sábado, 14 de dezembro de 2024

MIGALHEIRO VIP

  1. Home >
  2. Migalheiro VIP >
  3. Adriano Tavares da Silva
result.title

Adriano Tavares da Silva

Migalheiro desde janeiro/2022.

Advogado, Mestrando em Ciências Jurídicas (UAL-Lisboa). Pós-Graduado em Direito Público (CESUSC) e em Direito Eleitoral (IDP). Conselheiro da OAB/SC. Vice-Presidente do Conselho do IASC.

Migalhas de Peso
segunda-feira, 12 de agosto de 2024

A independência do judiciário em um mundo de #hashtags

Redes sociais e desinformação ameaçam a independência do Judiciário ao exercer pressão sobre decisões judiciais. É essencial manter a liberdade de expressão, mas sem permitir que ela se transforme em táticas de intimidação que comprometam a imparcialidade e a democracia.
Migalhas de Peso
quarta-feira, 31 de julho de 2024

Na sociedade do espetáculo, onde fica o interesse público?

As redes sociais parecem mostrar apenas boas notícias e grandes conquistas, criando uma imagem positiva. No entanto, a história mostra que avanços técnicos não garantem justiça social, e a comunicação política nas redes levanta questões éticas e legais.
Migalhas de Peso
quarta-feira, 10 de abril de 2024

Gestão de carreira jurídica e processos disciplinares em um mundo hiperconectado

Os processos éticos disciplinares são desafiadores para advogados, podendo afetar sua reputação permanentemente. A era digital amplifica essa exposição, seguindo a visão de Vieira e Camus sobre a memória coletiva e a culpa pública.
Migalhas de Peso
segunda-feira, 4 de setembro de 2023

O advogado, assim como sua remuneração, é indispensável: uma análise do PL 2803/21

É fundamental que a comunidade jurídica e a sociedade como um todo apoiem essa iniciativa, reconhecendo a importância da justa condenação de honorários sucumbenciais e contribuindo para um Judiciário mais equitativo e eficiente
Migalhas de Peso
terça-feira, 25 de julho de 2023

A suspeição e a imparcialidade -- ou: por que devemos defender o devido processo legal

É preferível que haja um número significativo de suspeições do que um tribunal de exceção, que poderia acarretar em uma anulação, tornando inócuos os atos processuais produzidos.
Migalhas de Peso
terça-feira, 14 de junho de 2022

Prêt-à-porter

Na indústria da moda francesa dos anos 60, criou-se as vestimentas prêts-à-porter (prontas para usar). O cliente entrava na loja, escolhia e a usava. Simples assim.
Migalhas de Peso
quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022

O momento para celebração do acordo de não persecução cível

O acordo de não persecução cível, que é cabível e pode ser utilizado como meio de se extinguir a ação de improbidade Administrativa, acabou por ter muitos dos seus elementos definidos jurisprudencialmente.