Migalhas Quentes

CNJ inicia processo para investigar juiz contrário à Lei Maria da Penha

O pleno do CNJ decidiu ontem, 15/9, por unanimidade abrir Processo Administrativo Disciplinar para analisar a conduta do juiz de Sete Lagoas/MG, Edílson Rumbelsperger Rodrigues, que, em 2007, se negou a aplicar a Lei Maria da Penha. Em um despacho, o magistrado considerou a lei inconstitucional e afirmou que "a desgraça humana começou no Éden: por causa da mulher" e que a lei . "É, uma heresia manifesta", entre outras declarações contrárias à lei.

16/9/2009


Discriminação de gênero

CNJ inicia processo para investigar juiz contrário à Lei Maria da Penha

O pleno do CNJ decidiu ontem, 15/9, por unanimidade, abrir Processo Administrativo Disciplinar para analisar a conduta do juiz de Sete Lagoas/MG, Edílson Rumbelsperger Rodrigues, que, em 2007, se negou a aplicar a Lei Maria da Penha. Em um despacho, o magistrado considerou a lei inconstitucional e afirmou que "a desgraça humana começou no Éden: por causa da mulher" e que a lei "é, uma heresia manifesta", entre outras declarações contrárias à lei.

Para a abertura do processo, o relator, conselheiro Marcelo Neves, justificou que o juiz teria utilizado termos que revelariam preconceito e discriminação de gênero. Segundo ele "trata-se de uma denúncia grave de discriminação à mulher".

O caso começou a ser analisado no CNJ em 2008 por iniciativa da Corregedoria Nacional de Justiça por meio de uma Revisão Disciplinar aberta devido ao arquivamento, pela Corregedoria Geral de Justiça do Estado de MG, de representação da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, contra a posição do juiz de Sete Lagoas.

______________________
________________

Leia mais

_________________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Juíza aponta falta de acolhimento a jovem morto por leoa em João Pessoa

2/12/2025

Dias Toffoli impõe sigilo absoluto ao pedido da defesa de Vorcaro no STF

2/12/2025

Caso Narcisa e Boninho reacende o debate sobre abandono afetivo

2/12/2025

Mattos Filho assessora Appia em acordo estratégico com a Ultra

2/12/2025

Projeto social não devolverá repasse estatal por suposta destinação indevida

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025