Doutor em Direito (Uerj). Mestre em Direito Tributário (UCAM). Visiting Scholar - Florida State University (2022/23). Advogado (ES). Conselheiro Federal OAB (2019/2022). Redes sociais: @luiz_alochio
Matéria discute como municípios brasileiros podem ser laboratórios da democracia, assim como proposto por Louis Brandeis, defendendo maior autonomia e inovação nas políticas locais.
Aborda o legado do juiz Frank Caprio, famoso por vídeos Caught in Providence, destacando sua contribuição à jurisdição municipal e a necessidade de revitalização das cortes locais no Brasil.
Avalia a ADIn 7.839, que questiona o decreto legislativo 179/225. O DL sustava o aumento de alíquotas do IOF e criava novas regras para o mesmo imposto.
O texto analisa a judicialização do SUS. Quando juízes concedem a alguém um tratamento de saúde, outro paciente simplesmente poderá estar perdendo seu lugar de atendimento.
Além do caso Léo Lins, surgem as leis anti-Oruam. O artigo analisa a linha entre discurso de ódio x discurso "odioso". Avalia a decisão da Suprema Corte [caso da obra de arte "Cristo na Urina"].
Humor é coisa séria. A matéria explora a complexidade do humor e do riso, destacando a importância da liberdade de expressão e alertando para o risco de censura aos comediantes.
A matéria analisa a complexidade das eleições presidenciais nos EUA, enfatizando primárias, colégio eleitoral e questões de identificação do eleitor e voto pelo correio.
Discute o ataque à autonomina Municipal ao longo dos últimos 35 anos e busca sugerir alternativas para o futuro da autonomia Municipal como prevista na Constituição de 1988.
O texto analisa a “cultura do cancelamento”, que atinge a liberdade de expressão e o devido processo legal: O “cancelador” se arvora a juiz e executor de pena. Um justiçamento sem limites.
Avalia a PEC de vedação reeleição e discute a tentação autoritária nacional. As PECs não tratam do limite máximo dos mandatos, inclusive para o Legislativo.
Nos Estados Unidos o perfil de futuros ministros para a Suprema Corte é debatido na campanha presidencial. São as chamadas shorlists. Seria isso possível no Brasil?
A Suprema Corte americana é o símbolo do estado de direito e triunfo da justiça naquele país. O texto analisa um caso complexo (United States v. Rahimi), decidido com diversidade de posições.
O texto analisa a necessidade de revisão previdenciária para magistrados visando a proteção da independência judicial, referindo-se ao julgamento do STF.
A expressão fake news (notícias falsas, em vernáculo) fora popularizada a partir do seu uso indiscriminado pelo então candidato — hoje Presidente eleito dos EUA — Donald Trump.
Com mais de 1400 cursos de direito no país, o MEC não consegue
estabelecer uma fiscalização objetiva. A OAB precisa ser valorizada
no sistema de regulação.