
VAS Advogados - Vilutis Abissamra Suguimori
Rua Pedroso Alvarenga, 1245 cj. 71Itaim Bibi - São Paulo/SP - 04531-934 - Brasil
VAS Advogados - Vilutis Abissamra Suguimori é um escritório com atuação exclusiva e especializada no Direito Criminal. Pratica a defesa intransigente dos direitos dos clientes por meio do bom manejo de técnica e estratégia jurídicas, experiência, conhecimento e dedicação. Acredita na atuação focada nas necessidades do cliente, construída por meio da colaboração e diálogo entre os profissionais e aqueles que precisam da intervenção do escritório. Para isso, conta com uma equipe com perfis e métodos de trabalho variados, apta a construir soluções individualizadas, eficientes e adequadas às necessidades de diferentes clientes, casos e situações.
Áreas de atuação
Direito Criminal
Idiomas
Localização
Rua Pedroso Alvarenga, 1245 cj. 71 Itaim Bibi São Paulo/SP - 04531-934 BrasilSócios
Damián Vilutis
Sócio

José Carlos Abissamra Filho
Sócio
Advogado criminalista, Doutor e Mestre pela PUCSP, foi diretor do Instituto de Defesa do Direito de Defesa (IDDD) por quase uma década e é autor de, entre outros, Política Pública Criminal - Um Modelo de Aferição da Idoneidade da Incidência Penal e dos Institutos Jurídicos Criminais, livro lançado em agosto pela Juruá Editora.
Guilherme Suguimori Santos
Sócio
Publicações


Abissamra Filho assume Comissão de Advocacia Criminal da OAB/SP
Criminalista do VAS Advogados reforça papel fundamental da advocacia na construção da institucionalidade: "A Constituição Federal é clara ao dispor que 'advogado é indispensável à administração da justiça' e é seguindo esse primado que pretendo presidir essa tão importante Comissão".

Investigação criminal: Não estamos mais no século 19
A prisão de um inocente traz consigo o outro lado da moeda, qual seja, a permanência dos culpados nas ruas. O que pode ser pior para a segurança pública?

O STF acertou ao manter o poder de investigação policial ao Ministério Público? Não
STF decide pela legitimidade do MP para conduzir investigações, apesar de não haver respaldo explícito na Constituição.

PEC das Drogas: Proibição ou liberação?
O Senado avança com a PEC das drogas (PEC 45/23), criminalizando posse e porte de entorpecentes, sem considerar quantidades, em desacordo com a legislação. A proposta viola a estrutura do art. 5º da Constituição e carece de embasamento científico, refletindo decisão política sem fundamentação.

De onde se tirou que o Ministério Público pode investigar?
Ministério Público não possui poderes investigativos por determinação constitucional, mas o STF concedeu esse poder com base na teoria dos poderes implícitos.

Acusados não podem conversar?
Medidas cautelares, como proibição de comunicação entre acusados, visam evitar manipulação de versões durante investigações. Mesmo em crimes graves, a aplicação deve respeitar os princípios fundamentais do Estado Democrático de Direito. Experiência semelhante ocorreu na Lava Jato.

A saidinha não é um favor
O que precisamos é de uma política pública criminal consistente, baseada em um projeto idôneo de política pública, o que vai na contramão de decisões políticas populistas, que só geram efeitos para fins eleitorais.

Livro traz modelo para mensurar idoneidade de políticas criminais
"Política Pública Criminal - Um Modelo de Aferição da Idoneidade da Incidência Penal e dos Institutos Jurídicos Criminais", de José Carlos Abissamra Filho, oferece análise profunda sobre a eficácia do sistema jurídico brasileiro, apresentando caminhos para a redução da criminalidade e da sensação de insegurança no Brasil.

Segurança pública à deriva
Endurecimento penal apressado ignora dados, reforça erros da guerra às drogas e afasta soluções reais; sem evidências, o Brasil segue à deriva na segurança pública.

Resultado do sorteio da obra "Política Pública Criminal"
O livro oferece análise sobre a eficácia do sistema jurídico brasileiro, apresentando caminhos para a redução da criminalidade e da sensação de insegurança no país.

Lançamento do livro "Política Pública Criminal"
O evento será realizado no dia 25/9, das 18 às 22h, em São Paulo.

Megaoperação "Carbono Oculto" ressalta urgência do compliance
José Carlos Abissamra Filho, advogado do VAS Advogados - Vilutis Abissamra Suguimori, analisa como o crime organizado tem se infiltrado na economia formal, tornando as ferramentas de conformidade essenciais para a sobrevivência de gestoras, fundos, corretoras, fintechs e bancos.

Para que serve o direito de defesa?
A resolução 591/24 do CNJ e a extinção dos julgamentos públicos.

Em 2024, a política encarcerou a segurança
Enquanto não tratarmos a política pública criminal e a segurança pública como temas técnicos, não sentiremos avanços e o Brasil continuará no atoleiro no qual se encontra.

OAB/SP: Comissões divulgam nota sobre episódios recentes com a PM
Comissão Especial de Advocacia Criminal da OAB/SP, em conjunto com a Comissão de Segurança Pública, emitiu a nota sobre os episódios recentes envolvendo a PM de SP.



