sábado, 14 de dezembro de 2024

AUTOR MIGALHAS

  1. Home >
  2. Autores Migalhas >
  3. Mário Márcio de Almeida Sousa
result.title

Mário Márcio de Almeida Sousa

Migalheiro desde maio/2007.

Juiz de Direito no Maranhão.

Migalhas de Peso
quinta-feira, 27 de junho de 2024

Mais passado que futuro: Perdão e muito obrigado!

Apesar das decepções e do isolamento, a carreira na magistratura trouxe orgulho e sustento à família, apesar dos arrependimentos e da solidão.
Migalhas de Peso
segunda-feira, 2 de agosto de 2021

Amplo acesso. Saída incerta. E o porvir?

Seja por abuso de direito com objetivos financeiros, seja porque ainda não se deram conta do que isso de fato representa, muitos brasileiros e brasileiras estão, em todos os níveis e Poderes, equivocada e irrefletidamente transferindo para terceiros as rédeas dos seus destinos.
Migalhas de Peso
segunda-feira, 30 de novembro de 2020

Breves notas sobre o acesso ao Poder Judiciário

É sensato exigir que eu me dedique a causas complexas, com dezenas de volumes, se a todo tempo sou premido por metas e mais metas, prioridades e mais prioridades?
Migalhas de Peso
terça-feira, 19 de maio de 2020

Brasil do antigo, do novo e do tudo igual!

Quando o ar não mais alcançar os pulmões e não houver tubo para ser enfiado goela abaixo, o arrependimento somente valerá para questões ligadas à Fé – isso se der tempo de se arrepender, é claro.
Migalhas de Peso
quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

A inteligência alheia não me faz burro!

Como alguém se sujeita a obedecer com tanta pressa a uma norma que sempre reputou imoral, ilegal e que emagrece as contas dos servidores?
Migalhas de Peso
segunda-feira, 21 de maio de 2012

Prisão resolve, sim

O Judiciário tem sua parcela de culpa nas falhas do sistema penitenciário brasileiro, mas construir e manter presídios e delegacias continua sendo obrigação do Executivo.
Migalhas de Peso
segunda-feira, 14 de maio de 2012

As voltas que o mundo deveria dar: sonho, premonição ou apenas um forte desejo?

"O direito há de ser feito por homens verdadeiramente íntegros e aplicado por outros igualmente corretos". A frase renovou a vida de um povo sem esperança. Confira a crônica.
Migalhas de Peso
terça-feira, 17 de agosto de 2010

Lei da Ficha Limpa: os fins justificam os meios?

Neste ano eleitoral de 2010, o assunto mais polêmico é, sem dúvida, a LC 135/2010, a chamada Lei da Ficha Limpa, resultado de intensa e inédita mobilização social, cujo objetivo é "proteger a probidade administrativa e a moralidade no exercício do mandato".
Migalhas de Peso
quinta-feira, 29 de julho de 2010

Sem limites não há democracia

Num texto escrito em julho de 2009 e intitulado "Magistratura ajoelhada", reconheci - sem qualquer ranço demagógico ou de hipocrisia – que muitas vezes não dei bom dia a cavalo (como diria meu querido tio Sinval), fui o próprio. Hoje, ainda uma vez, admito minha condição, um tanto humana, parte equina, bem como a possibilidade, daí mesmo decorrente, de continuar a pastar por muitos anos nos campos da Baixada Maranhense. Apesar disso, calar seria pior, pois faria brotar em mim a porção de um bicho covarde, sorrateiro, um verme, enfim, que da podridão e na inação alheias se alimenta.
Migalhas de Peso
quinta-feira, 9 de julho de 2009

Magistratura ajoelhada

Quando eu ainda era um adolescente, meu querido tio Sinval me ensinou que quem fala muito dá bom dia a cavalo. Embora tenha concordado com a máxima desde o primeiro momento, devo confessar que sempre tive dificuldade de exercitá-la.
Migalhas de Peso
quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Os artigos 396 e 399 do CPP e o recebimento da denúncia

O Brasil é mesmo um país pródigo em contrariar a máxima segundo a qual “a lei não contém expressões inúteis”. E não foi diferente com a chamada “mini-reforma” do Código de Processo Penal, levada a efeito pelas leis 11.689, 11.690 e 11.719, todas de 2008.
Migalhas de Peso
quinta-feira, 9 de outubro de 2008

O que é democracia, afinal?

A idéia de escrever este artigo me veio por volta das oito horas de hoje (04 de outubro de 2008 - véspera das eleições), no município de Anajatuba, onde há meses atuo como juiz eleitoral. Durante todo o dia, entre um preparativo e outro para a grande festa da democracia, como diz um jurista pelo qual tenho grande simpatia e respeito, apliquei-lhe retalhos dos meus pensamentos.
Migalhas de Peso
quarta-feira, 5 de março de 2008

Respeitemos os números

Confesso que não sou bom com números. Nunca fui. Tanto que no vestibular – prestado para a Universidade Federal do Maranhão – não tive grande êxito nas chamadas ciências exatas. Felizmente, fui muito bem nas matérias que de fato interessavam ao curso pretendido – Direito. Passei.
Migalhas de Peso
sexta-feira, 22 de junho de 2007

Alegria e tristeza de um juiz do interior

A idéia de que tudo na vida tem um lado positivo e outro negativo não é nova. Mas, nem por isso perdeu a atualidade e a correção, mesmo que dela pouco nos lembremos.
Migalhas de Peso
segunda-feira, 21 de maio de 2007

Conciliar é bom. Conciliar bem é melhor ainda

O dia 08 de dezembro é extremamente significativo para grande parte do povo brasileiro. Primeiro, porque é o dia de Nossa Senhora da Conceição. Segundo, porque nele também se rendem homenagens ao Poder Judiciário, à Justiça. Em 2006, porém, a data ganhou em importância: passou a ser, também, o Dia Nacional da Conciliação.