MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Publicada regulamentação da denúncia espontânea após o início da fiscalização

Publicada regulamentação da denúncia espontânea após o início da fiscalização

A IN dispõe sobre o afastamento da multa de mora e de ofício para o contribuinte que, após o início do procedimento fiscal e antes da constituição do crédito tributário, confessa a existência de débito, bem como realiza o pagamento integral deste, acrescido dos juros de mora.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023

Atualizado às 07:47

Em complemento às disposições trazidas pela Medida Provisória 1.160/23, a Receita Federal publicou, no dia 1º de fevereiro de 2023, a Instrução Normativa 2.130/23, a qual visa regulamentar o benefício da autorregularização trazido pelo art. 3º da referida MP.

Em suma, a Instrução Normativa dispõe sobre o afastamento da multa de mora e de ofício para o contribuinte que, após o início do procedimento fiscal e antes da constituição do crédito tributário, confessa a existência de débito, bem como realiza o pagamento integral deste, acrescido dos juros de mora.

Entretanto, vale ressaltar que este benefício é exclusivo para os casos em que o procedimento fiscal tenha se iniciado até o dia 12 de janeiro de 2023, bem como que o prazo para adesão é até o dia 30 de abril de 2023. Além disto, a Instrução Normativa também dispõe que o pedido de autorregularização não é aplicável aos débitos apurados na forma do Simples Nacional.

Para fins de formalizar o pedido de autorregularização, o contribuinte deve realizar a abertura de processo digital específico por meio do Portal do Centro Virtual de Atendimento (Portal e-CAC), e, posteriormente à abertura do processo, realizar a retificação e processamento das obrigações acessórias vinculadas ao tributo confessado.

Fernando Loeser

Fernando Loeser

Bacharel em Direito pela PUC/SP. Sócio advogado do escritório Loeser e Hadad Advogados.

Rafaela Bazioli

Rafaela Bazioli

Advogada com experiência na área consultiva tributária, focada na elaboração de pareceres de tributos diretos e indiretos, bem como respostas à dúvidas fiscais decorrentes das operações empresariais. Além disto, também possui experiência em análise de riscos, oportunidades, e teses tributárias.

Letícia Schroeder Micchelucci

Letícia Schroeder Micchelucci

Bacharel em Direito pela PUC/CAMPINAS. Sócia advogada do escritório Loeser e Hadad Advogados.

Bibianna Peres

Bibianna Peres

Bacharel em Direito pelo Centro Universitário de Brasília - UniCEUB. MBA em Direito e Relações Internacionais pela FGV. Associada do escritório Loeser e Hadad Advogados.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca