Advogado; Graduado em Direito PUCMINAS; pós-graduação em Direito de Empresa e em Gestão Fiscal e Tributária pela PUCMINAS; Mestrando com linha de pesquisa em direito empresarial
O STJ fixou que encerramento irregular não basta para atingir o patrimônio do sócio. A decisão é tecnicamente discutível e seus efeitos recaem sobre quem menos pode se proteger: o credor sem garantia.
O artigo percorre a evolução legislativa e jurisprudencial que levou à autorização do pedido de falência pela Fazenda, destacando a mudança de paradigma e seus impactos para empresas.
A falta de clareza nas funções dos sócios pode gerar conflitos e até exclusão. O artigo destaca a importância da formalização e de contratos bem estruturados.