MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Como proceder em caso de injúria racial ou racismo

Como proceder em caso de injúria racial ou racismo

Dentre todas as posturas recomendadas, destacamos aquela que consideramos a principal: não se cale diante de qualquer forma de injúria racial ou de racismo.

segunda-feira, 1 de agosto de 2022

Atualizado em 2 de agosto de 2022 13:20

Por mais incrível que possa parecer, ainda em tempos atuais são recorrentes notícias repulsiva prática de injúria racial e racismo. A incredulidade se dá em razão do fato de não se poder atribuir ignorância em favor dos ofensores, pois muitas são as campanhas e manifestações à luz das quais se esclarece tratar-se de crime - sem olvidar o fato de que se configura verdadeira desumanidade.

A didática nos recomenda iniciarmos pela distinção entre injúria racial e racismo.

A conduta de injúria racial é descrita no bojo do parágrafo 3º do art. 140 do Código Penal:  Injuriar alguém, ofendendo lhe a dignidade ou o decoro: Se a injúria consiste na utilização de elementos referentes a raça, cor, etnia, religião, origem ou a condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência: Pena - reclusão de um a três anos e multa.

Desta forma, constitui injúria racial a ofensa em razão de raça, cor, etnia, religião, origem ou a condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência. Como odiosos - porém reais - exemplos, cite-se o pronunciamento de frases como "Pretos Imundos, voltem para a África" (ofensa racista sofrida pelos filhos de Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso em 31 de julho).

O dispositivo legal acima transcrito tutela a honra subjetiva da(s) vítima(s), ou seja, a dignidade da pessoa ou determinado grupo de pessoas atingido por ofensa de cunho racial. Neste aspecto, rogata maxima venia, ousamos compreender que a tutela segue além, abrangendo não só a pessoa ofendida, mas todos em mesmas condições - a bem da verdade, a ofensa atinge (ou deveria atingir) a sociedade como um todo. Todavia, como veremos a seguir, o crime de racismo se ocupa de tanto.

Não se admitindo a denominada "exceção da verdade", o crime se consuma quando a vítima passa a conhecer a ofensa, sendo indiferente se esta foi praticada direta ou indiretamente. O aspecto cognitivo do delito é o conhecimento dos elementos descritivos e normativos e a previsão da causalidade e do resultado; já o aspecto conativo é o dolo de dano, seja ele direto ou eventual, e a seriedade da ofensa, não sendo punível a simples intenção de brincar.

Todavia, é preciso ter toda cautela sobre esta "intenção de brincar". O animus jocandi ocorre quando alguém profere palavras, comentários e ofensas em "tom de brincadeira", condição que afasta o dolo e, como os crimes contra a honra exigem este elemento subjetivo, inexisti crime.

Relevante esclarecer que é muito tênue a fronteira entre o "brincar" e o ofender. O que muitas vezes para o emissor da mensagem é uma "brincadeira", para o receptor é uma ofensa capaz de atingir-lhe legitimamente a honra.

Diferentemente, o crime de racismo é tratado em legislação própria, qual seja, lei 7.716/89, a qual prevê os delitos resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. 

À luz da lei 7.716/89 constitui crime: a) Impedir ou obstar o acesso de alguém, devidamente habilitado, a qualquer cargo da Administração Direta ou Indireta, bem como das concessionárias de serviços públicos; b) negar ou obstar emprego em empresa privada; c) recusar ou impedir acesso a estabelecimento comercial, negando-se a servir, atender ou receber cliente ou comprador; d) recusar, negar ou impedir a inscrição ou ingresso de aluno em estabelecimento de ensino público ou privado de qualquer grau; e) impedir o acesso ou recusar hospedagem em hotel, pensão, estalagem, ou qualquer estabelecimento similar; f) impedir o acesso ou recusar atendimento em restaurantes, bares, confeitarias, ou locais semelhantes abertos ao público; g) impedir o acesso ou recusar atendimento em estabelecimentos esportivos, casas de diversões, ou clubes sociais abertos ao público; h) impedir o acesso ou recusar atendimento em salões de cabeleireiros, barbearias, termas ou casas de massagem ou estabelecimento com as mesmas finalidades; i) impedir o acesso às entradas sociais em edifícios públicos ou residenciais e elevadores ou escada de acesso aos mesmos; j) impedir o acesso ou uso de transportes públicos, como aviões, navios barcas, barcos, ônibus, trens, metrô ou qualquer outro meio de transporte concedido; k) impedir ou obstar o acesso de alguém ao serviço em qualquer ramo das Forças Armadas; l) impedir ou obstar, por qualquer meio ou forma, o casamento ou convivência familiar e social e m) praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.

Sobre a discriminação racial, a Constituição Federal (1988) manifesta os seus princípios no sentido de repúdio ao racismo em seus artigos 4º e 5º:

Art. 4º A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios: (...) VIII - repúdio ao terrorismo e ao racismo;

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

Assim, se o crime de injúria racial caracteriza-se pela ofensa à uma pessoa ou grupo determinado de pessoas, o racismo, atinge uma coletividade indeterminada de indivíduos, discriminando toda a integralidade de uma raça. Outra distinção se dá em razão do crime de racismo ser inafiançável, enquanto o de injúria racial o é, nos termos da legislação. 

Importante salientar, todavia, o Ministro Edson Fachin do Supremo Tribunal Federal - em sede o Habeas Corpus 154.248/DF, ação em que se pretende assentar o entendimento acerca da equiparação dos crimes de racismo e injúria racial no que tange à imprescritibilidade e seus consectários legais - proferiu voto considerando que o crime de injúria racial é uma espécie do gênero racismo e, portanto, imprescritível, o que impossibilita o reconhecimento da extinção da punibilidade. Segundo o relator:

A diferença, desse modo, é meramente topológica, logo, insuficiente para sustentar a equivocada conclusão de que injúria racial não configura racismo. Conforme sustenta Guilherme de Souza Nucci, o rol daquele diploma não é exaustivo, devendo-se considerar a conduta prevista no art. 140, §3º, do CP 'mais um delito no cenário do racismo, portanto, imprescritível, inafiançável e sujeito à pena de reclusão'. Observe-se, nesse contexto, que o crime em análise, por ser sujeito à pena de reclusão, não destoa do tratamento dado pela Constituição ao que ali se prevê como crime de racismo.1 

Estabelecida a distinção, por certo de se reconhecer que ambas as condutas são repulsivas, constituem crime e hão de ser combatidas incansavelmente. Como agir, pois, no caso de sofrer ou assistir uma destas condutas? Seguem breves orientações:

  1. Ao início, esclareça ao ofensor não concordar com sua postura;
  2. Controle-se e não aja de sorte a também se tornar um agressor;
  3. Reúna provas, a exemplo de gravações por intermédio de celular;
  4. Anote nome e contato de eventuais testemunhas;
  5. A depender do local onde se deu a ofensa, verifique se há câmeras de segurança que porventura possam ter registrado a ação;
  6. Convoque a Polícia Militar (190) para que os agentes públicos possam certificar a ocorrência de crime e - se caso - promovam a prisão em flagrante do ofensor;
  7. Procure a Delegacia de Polícia mais próxima e noticie o crime à Autoridade Policial;
  8. Saiba lhe assistir o direito de buscar a reparação civil pelos danos materiais e morais experimentados;
  9. Caso esteja assistido a ofensa a outrem, busque gravar a ação do ofensor;
  10. Caso tenha assistido ofensa dirigida a outem, proponha-se a testemunhar.

Dentre todas as posturas recomendadas, destacamos aquela que consideramos a principal: não se cale diante de qualquer forma de injúria racial ou de racismo. Quem se cala contribui com o ofensor; quem permanece inerte consente com a ofensa; quem não reage contra esta odiosa postura deixa de fazer sua parte na construção de uma sociedade digna, humana, justa e respeitosa.

----------

1 STF. 2ª Turma. Relator Min. Edson Fachin. HC 154.248/DF. Voto proferido em 26/11/2020.

Fernando Borges Vieira

VIP Fernando Borges Vieira

Advogado desde 1997 - OAB/SP 147.519, OAB/MG 189.867, OAB/PR 94.745, OAB/RJ 213.221 - Sócio Administrador de Fernando Borges Vieira Sociedade de Advogados, Mestre em Direito (Mackenzie).

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca