Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "Dano Moral ou Extrapatrimonial Ambiental"

25/9/2009


Sorteio de obra

O livro "Dano Moral ou Extrapatrimonial Ambiental" (LTr - 133p.), do advogado Dionísio Renz Birnfeld, coteja os critérios utilizados para a valoração do dano moral individual com os critérios sugeridos para as hipóteses de lesões a valores imateriais associados a interesses difusos e coletivos. Cinco exemplares foram gentilmente doados pelo autor.

Sobre a obra :

A evolução das relações sociais teve, como consequência, o reconhecimento da existência de danos morais ou extrapatrimoniais ambientais não penas individuais como também coletivos que, como tais, merecem tratamento jurídico distinto das formas tradicionais de responsabilidade civil por pano moral. Foi nessa esteira que se consagraram na legislação brasileira os amados interesses coletivos em sentido amplo. Nessa área, ganhou força a noção de meio ambiente como bem autônomo e de necessidade de reparação dano ambiental, inclusive quanto aos seus efeitos não materiais.

Inicialmente, propõe-se uma apresentação da evolução da aceitação dos mos morais no Brasil até a sua consolidação, incluindo o curso jurisprudencial e doutrinário. Demonstra-se o que se entende por dano reparável e, no decorrer do texto, é apontado o dano moral como resultado de lesão a bem jurídico, a direito subjetivo e à dignidade humana. Ao final, pretende-se mostrar conceitos e características do dano moral ou extrapatrimonial reparável.

Em seguida, adentra-se, de forma mais meticulosa, na apreciação do bem jurídico ambiental e na caracterização do dano ao meio ambiente. Apresentam-se, posteriormente, linhas sobre os interesses coletivos em sendo amplo, apanhando-se sua repercussão na aceitação da existência do no moral ou extrapatrimonial ambiental coletivo. Concomitantemente, apresenta-se a questão do mesmo dano, porém, na esfera individual.

A próxima etapa é a de critérios para o arbitramento de indenizações, por danos morais ou extrapatrimoniais ambientais coletivos e individuais, pondo-se a dificuldade existente para a fixação de uma quantia para esse fim. Questões fundamentais como a função da indenização e o limite do labor judicial no arbitramento do valor pecuniário são também abordadas, mostrando-se o norte de maior aceitação pela doutrina e pela jurisprudência.

Sobre o autor :

Dionísio Renz Birnfeld é bacharel em Direito pelo Instituto Ritter dos Reis, Canoas/RS. Especialista em Direito Ambiental Nacional e Internacional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ex-assessor de desembargador do TJ/RS. Advogado em Porto Alegre/RS.




_______________

Ganhadores :

Victor Adame, estagiário da Accenture do Brasil, de São Paulo/SP

Patrícia Marinho, gerente jurídica da CBTU/STU-NAT, de Parnamirim/RN

Roberto Brocanelli Corona, professor de Ribeirão Preto/SP

Camila Martins Baptista, de Itapagipe/MG

Murilo Couto Lacerda
, advogado em Rio Verde/GO




___________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

STF: Partido questiona regras que reduzem dever de indenizar de aéreas

2/12/2025

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Juíza condena escritor a indenizar Pedro Benoliel por post antissemita

2/12/2025

União indenizará mulher incluída por engano em processo trabalhista

2/12/2025

Ministro retira processo de pauta após advogada apontar falha em voto

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025