MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Migalhas de peso >
  4. O papel do agronegócio no combate aos incêndios no Pantanal

O papel do agronegócio no combate aos incêndios no Pantanal

A conciliação da preservação do meio ambiente com o desenvolvimento das atividades econômicas constitui um grande desafio do Brasil.

segunda-feira, 22 de novembro de 2021

Atualizado às 09:22

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

A exploração sustentável do bioma Pantanal ganha contornos ainda mais desafiadores tendo em vista as características desse riquíssimo ecossistema, principalmente, em função da alternância das estações seca e chuvosa, que é responsável pela alteração não somente da paisagem como também dos métodos de produção agropecuária.

O tempo seco favorece a dispersão da queimada e, por isso, a maior incidência nos meses de junho a setembro, quando o Pantanal vive seu período de estiagem. No entanto, as mudanças climáticas já vêm projetando efeitos sob o bioma, com a antecipação dos focos de calor, que começam a ser notados cada vez mais cedo.

A situação dos incêndios florestais que assolam o bioma pantaneiro tem sido alvo de constante preocupação. Além dos evidentes danos à fauna e flora, com a perda de biodiversidade, os incêndios comprometem a segurança das rodovias e vias de acesso, causam danos às redes de distribuição de energia elétrica e de telefonia, causando prejuízos à diversas propriedades e pousadas dedicadas ao ecoturismo, e à população em geral.

Para o combate às queimadas, o uso responsável de fogo com técnica para o seu manejo, assim como a capacitação e treinamento de brigadas de incêndio para enfrentamento dos focos de incêndio no primeiro momento e a conservação do Pantanal em geral mostram-se essenciais.

Mas isso sem esquecer que a planície do Pantanal possui verdadeira aptidão para a pecuária extensiva de corte. Segundo dados da EMBRAPA e do WWF1, 8 em cada 10 hectares servem à bovinocultura, com mais de 30 milhões de cabeças de gado. Para tanto, deve-se, então, buscar práticas de manejo sustentável de pastagens, de aceiro e facilitação do acesso às propriedades, que devem ser vistos como grandes aliados aos desafios do agronegócio sustentável na região.

O manejo das pastagens consiste em um conjunto de técnicas empregadas com a finalidade de controle de espécies colonizadoras indesejadas para a atividade de pecuária extensiva, de forma a reduzir a densidade a um nível que não interfira na produtividade, na função e nos processos do ecossistema.

Este manejo adequado das pastagens é fundamental não apenas para o equilíbrio ecológico, como também é de extrema importância para o próprio produtor rural, podendo representar maximização de lucro com a melhor qualidade dos pastos e, consequentemente, do produto final, traduzindo-se em aumento da produtividade.

Além disso, o manejo pode mitigar riscos aos quais o produtor rural tem sido exposto. Um dos exemplos que pode ser visto é o de autuações fundadas em interpretações equivocadas dos agentes ambientais que, por vezes, acabam por classificar a exercício da limpeza de pasto como desmate, por interpretação de imagens de satélite. Portanto, a previsão do uso controlado é primordial. Ao lado disso, os incêndios acabam por ganhar força com a presença indistinta da biomassa, que deve ter um tratamento adequado para mitigação desse risco. 

No bioma Pantanal, o manejo de pastagens está sujeito a licenciamento ambiental no estado do Mato Grosso enquanto que, no Mato Grosso do Sul, a atividade é dispensada de autorização do órgão ambiental competente.

Após 2020, ano recorde em incidência de incêndios florestais2 segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (INPE), algumas medidas foram adotadas para enfrentamento dos incêndios.

No Mato Grosso do Sul, o Decreto Estadual 15.654, de 15/04/2021, instituiu o Plano Estadual de Manejo Integrado do Fogo - PEMIF, que reconhece o uso do fogo como parte integrante de processos ecológicos e de práticas dos povos indígenas, das comunidades tradicionais e das atividades agropastoris para redução de biomassa disponível. Ou seja, não se fecha os olhos quanto a possibilidade de uso dessa técnica, embora cercada de todos os cuidados necessários. Em razão disso, o manejo integrado do fogo requer a apresentação de plano específico que será submetido à análise do órgão ambiental, e, se aprovado, poderá ser executado com o acompanhamento do Corpo de Bombeiros.

No Mato Grosso, houve definição de planejamento estratégico para combate ao desmatamento ilegal e aos incêndios florestais, mediante compra de máquinas, aparelhamento do Corpo de Bombeiros, aquisição de equipamentos de combate ao fogo, além de mudanças na legislação estadual, especialmente com a edição do Decreto n. 785, de 18 de janeiro de 2021, que regulamenta o manejo da vegetação campestre visando sua restauração e manutenção nas paisagens do bioma pantaneiro.

De acordo com os dados do LASA - Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais do Departamento de Meteorologia da UFRJ, a área total queimada no bioma Pantanal no período de 1º de janeiro a 21 de agosto de 2021 foi quase 6x menor em comparação com igual período de 2020 (261.800 hectares x 1.368.775 hectares em 2020)3. Dados do INPE apontam uma redução de 26% nas queimadas no Norte e de 69% no Centro-Oeste do país durante a seca de 20214.

Além do aumento da pluviosidade este ano, o bom resultado foi creditado pelas autoridades envolvidas às ações de combate adotadas. Sobre o tema do manejo do fogo, vale lembrar também que está em tramitação no Senado Federal, o PL 11.276/18, que institui a Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo.

Considerando que o Pantanal está permanentemente sob efeito de ciclos e que os efeitos das mudanças climáticas já começam a ser sentidos, com a previsão de secas mais intensas para os próximos anos, é fundamental intensificar práticas preservacionistas, com a limpeza das pastagens, manutenção dos aceiros e capacitação de brigadas de combate ao fogo.

As atividades agropecuárias, muitas vezes consideradas como antônimo da preservação do meio ambiente, quando executadas de acordo com as boas práticas e a legislação, contribuem de maneira inconteste para a redução da degradação das pastagens e a própria proteção do bioma pantaneiro. A aplicação de um modelo de manejo adequado visa trazer benefícios ao meio ambiente e ao produtor rural, em um verdadeiro ganha-ganha.

----------

1- Disponível aqui.

2- Disponível aqui.

3- Disponível aqui.

4- Disponível aqui.

Maurício Pellegrino de Souza

Maurício Pellegrino de Souza

Sócio do escritório Cescon Barrieu Advogados.

Carolina Piñeira

Carolina Piñeira

Bacharel em Direito pela PUC-SP. Associada ao escritório Cescon Barrieu Advogados.

Rebeca Stefanini Pavlovsky

Rebeca Stefanini Pavlovsky

Advogada associada de Direito Ambiental do escritório Cescon Barrieu Advogados.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca