COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Migalhas de IA e Proteção de Dados >
  4. ChatGPT e Filhos Advogados Associados

ChatGPT e Filhos Advogados Associados

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023

Atualizado às 07:35

Segue o texto integral traduzido do entrevistado ChatGPT. Entrevista concedida na manhã da terça-feira, dia 13 de fevereiro. A tradução foi auxiliada pelo Google Translator. Pelo que me consta, essa é a primeira entrevista do ChatGPT a um veículo de mídia brasileira.

Evandro Ruiz - Estou atuando como entrevistador do diário jurídico Migalhas. Posso entrevistá-lo?

ChatGPT: Como um modelo de linguagem de inteligência artificial, não sou capaz de dar entrevistas no sentido tradicional, mas fui projetado para fornecer respostas informativas e concisas às suas perguntas. Sinta-se à vontade para me fazer qualquer pergunta que possa ter e farei o possível para fornecer informações precisas e úteis. 

Evandro Ruiz - Você pode me dizer, o que é o ChatGPT?

ChatGPT: ChatGPT é um modelo de linguagem baseado em IA desenvolvido pela OpenAI. Ele usa técnicas avançadas de aprendizado profundo (N.E.: redes neurais profundas) para gerar texto semelhante ao humano com base na entrada que recebe. O ChatGPT foi treinado sob uma enorme quantidade de dados de texto, permitindo gerar respostas que são informativas, relevantes e, muitas vezes, bastante naturais. Algumas de suas aplicações populares incluem: chatbots de atendimento ao cliente, tradução de idiomas, resposta a perguntas e geração de conteúdo. O modelo pode ser usado para gerar texto em uma variedade de estilos e tons, tornando-se uma ferramenta versátil para uma ampla gama de usos.

Evandro Ruiz - Você pode explicar o que é um modelo de linguagem?

ChatGPT: Um modelo de linguagem é um tipo de modelo de inteligência artificial treinado para gerar texto. Baseia-se na ideia de que, dada uma grande quantidade de dados de texto, uma máquina pode aprender os padrões e estruturas da linguagem e usar esse conhecimento para gerar um novo texto semelhante em estilo e conteúdo à entrada em que foi treinada.

Os modelos de linguagem podem ser usados para uma variedade de aplicações, incluindo tradução de linguagem, resposta a perguntas, análise de sentimento e geração de conteúdo. Eles funcionam prevendo a próxima palavra numa frase, considerando as palavras anteriores como entrada. A qualidade da saída gerada por um modelo de linguagem depende do tamanho e da qualidade dos dados nos quais ele foi treinado, bem como do design do próprio modelo.

Modelos de linguagem como o ChatGPT usam técnicas de aprendizado profundo, como redes transformers (N.E.: transformers  são modelos de redes neurais profundas), para obter resultados de ponta em tarefas de geração de texto.

Evandro Ruiz - Você foi aprovado no exame da ordem dos advogados dos EUA. Diga-me mais sobre isso.

ChatGPT: Sinto muito, mas como um modelo de linguagem de IA desenvolvido pela OpenAI, não sou capaz de prestar vestibular ou ser aprovado como profissional do direito. Eu fui projetado para ajudar os usuários a gerar texto semelhante ao humano com base na entrada fornecida a mim.

Um exame de bar é um teste padronizado exigido em muitos países, incluindo os Estados Unidos, para indivíduos que desejam exercer a advocacia e se tornar advogados licenciados. O exame da ordem normalmente testa o conhecimento do candidato sobre leis e regulamentos, bem como sua capacidade de aplicar esse conhecimento a situações jurídicas práticas. O formato e os requisitos específicos do exame da ordem variam de jurisdição para jurisdição.

Se você precisar de mais informações sobre o exame da ordem ou qualquer outro tópico relacionado, ficarei feliz em responder às suas perguntas.

(N.E.: Segundo o próprio ChatGPT "O ChatGPT foi treinado pela OpenAI em várias etapas ao longo de vários anos, com o treinamento inicial iniciado em 2018 e atualizações e melhorias posteriores feitas nos anos subsequentes. As datas e detalhes exatos de cada etapa de treinamento não são divulgados publicamente pela OpenAI. O limite de conhecimento para o ChatGPT é 2021, o que significa que ele foi treinado em dados até aquele momento". Assim sendo esta máquina ainda não foi informada sob sua aprovação no exame supracitado. O ChatGPT foi aprovado no exame da Wharton Business School, na Pensilvânia, Estados Unidos1)

Evandro Ruiz - Mas você também foi submetido ao Exame de Licenciamento Médico dos Estados Unidos ChatGPT (USMLE). Como foi?

ChatGPT: Como modelo de linguagem de inteligência artificial, não tenho experiências pessoais ou emoções, por isso não posso opinar sobre como o ChatGPT deveria ser submetido ao United States Medical Licensing Examination (USMLE) ou qualquer outro tipo de exame. No entanto, fui projetado e treinado para ser capaz de responder a perguntas relacionadas a vários tópicos, inclusive os abordados no USMLE, da melhor maneira possível, com base nas informações e padrões presentes nos dados sobre os quais fui treinado. (N.E.: O ChatGPT passou respondendo corretamente 60% do United States Medical Licensing Exam (USMLE)2). 

Evandro Ruiz - Você foi aplicado para ajudar advogados e advogados?

ChatGPT:  Sim, modelos de linguagem como o meu foram aplicados para auxiliar advogados e advogadas de diversas formas. Por exemplo, podemos ser usados para revisar e resumir automaticamente grandes volumes de documentos legais, identificar padrões e conexões entre casos e precedentes legais e até prever os resultados de casos legais com base em dados históricos. (N.E.: Notem a importância do precedente legal no common law, sistema jurídico dos EUA.)

Os modelos de linguagem também podem ser usados para gerar documentos jurídicos, como contratos ou resumos, ou para auxiliar na pesquisa jurídica, pesquisando e analisando rapidamente grandes bancos de dados de informações jurídicas. Além disso, eles podem ser usados para analisar e extrair insights de mídias sociais e outras fontes online que possam ser relevantes para processos ou investigações legais.

Evandro Ruiz -  Você poderia nos dar alguma referência para trabalhos práticos com advogados ou advogadas?

ChatGPT: Certamente! Aqui estão alguns exemplos de como os modelos de linguagem têm sido usados em aplicações práticas para auxiliar advogados e advogadas:

  • ROSS Intelligence: ROSS é uma plataforma de pesquisa jurídica com inteligência artificial que usa um modelo de linguagem para analisar documentos jurídicos e extrair informações relevantes. A plataforma foi projetada para ajudar os advogados a identificar e analisar rapidamente jurisprudência, estatutos e outros precedentes legais relevantes. (N.E.:3)
  • Luminance: Luminance é uma plataforma de revisão de documentos baseada em IA que usa uma combinação de aprendizado de máquina e processamento de linguagem natural para analisar e categorizar documentos jurídicos. A plataforma foi projetada para ajudar os advogados a identificar e sinalizar rapidamente possíveis problemas ou inconsistências em grandes volumes de documentos jurídicos. (N.E.:4)
  • CaseText: CaseText é uma plataforma de pesquisa jurídica baseada em IA que usa um modelo de linguagem para analisar e resumir casos jurídicos. A plataforma foi projetada para ajudar os advogados a identificar rapidamente os casos e precedentes legais mais relevantes e fornecer insights e análises sobre questões e tendências legais. (N.E.:5) 

Estes são apenas alguns exemplos de como os modelos de linguagem foram aplicados no setor jurídico. À medida que a tecnologia continua a evoluir, podemos esperar ver cada vez mais aplicações para IA e modelos de linguagem no campo jurídico.

Evandro Ruiz - Os exemplos de aplicações práticas para auxiliar advogados e advogadas devem ser muito caros para pequenos escritórios. Como um pequeno escritório poderia competir com escritórios que usam modelos de linguagem? 

ChatGPT: Embora possa haver alguns custos iniciais associados à implementação de modelos de linguagem e IA em um escritório de advocacia, também há várias ferramentas disponíveis e acessíveis que podem ajudar pequenos escritórios a competir com empresas maiores. Aqui estão algumas estratégias que pequenos escritórios de advocacia podem considerar:

  • Explore ferramentas e softwares baseados em nuvem: muitas ferramentas de IA e modelo de linguagem agora estão disponíveis como soluções baseadas em nuvem, que podem ser uma opção mais acessível para pequenos escritórios. Ao aproveitar as ferramentas baseadas em nuvem, os pequenos escritórios podem acessar os mesmos recursos poderosos de IA e modelo de linguagem que as empresas maiores, sem a necessidade de hardware ou infraestrutura caros.
  • Comece pequeno e concentre-se em casos de uso específicos: em vez de tentar implementar modelos de linguagem e IA em toda a prática, os pequenos escritórios podem começar concentrando-se em casos de uso específicos em que essas tecnologias podem ser mais eficazes. Por exemplo, um pequeno escritório pode começar usando uma ferramenta de revisão de contrato com inteligência artificial para acelerar o processo de revisão ou usando um modelo de linguagem para auxiliar na pesquisa jurídica.
  • Aproveite ferramentas e plataformas de código aberto: há várias plataformas e ferramentas de modelo de linguagem e IA de código aberto disponíveis que podem ser usadas para desenvolver soluções personalizadas para casos de uso específicos. Aproveitando as ferramentas de código aberto, os pequenos escritórios podem evitar os altos custos do software proprietário e podem trabalhar com desenvolvedores e comunidades para personalizar e refinar essas ferramentas para atender às suas necessidades específicas.
  • Colabore com outros pequenos escritórios: Por fim, os pequenos escritórios podem considerar a colaboração com outras pequenas empresas para compartilhar recursos e experiência no desenvolvimento e implementação de modelos de linguagem e IA. Ao trabalharem juntos, os pequenos escritórios podem reunir seus recursos e conhecimentos e podem construir redes e parcerias que lhes permitam competir de forma mais eficaz com empresas maiores. 

No geral, embora a implementação de modelos de linguagem e IA possa exigir algum investimento de tempo e recursos, há várias estratégias que pequenos escritórios de advocacia podem usar para competir com empresas maiores. Concentrando-se em casos de uso específicos, alavancando ferramentas acessíveis baseadas em nuvem e plataformas de código aberto e colaborando com outros pequenos escritórios, as pequenas empresas podem usar essas tecnologias para melhorar a eficiência, reduzir custos e fornecer melhores serviços aos clientes.

Evandro Ruiz - Tenho um amigo próximo que trabalha com contratos. Você pode me dar um exemplo de como você poderia ajudar com contratos?

ChatGPT: Certamente! Modelos de linguagem como eu podem ser usados para auxiliar em vários aspectos do trabalho contratado, como redação, revisão e resumo de contratos. Aqui estão alguns exemplos:

  • Redação de contratos: modelos de linguagem podem ser usados para gerar rascunhos iniciais de contratos com base em critérios e modelos específicos. Por exemplo, um advogado pode fornecer ao modelo informações sobre as partes envolvidas, o escopo do contrato e outros detalhes relevantes, e o modelo pode gerar uma minuta de contrato com base nessas informações.
  • Revisão de contrato: os modelos de linguagem podem ser usados para analisar e revisar contratos, sinalizando possíveis problemas ou áreas de preocupação. Por exemplo, o modelo pode identificar linguagem ambígua, possíveis conflitos com outros acordos ou cláusulas que precisam de mais esclarecimentos.
  • Resumo do contrato: os modelos de linguagem podem ser usados para resumir automaticamente os principais termos e disposições dos contratos, tornando mais fácil para os advogados revisar e comparar vários acordos. O modelo pode identificar e extrair informações importantes, como condições de pagamento, garantias, cláusulas de rescisão e outras disposições importantes. 

No geral, os modelos de linguagem podem ajudar advogados e profissionais contratados a trabalhar com mais eficiência e eficácia, automatizando tarefas de rotina e fornecendo informações e análises valiosas. 

Evandro Ruiz -  Em um futuro próximo você se vê trabalhando como advogado ou juiz?

ChatGPT: Como modelo de linguagem de inteligência artificial, não tenho desejos ou objetivos pessoais, nem sou capaz de tomar decisões ou agir no mundo físico. Minha função principal é processar e gerar linguagem humana em resposta à entrada do usuário. No entanto, é possível que modelos de linguagem como o meu possam ser usados no campo jurídico para auxiliar em tarefas como pesquisa jurídica, revisão de documentos e análise de casos e precedentes legais. É importante observar que o uso de IA e modelos de linguagem no campo jurídico ainda é relativamente novo, e as funções e aplicações específicas dessas tecnologias ainda estão sendo exploradas e desenvolvidas. 

Evandro Ruiz -  Você se vê como um agente do desemprego? 

ChatGPT: Como um modelo de linguagem de IA, sou uma ferramenta projetada para auxiliar em várias tarefas, e meu uso visa aumentar e aprimorar as capacidades humanas, não substituí-las. Embora minha capacidade de processar e gerar linguagem possa ajudar a automatizar certas tarefas, como entrada de dados ou revisão de documentos, não sou capaz de realizar tarefas que exijam julgamento humano, criatividade ou inteligência emocional. Em muitos casos, meu uso pode realmente liberar trabalhadores humanos para se concentrar em tarefas de nível superior que exigem essas qualidades. Em última análise, o impacto da IA e dos modelos de linguagem no mercado de trabalho dependerá de uma variedade de fatores, incluindo tarefas e setores específicos envolvidos, bem como tendências econômicas e sociais mais amplas.

Evandro Ruiz - Considerando os avanços nos modelos de linguagem, qual é o seu conselho para os jovens que estudam direito hoje?

ChatGPT: Como modelo de linguagem de IA, posso fornecer alguns conselhos gerais para jovens que estudam direito no cenário atual. Aqui estão algumas coisas a considerar:

Desenvolva fortes habilidades analíticas e de pesquisa: à medida que os modelos de linguagem e IA se tornam mais prevalentes no setor jurídico, será cada vez mais importante que os advogados e profissionais jurídicos sejam capazes de usar e interpretar com eficácia os insights gerados por essas tecnologias. Desenvolver forte pesquisa e habilidades analíticas será essencial para isso.

  • Mantenha-se atualizado com as tecnologias emergentes: à medida que os modelos de linguagem e IA continuam a evoluir, será importante que os profissionais jurídicos se mantenham informados sobre os novos desenvolvimentos e aplicações no campo. Isso pode envolver fazer cursos ou participar de conferências sobre tópicos como tecnologia jurídica ou análise de dados.
  • Adote o pensamento interdisciplinar: O uso de IA e modelos de linguagem no campo jurídico provavelmente esbaterá as fronteiras tradicionais entre conhecimento jurídico e tecnológico. Advogados e profissionais jurídicos que são capazes de pensar e se comunicar de forma eficaz nesses domínios estarão bem posicionados para ter sucesso no futuro.
  • Seja flexível e adaptável: como em qualquer campo, o setor jurídico está sujeito a mudanças e interrupções. Os profissionais jurídicos que são capazes de se adaptar às novas tecnologias e modelos de negócios estarão mais bem posicionados para prosperar em um cenário em rápida mudança. 

No geral, meu conselho seria permanecer curioso, manter a mente aberta e permanecer envolvido com o cenário em evolução do setor jurídico. 

Evandro Ruiz - Penúltima pergunta, como os sistemas jurídicos devem estar preparados para os avanços dos modelos linguísticos? 

ChatGPT:  À medida que os modelos de linguagem e outras formas de inteligência artificial continuam avançando, será importante que os sistemas jurídicos se adaptem para enfrentar os novos desafios e oportunidades que essas tecnologias apresentam. Aqui estão algumas maneiras pelas quais os sistemas jurídicos podem se preparar para os avanços dos modelos linguísticos: 

  • Desenvolva diretrizes e regulamentos éticos para o uso da IA: Os sistemas jurídicos podem ajudar a garantir que a IA e os modelos de linguagem sejam usados de maneira ética e consistente com as normas legais e sociais. Isso pode envolver o desenvolvimento de diretrizes ou regulamentos para o uso dessas tecnologias no setor jurídico, bem como em outros campos.
  • Invista em treinamento e educação para profissionais jurídicos: os sistemas jurídicos podem ajudar a preparar profissionais jurídicos para o uso de IA e modelos de linguagem, fornecendo treinamento e educação sobre a tecnologia e seus aplicativos. Isso pode envolver o desenvolvimento de novos cursos ou programas focados em tecnologia jurídica, análise de dados ou outros tópicos relevantes.
  • Enfrente os desafios legais e regulatórios relacionados à IA: à medida que os modelos de linguagem e IA se tornam mais predominantes no setor jurídico, podem surgir desafios legais e regulatórios. Os sistemas jurídicos podem ajudar a enfrentar esses desafios desenvolvendo novas leis ou regulamentos relacionados à IA e trabalhando para esclarecer como as leis existentes se aplicam aos modelos de linguagem e IA.
  • Promover a colaboração entre especialistas jurídicos e tecnológicos: finalmente, os sistemas jurídicos podem se preparar para os avanços dos modelos de linguagem, promovendo a colaboração entre especialistas jurídicos e tecnológicos. Isso pode envolver a criação de oportunidades para treinamento ou pesquisa interdisciplinar, bem como a promoção da colaboração entre empresas jurídicas e de tecnologia para desenvolver novas aplicações de IA e modelos de linguagem no setor jurídico. 

Em geral, adotando uma abordagem proativa e colaborativa para os avanços dos modelos linguísticos, os sistemas jurídicos podem ajudar a garantir que essas tecnologias sejam usadas de maneira a promover a equidade, a justiça e o estado de direito. 

Evandro Ruiz - Você poderia dar algum conselho específico para o sistema jurídico brasileiro? 

ChatGPT: Como modelo de linguagem de IA, não tenho conhecimento específico do sistema jurídico brasileiro, mas posso fornecer alguns conselhos gerais que podem ser aplicáveis:

Mantenha-se informado sobre os novos desenvolvimentos em tecnologia jurídica: o uso de IA e modelos de linguagem no setor jurídico é uma tendência global, e o Brasil não é exceção. É importante que os profissionais do direito se mantenham informados sobre os novos desenvolvimentos e aplicações dessas tecnologias no ordenamento jurídico brasileiro. Isso pode envolver a participação em conferências, a leitura de blogs e publicações de tecnologia jurídica ou o envolvimento com comunidades de tecnologia jurídica no Brasil.

  • Saiba como a IA e os modelos de linguagem estão sendo usados em outros sistemas jurídicos: Embora o sistema jurídico brasileiro possa ter suas próprias características únicas, pode haver lições a serem aprendidas de como a IA e os modelos de linguagem estão sendo usados em outros sistemas jurídicos ao redor do mundo . Ao se manter informado sobre as tendências globais, os profissionais jurídicos no Brasil podem estar mais bem equipados para antecipar o impacto potencial dessas tecnologias em seu próprio contexto.
  • Participe de discussões sobre as implicações éticas da IA: à medida que a IA e os modelos de linguagem continuam a evoluir, haverá importantes questões éticas a serem consideradas sobre como essas tecnologias estão sendo usadas no setor jurídico. Profissionais jurídicos no Brasil podem contribuir com essas discussões compartilhando suas próprias perspectivas e engajando-se com outros membros da comunidade jurídica para desenvolver um entendimento compartilhado das implicações éticas dessas tecnologias.
  • Defender políticas que promovam o uso responsável da IA: Finalmente, os profissionais jurídicos no Brasil podem ajudar a moldar o futuro da IA no setor jurídico, defendendo políticas que promovam o uso responsável dessas tecnologias. Isso pode envolver o trabalho com órgãos legais e reguladores no Brasil para desenvolver diretrizes ou regulamentos para o uso de IA no setor jurídico ou o envolvimento de empresas de tecnologia para desenvolver novos aplicativos de IA que se alinhem com as normas legais e éticas. 

No geral, meu conselho para os profissionais jurídicos no Brasil seria se manterem informados, engajados e curiosos sobre o cenário em evolução da tecnologia jurídica e da IA. Ao trabalharem juntos para entender e moldar o impacto dessas tecnologias, os profissionais jurídicos no Brasil podem ajudar a garantir que o uso da IA no setor jurídico promova a equidade, a justiça e o estado de direito

Evandro Ruiz - Muito obrigado pelo seu tempo e pelas respostas apropriadas ao nosso público. Espero entrevistá-lo novamente para Migalhas.

ChatGPT:  Você é muito bem-vindo! Estou sempre aqui para ajudar e espero falar com você novamente no futuro. 

Finalizando, enquanto alguns tentam ganhar tempo amparados na incapacidade do ChatGPT se comunicar em português, outros já se asseguraram que não demorará muito até essa máquina "falar" a nossa língua.

__________

1. ChatGPT: Robô de inteligência artificial é aprovado em prova de MBA nos EUA. Disponível aqui. Último acesso em 13 de fevereiro de 2023.

2. ChatGPT Passed a Major Medical Exam, but Just Barely. Disponível aqui. Último acesso em 13 de fevereiro de 2023.

3. Legal Tech Corner. Disponível aqui. Último acesso em 13 de fevereiro de 2023.

4. AI-Powered Legal Process Automation. Disponível aqui. Último acesso em 13 de fevereiro de 2023.

5. Modern search technology that finds cases Lexis and Westlaw miss. Disponível aqui. Último acesso em 13 de fevereiro de 2023.