabalho".

Experiência compartilhada

No discurso, o novo desembargador registrou que o TJ/RS é conhecido por decisões altamente técnicas, mas jamais dissociadas da realidade socioeconômica. A Corte, disse, tem a visão aguçada das transformações do cotidiano, adaptando-se a elas, "sob pena de se traduzir numa Justiça engessada e antiquada".

Nesse contexto, afirmou, "se enquadra a Seccional gaúcha da Ordem dos Advogados do Brasil". Os Advogados, frisou, na defesa intransigente dos interesses dos clientes, "trazem às portas do Judiciário estudos doutrinários e interpretações legais que se tornam o estopim para a constante atualização da jurisprudência".

Para ocupar a vaga no Judiciário Estadual, disse, "é preciso ter exercido uma Advocacia com retidão, de forma ética e competente". Referiu que diversos apoiadores de sua campanha ao cargo tornaram-se amigos.

"Advogados, magistrados, Promotores, membros do executivo e do Legislativo, pessoas de outras áreas, todas apostando que eu preenchia todos os requisitos necessários para chegar até aqui". Por fim, agradeceu o carinho dos familiares.

Presenças

Prestigiaram o evento a procuradora-geral de Justiça, Simone Mariano da Rocha; o procurador-geral adjunto, José Guilherme Kliemann, representando o governo do Estado; a subdefensora pública-geral, Lea Brito Kasper; e o presidente da OAB/RS, Cláudio Pacheco Prates Lamachia; o ministro aposentado do STJ Athos Gusmão Carneiro; os ex-presidentes do TJ, desembargadores Cacildo de Andrade Xavier e Osvaldo Stefanello; o presidente do TRE/RS, desembargador João Carlos Branco Cardoso.

Estavam presentes, ainda, o representante do TRF da 4ª região, desembargador federal Luis Alberto D’Azevedo Aurvalle; os representantes da direção do Foro da Capital, juiz Alberto Delgado Neto, e do TRT da 4ª região, desembargador Hugo Carlos Scheuermann; o representante da procuradoria regional da União da 4ª região, João Paulo Veiga Sanhudo; os representantes do gomando-Geral da BM, Coronel Paulo Rogério Porto, e da chefia da Polícia Civil, delegado Gilberto Borsatto da Rocha; magistrados, advogados, servidores, amigos e parentes do novo desembargador.

_______________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Certidão da OAB não comprova atividade jurídica para fins de concurso

27/4/2024

Servidores não devolverão verbas recebidas de boa-fé, decide Nunes Marques

28/4/2024

Morre o advogado Juliano Costa Couto, ex-presidente da OAB/DF

28/4/2024

STF forma maioria para negar progressão de regime a Daniel Silveira

26/4/2024

Idoso será ressarcido após plano negar custeio de cirurgia robótica

28/4/2024

Artigos Mais Lidos

O cargo comissionado de assessoramento jurídico municipal frente à nova decisão do STF: ADIn 6.331

26/4/2024

Burnout e INSS: Como conseguir aposentadoria ou auxílio-doença?

29/4/2024

A validade da cláusula de não concorrência nos contratos de franquia

29/4/2024

Facilitando o divórcio: O papel do procedimento extrajudicial na dissolução do casamento

29/4/2024

Impacto da IA na governança das empresas

26/4/2024