Migalhas Quentes

Alerj quer acesso a dados sigilosos para CPI que investiga corrupção no Tribunal de Contas do RJ

A Alerj ajuizou Ação Cível Originária - ACO 1390, no STF, para pedir que a Corte obrigue a Superintendência Regional da Receita Federal no RJ a repassar as informações protegidas por sigilo fiscal solicitadas pela CPI que investiga denúncias de corrupção contra conselheiros do Tribunal de Contas do Estado. O relator da ação, no Supremo, é o ministro Marco Aurélio.

22/5/2009

Sigilo fiscal

Alerj quer acesso a dados sigilosos para CPI que investiga corrupção no Tribunal de Contas do RJ

A Alerj ajuizou a ACO, no STF, para pedir que a Corte obrigue a Superintendência Regional da Receita Federal no RJ a repassar as informações protegidas por sigilo fiscal solicitadas pela CPI que investiga denúncias de corrupção contra conselheiros do Tribunal de Contas do Estado. O relator da ação, no Supremo, é o ministro Marco Aurélio.

Conforme a ACO, a Receita Federal negou o pedido feito pela CPI, alegando que as Comissões Parlamentares de Inquérito estaduais não têm competência para solicitar informações resguardadas por sigilo fiscal. Esse poder seria restrito às CPIs federais, sustentou o Fisco.

A Alerj baseia seu pedido na decisão da própria Corte na ACO 730 (clique aqui), quando o STF reconheceu que as comissões parlamentares instituídas nos âmbitos das Assembleias Legislativas têm poder para pedir a quebra de sigilo bancário fiscal ou telefônico. Naquela decisão, o STF salientou que esses pedidos, contudo, devem demonstrar a existência de indícios que justifiquem a necessidade de sua efetivação no curso das investigações.

Com a afirmação de que a solicitação feita à Receita Federal pela CPI está adequadamente fundamentada, em conformidade com a decisão do STF na ACO 730, a Alerj pede à Corte Suprema que anule o ato da chefe da Superintendência Regional da Receita Federal na 7ª Região Fiscal, que negou o repasse das informações solicitadas, e determine que a autoridade forneça à CPI os dados requisitados.

________________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Marco legal dos seguros promove grande reforma no setor; advogada detalha impactos

5/12/2025

Para Moura Ribeiro, marco legal aproxima contratos de seguros da realidade

5/12/2025

FGV Direito Rio lança módulo sobre práticas sancionadoras do CADE

5/12/2025

Com Visual Law, Forluz eleva engajamento do regulamento em 90%

5/12/2025

Sindimoto-SP acusa Boulos de excluir entidade de negociações do setor

5/12/2025

Artigos Mais Lidos

Por que as empresas brasileiras estão revendo o home office e o que diz a CLT

5/12/2025

A imperatividade do fim da violência contra mulheres

5/12/2025

Concurso público: Aprovado sub judice tem direito à remuneração integral após exercer o cargo?

5/12/2025

Ausência de prazo específico para a adesão do contribuinte à CPRB

5/12/2025

Nota técnica - Tema 935/STF: Contribuição assistencial

5/12/2025