MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Balanço patrimonial e sua responsabilidade social com a sociedade

Balanço patrimonial e sua responsabilidade social com a sociedade

O balanço patrimonial faz parte de toda empresa. Assim como o nome sugere, procura estabelecer uma verificação do equilíbrio (um balanço) entre o que a empresa tem e o que ela "deve".

terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

Atualizado às 19:16

O balanço patrimonial é um relatório que visa apresentar a situação financeira de uma empresa de um determinado período. 

De modo geral, costuma ser elaborado a cada 12 meses. Porém, nada impede que seja feito em menos tempo para ser utilizado para alguns dos objetivos citados anteriormente.

No entanto, de acordo com o § 1º do art. 176 da lei 6.404/76, ao final de cada exercício social, as empresas devem apresentar uma série de demonstrativos financeiros, que têm como base de elaboração a escrituração contábil do negócio.

O balanço patrimonial faz parte de toda empresa. Assim como o nome sugere, procura estabelecer uma verificação do equilíbrio (um balanço) entre o que a empresa tem e o que ela "deve", digamos assim.

Nesse dever estão dívidas e obrigações fiscais comuns do dia a dia do negócio. No entanto, se a empresa não estiver de olho no quanto isso anda equilibrado, é provável que se desregule financeiramente. Ao acabar contraindo mais dívidas do que arrecadando, por exemplo, compromete seu futuro.

Se ela tem um quadro difícil, pode analisar quais bens possui e liquidar algum deles para quitar ou então até mesmo para investir em crescimento.

Contudo, é importante ressaltar que nem só o que ela lucra entra no balanço. Ali devem constar também todas as suas posses, que compõem o patrimônio em si.

Desse modo, ele é muito mais que um simples controle de fluxo de caixa. Embora esse último seja importante, não engloba todas as coisas que a empresa detém.

É por isso que o balanço patrimonial é muito mais completo. Ele ajuda a empresa na visão da real situação geral em que se encontra.

Para que serve um balanço patrimonial?

Além de ser uma obrigação prevista pelo CC/02 para grande parte das empresas, tal levantamento é de extrema utilidade.

Mesmo que sua empresa seja pequena, o balanço ajuda a enxergar com mais clareza, precisão e transparência a situação financeira dela. Isso garante melhores condições para gerenciar um negócio.

O balanço patrimonial tem como principal função fornecer um quadro preciso da contabilidade e situação financeira da empresa em um certo período.

E esse balanço é feito geralmente sobre o período de um ano. Ele é considerado uma das principais declarações financeiras de uma empresa e deve ser produzido de maneira precisa e rigorosa, a fim de auxiliar um controle do patrimônio eficiente.

A partir do relatório é possível visualizar com clareza as entradas e saídas de dinheiro, dessa forma:

  • Indicando o momento da empresa;
  • Identificando a capacidade de endividamento, lucratividade, crescimento e investimentos;
  • Facilitando a tomada de decisões e criação de planos certeiros baseados em dados.
  • Qual é a estrutura do balanço patrimonial ou contábil, como fazer e do que é composto?

Um balanço patrimonial geralmente tem uma estrutura padronizada, informando data de início e fim do relatório e prevendo uma parte para detalhar os ativos, outra para os chamados passivos e, por fim, o patrimônio líquido. Para entender melhor, continue a leitura!

  • Leia a íntegra do artigo aqui
Flavia Thais de Genaro Machado de Campos

VIP Flavia Thais de Genaro Machado de Campos

Bacharel em direito, advogada com OAB/SP 204.044 especialista em Direito Tributário, Direito do Consumidor, Gestão em Recurso Humanos, Gestão Trabalhista e Previdenciária. Advogada e proprietária.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca