Sexta-feira, 26 de abril de 2019

ISSN 1983-392X

Migalhas nº 1.882

Sexta-feira, 18 de abril de 2008 - Migalhas nº 1.882 - Fechamento às 11h.


"Um homem sensato pode ter pressa, nunca precipitação."

Chesterfield (1694-1773)

Por atacado

STJ já se prepara para a mudança no CPC, a qual estabelece o "procedimento para o julgamento de recursos repetitivos" no âmbito da Corte. (Clique aqui)

Perguntar não ofende

Dora Kramer pergunta hoje no Estadão : "A ministra da Casa Civil terá pretendido acabar com a hipocrisia ao chamar de ´comício´ o ato de lançamento de obras do PAC em Belo Horizonte, ou será que em sua inexperiência política não ligou o nome à pessoa ?"

Libertado

O jornalista Roberto Cabrini, preso desde terça-feira sob a acusação de tráfico de drogas, foi libertado ontem às 20h30. A juíza Maria Fernanda Pelli aceitou o pedido de relaxamento da prisão em flagrante.

?????????

Quem não acompanhou a última edição do BBB nem o fim do relacionamento de um casal de atores da TV Globo pode ter ficado de fora da seleção para escriturário da prefeitura de Taubaté/SP. Esses assuntos, entre outros, foram tema da prova do concurso público promovido pelo município.

!!!!!!!!!!!!!

A propósito da nota anterior, dizem que ontem, na avenida da Consolação, em SP, pouco acima da Universidade Mackenzie, pode-se ouvir ruídos no cemitério. Era Monteiro Lobato, taubateano, revirando-se em seu descanso eterno. De fato, é ali, em tumular morada bem ao lado da avenida, observando o crescimento da São Paulo, que repousam, ao lado dos de Purezinha, os restos mortais do grande escritor.

Fusão

A Bovespa Holding e a BM&F divulgaram ontem à noite fato relevante convocando para 8/5 seus acionistas para uma assembléia na qual será apresentada a proposta de fusão. A nova Bolsa será chamada BM&F Bovespa S.A.

Migalhas dos leitores - Propriedade intelectual

"Parabenizo as professoras Maristela Basso e Patrícia Luciane de Carvalho (Migalhas 1.881 - 17/4/08 - clique aqui) pela forma clara e objetiva da exposição do tema, que se revela, sem dúvida, essencial na formação do futuro operador do direito." Hendersen Neumann

Reforma do Judiciário

Um trator derrubou um poste em frente ao Fórum Desembargador José Vidal da Comarca de Cuiabá, provocando a suspensão dos serviços de energia elétrica e telecomunicações, impossibilitando os trabalhos forenses. A diretora do Foro, juíza Maria Aparecida Fago, baixou Portaria determinando a suspensão do expediente, ontem.

História

Veja, ao final do informativo, texto do grande escritor Viriato Correa contando como foi a morte de Tiradentes.

Tour Jurídico - Cingapura IV

Em nosso último dia em Cingapura conheceremos um pouco do relacionamento comercial com o Brasil. Clique aqui e não perca as informações colhidas por nossos repórteres.

Farah fez

Em concorrido júri, o ex-médico Farah Jorge Farah foi condenado ontem a 13 anos de prisão em regime fechado por assassinar e ocultar o corpo de Maria do Carmo Alves. O julgamento do médico, caso famoso no qual ele esquartejou a vítima, durou três dias. Ontem, no clímax (os debates), a sessão estava lotada. Juízes e promotores de outras varas revezavam-se na platéia. No intervalo entre uma entrevista global e uma perícia, até o promotor do caso Isabella, Francisco José Taddei Cembranelli, esteve lá. Pela manhã, terminadas as 4 horas da acusação, o júri foi interrompido para o almoço. Na volta, a defesa, a cargo do advogado Roberto Podval e sua equipe, brilhou. Mostrou com clareza aos jurados o perfil da vítima, que há anos atormentava a vida do médico. Apesar de casada, a vítima teve um envolvimento com o médico. Rompida a relação, ela não aceitou. Começou aí uma doentia obsessão. Para se livrar da perseguição da ex-amante, Farah já tinha ido à polícia várias vezes, e já tinha até comunicado o marido (que assistiu ao julgamento). Para mostrar a que ponto chegava a vítima, para cada jurado foi entregue um calhamaço com as ligações telefônicas que diariamente a vítima fazia para o consultório do médico. Se contar ninguém acredita. Por vários anos ela ligava diariamente e incessantemente. Ele não a atendia, e ela continuava a ligar. Eram, neste período, mais de 200 ligações por dia. Alguns dias mais de 400 ligações. Estas, entre outras explicações, muito bem organizadas e concatenadas pela brilhante defesa, serviram para atenuar a pena do médico, que era réu confesso.

Caso Isabella

A cobertura da imprensa sobre a morte da menina Isabella Nardoni foi o tema do Observatório da Imprensa exibido no dia 15/4 pela TV Brasil e pela TV Cultura. O convidado do estúdio do RJ foi o jornalista Guilherme Fiuza. Em São Paulo, participaram o jornalista Marcelo Rezende e o advogado Carlos Kauffmann, de Ruiz Filho e Kauffmann Advogados Associados. (Clique aqui)

Circus nº 84

O perigo das informações preliminares na mídia é o assunto do Circus de hoje. Clique aqui e confira mais um imperdível texto de Adauto Suannes intitulado "Causo".

Migalhas dos leitores - Juiz

"Prezado Ovídio: Li sua página sobre ´O verdadeiro juiz´ (Migalhas 1.881 - 17/4/08 - clique aqui). Emocionei-me. A gente se aposenta, fica velho, mas não perde o ideal, que é essa coisa linda, que não se conceitua, mas que se enxerga por clareiras que dão para o infinito, com diria Rui. Ao ler seu artigo, mergulhei no passado e lembrei-me de vários colegas que, ontem e hoje, fizeram a magistratura, elevando-a. Não são poucos. Num convívio de mais de trinta anos, no exercício da judicatura, percorrendo, degrau por degrau, as inúmeras e intermináveis entrâncias daquela época, com percalços, mas também alegrias, a gente sente como é grandioso haver juiz da têmpera de um Caio Canguçu e muitos outros. Exemplo vivo a ser seguido. Você fez muito bem em realçar a grandeza desse Magistrado que enriquece o nosso Tribunal de Justiça. Abraços afetuosos do," José Celso de Camargo Sampaio - escritório Demarest e Almeida Advogados

Rádio Transamérica X Atlético PR

A juíza Nilce Regina Lima, da 5a vara cível de Curitiba/PR, deferiu a antecipação dos efeitos da tutela em ação movida pela Rádio Transamérica contra o Clube Atlético Paranaense. A Rádio, representada nesse caso pelo advogado Júlio César Brotto, do Escritório Professor René Dotti, alegou que o Clube exibia em seu sítio um comunicado às emissoras de rádio informando que a transmissão radiofônica de partidas de futebol da qual este participasse seria objeto de contrapartida financeira. A juíza determinou que independentemente do pagamento de qualquer retribuição financeira, o requerido deveria credenciar a Rádio e os demais componentes de sua equipe a transmitir as partidas do Campeonato Brasileiro das quais o Clube participe na condição de mandante ou não. Veja a liminar na íntegra, clique aqui.

Cláusula penal

"Da natureza jurídica da cláusula penal e da astreinte - comparação crítica e possibilidade de cumulação". Este é o título do substancioso trabalho elaborado pelo defensor Público do DF, Roberto Luiz Corcioli Filho. Clique aqui para ter acesso.

Liminar

Em doutrinário trabalho, tendo como base uma recente decisão do STJ, Paulo Osternack Amaral - do escritório Justen, Pereira, Oliveira & Talamini - Advogados Associados - comenta as restrições ao cabimento do pedido de suspensão de liminar. (Clique aqui)

Direito Previdenciário

Gisele Lemos Kravchychyn - escritório Kravchychyn & Barreto Advogados Associados - explica hoje aos leitores a aplicabilidade do novo limitador de pagamento previdenciário trazido pela EC 20 para os benefícios concedidos em data anterior a 16/12/98. (Clique aqui)

Lauda Legal

Em uma linguagem simples e objetiva a obra "Direito Previdenciário - Benefícios" (288 p.), dos autores Ítalo Romano Eduardo e Jane Tavares Aragão Eduardo, esclarece todas as dúvidas relacionadas ao Direito Previdenciário. Prática e didática, a edição é diferente dos rebuscamentos que acabam complicando o entendimento daqueles que querem saber mais sobre o assunto. Fique por dentro do tema e concorra ao sorteio desta obra oferecida pela Editora Campus-Elsevier - Campus Jurídico. (Clique aqui)

Recordações

Um emocionado texto sobre Charles Aznavour, é o que faz hoje Jayme Vita Roso. Clique aqui para ler e ouvir.

Migas

1 - STJ mantém decisão do TJ/RS e condena advogado a compensar os danos morais causados a um magistrado gaúcho. (Clique aqui)

2 - TST - Evandro Pinheiro da Silva, jogador do Flamengo, ganha direito de arena na Justiça do Trabalho. (Clique aqui)

3 - Cadastro das Serventias Extrajudiciais mostra situação dos cartórios no País. (Clique aqui)

4 - Juízes serão empossados hoje, às 15h30, no TRT/SP. (Clique aqui)

5 - CCJ da Câmara admite adicional de tempo de serviço para magistratura. (Clique aqui)

6 - Aprovado na Câmara PL que institui a gratificação em favor dos integrantes do CNJ e também dos juízes auxiliares requisitados pelo órgão. (Clique aqui)

7 - CCJ aprova admissibilidade da PEC que regulamenta na Constituição a atividade profissional dos presos nas penitenciárias. (Clique aqui)

8 - Câmara aprova PL que atribui aos defensores públicos poder para realizar acordos sobre pensão alimentícia em favor de idosos. (Clique aqui)

Law Firm Marketing

Descubra como transformar seus honorários e sua política de faturamento em vantagem competitiva. Clique aqui e leia mais no Migalhas International de hoje.

Morte legalizada

Suprema Corte dos EUA rejeitou uma apelação contra execuções por injeção letal. Clique aqui e confira esta e outras notícias no Migalhas International.

Filhos não filhos

A Suprema Corte da Alemanha deu ganho de causa ontem a um homem que pede indenização pelos gastos com a criação de três crianças que desconhecia não serem seus filhos. Os juízes do tribunal, com sede em Karlsruche, decidiram que o demandante tem direito a reclamar do pai verdadeiro o dinheiro que investiu.

__________

Migalhas, na trilha da Excelência !

___________

Precisa-se

A Spot - Consultoria em Recursos Humanos procura advogado com forte experiência em incorporação imobiliária para trabalhar como "Diretor jurídico" em uma empresa multinacional na região Centro Oeste. Confira os detalhes da vaga e envie seu currículo, clicando aqui.

Pós e atualização

Atento à qualificação profissional dos colaborados, o escritório Machado Neto, Bolognesi, Azevedo e Falcão (MBAF Consultores e Advogados) oferece em 2008 bolsas parciais de pós graduação aos advogados associados. O objetivo do projeto é qualificar a equipe nas principais áreas do Direito em que o escritório atua. (Clique aqui)

Edital

O Centro Acadêmico XI de Agosto divulgou o Edital da Revista Acadêmica "XI de Agosto", que reunirá artigos jurídicos de alunos da graduação e pós da Faculdade de Direito da USP. Os trabalhos podem ser enviados até o dia 28 de junho. (Clique aqui)

Exame de Ordem

O Cespe/UnB, que aplica o Exame de Ordem da OAB/SP, adiou a divulgação da lista de aprovados no Exame 134, porque ainda está concluindo a coleta dos resultados consolidados pelos examinadores. A divulgação do resultado deve ocorrer no dia 22 de abril, a partir das 19h, no site da OAB.

Juíza não recebe advogado ?

A AASP recebeu manifestação de associado, na qual há referência sobre a dificuldade de ser recebido pela Juíza da 2ª vara Cível da Comarca de Caçapava. Procurando esclarecer os fatos e verificar o que vem ocorrendo no relacionamento entre advogados e magistrados naquela Vara, a Associação enviou ofício à Juíza reiterando pedido de 2006 sobre seu posicionamento pessoal no que diz respeito ao recebimento de advogados.

Dos leitores

Na seção "Migalhas dos leitores" do portal Migalhas você pode deixar sua opinião, crítica ou sugestão a respeito dos mais variados assuntos. Aproveite o fim de semana prolongado e participe. (Clique aqui)

Faça parte!

Precisando ampliar seus contatos ? Na seção "Correspondente" do Portal Migalhas você encontra a ferramenta certa para isso. Você expande seus negócios e tem trabalho garantido sempre. Não perca essa chance ! (Clique aqui)

Chance Extra

Além da possibilidade de começar a prestar valorosos serviços, os Correspondentes cadastrados em Migalhas concorrem - semanalmente - ao sorteio de uma obra jurídica. Hoje, o correspondente cadastrado em Apodi/RN, Rodrigo Salim, ganhou o livro "Competência Penal - Doutrina e Jurisprudência" (128 p.), escrito por Fernando de Almeida Pedroso e gentilmente oferecido pela Editora RT - Revista dos Tribunais. (Clique aqui)

Encontro

Ontem a alta Direção de Migalhas esteve reunida com o jornalista José Márcio Mendonça, o economista Francisco Petros e o advogado Claudio Mauricio Freddo.

Conhecendo o site

Uma verdadeira excursão pelo meio jurídico de outros países. Assim é a seção "Tour Jurídico" do portal Migalhas. Lá os leitores irão encontrar todos os lugares já visitados. Basta clicar no país e encontrar - no canto superior direito - os matérias apresentadas: Suprema Corte, Advocacia, Grandes juristas e Comércio Exterior. (Clique aqui)

Baú migalheiro

Há 216 anos, no dia 18 de abril de 1792, acórdão da Alçada, tribunal formado e vindo da Metrópole para julgar os implicados na conspiração mineira de 1789, constituído do conselheiro Sebastião Xavier de Vasconcelos Coutinho, como Presidente e relator, e dos desembargadores Antonio Diniz da Cruz e Silva e Antonio Gomes Ribeiro, como vogais, condenou à morte na forca onze dos inconfidentes: José Joaquim da Silva Xavier, o Tiradentes, Francisco Paula Freire de Andrade, José Alves Maciel, Inacio José de Alvarenga, Domingos de Abreu Vieira, Francisco Antonio de Oliveira Lopes, Luiz Vaz de Toledo Piza, Salvador Carvalho do Amaral Gurgel, José de Rezende Costa, pai e filho, e Domingos Vidal Barbosa; declarou infame a memória de Claudio Manoel da Costa, que se matara no cárcere ; em degredo por toda a vida Tomás Antonio Gonzaga, Vicente Vieira da Mota, José Aires Gomes, João da Costa Rodrigues, Antonio de Oliveira Lopes, João Dias da Mota, Vitoriano Gonçalves Veloso (depois de açoitado pelas ruas, três vezes em redor da forca), e Fernando José Ribeiro; em açoites pelas ruas públicas a José Martins Borges ; absolveu os réus Manoel da Costa Capanema, Faustino Soares de Araujo, João Francisco das Chagas Alexandre (escravo do padre Oliveira Rolim), Manoel José de Miranda e Domingos Fernandes; declarou sem culpa os réus Francisco José de Melo e Manoel Joaquim de Sá Pinto do Rego Fortes, falecidos no cárcere, conservadas as suas memórias segundo o estado que tinham. Novo acórdão, fundado em Carta Régia de 15 de outubro, mantendo a pena de enforcamento para o Tiradentes, comutou a imposta aos demais, em degredo em África.

Obra premiada

Migalhas presenteia seus leitores com a renomada obra "Sistema Constitucional Tributário" (623 p.), assinada por Humberto Ávila, especialista em Finanças das Empresas e professor da faculdade de Direito da UFRGS. A edição recebeu em 2004 o título de Melhor Livro do Ano pela Academia Brasileira de Direito. Agradecemos a Editora Saraiva pelo gentil oferecimento de uma obra deste peso. Clique aqui para participar do sorteio !

Lei de incentivo

Inovações que beneficiam micro e pequenas empresas podem ser conferidas na obra "O Estatuto da Microempresa e as Licitações Públicas" (Editora Dialética - 175 p.), escrita e oferecida por Marçal Justen Filho, de Justen, Pereira, Oliveira & Talamini - Advogados Associados. Não perca tempo e concorra agora ao sorteio desta obra. Clique aqui !

Falando nisso...

Não deixe de conferir o grande ganhador da obra "O Processo de Tiradentes" (240 p.), escrita e gentilmente oferecida por Ricardo Tosto e Paulo Guilherme M. Lopes, do escritório Leite, Tosto e Barros - Advogados Associados.

Lançamentos

Maria Carneiro Goldberg, advogada do setor societário e contratual do escritório Siqueira Castro Advogados, é co-autora do livro "Cooperativas na Ordem Econômica Constitucional - Teoria e Direito, Tomo I" (Editora Mandamentos), acaba de ser lançado. A autora assina um dos capítulos da obra: "Um novo marco regulatório para o setor cooperativista brasileiro". O artigo foi vencedor do I Concurso OCB - Organização das Cooperativas Brasileiras - de Monografias em Direito Cooperativo, realizado no ano passado.

Nos dias 22, 23 e 24/4 acontece a apresentação das obras da Biblioteca de Estudos em Homenagem ao professor Arruda Alvim e um bate-papo com os autores das obras publicadas pela Editora Juruá. A "Semana Professor Arruda Alvim" acontece em SP, na FNAC (av. Paulista, nº 901), sempre a partir das 19h.

Raio-x da OAB

No próximo dia 26/4 o Praetorium - Instituto de Ensino, Pesquisa e Atividade de Extensão em Direito terá o "Raio-x OAB" - uma revisão que antecede a prova da 1ª fase do exame OAB. Neste dia será oferecida uma programação especial sendo que os professores darão dicas preciosas para você fazer a prova com tranqüilidade e segurança. Mais informações, clique aqui.

Congresso a bordo

Atenção às inscrições com condições especiais de pagamento e promoções para o XXVII Congresso de Advogados Trabalhistas de São Paulo, vão até o próximo dia 20/4. Nesta edição, o congresso AATSP - Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo acontecerá a bordo de um luxuoso transatlântico entre os dias 29/11 e 2/12 e terá tema "20 anos da Constituição e o Direito do Trabalho". Não perca tempo, clique aqui e aproveite.

Renascimento italiano

As "Concepções de Justiça no Renascimento italiano" serão discutidas no curso que a sbdp - Sociedade Brasileira de Direito Público promove de 24/4 a 19/6, em SP. (Clique aqui)

"Proxy e Voto Eletrônico"

A reunião da Comissão de Direito Societário e Mercado de Capitais do IBRADEMP - Instituto Brasileiro de Direito Empresarial tem encontro marcado para a próxima quarta-feira, em SP. O debate terá como tema "Proxy e Voto Eletrônico". Clique aqui e participe.

2º Semestre

O CEU - Centro de Extensão Universitária preparou para o segundo semestre o curso "Gestão estratégica para escritórios de advocacia". Clique aqui e confira os renomados professores que contribuirão para a melhoria da prática diária das atividades dos escritórios.

Propriedade

Para comemorar o Dia Internacional da Propriedade Intelectual, a Faculdade de Direito de São Paulo promoverá na próxima sexta-feira uma mesa de debates em "Direito da Propriedade Industrial e Direito Autora". Mais informações, clique aqui.

Família

Dias 25 e 26/4 o IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família realiza em Salvador/BA o "II Congresso Baiano de Direito de Família". Clique aqui e confira o time de peso que ministrará o evento.

Governance Forum

O coordenador adjunto do centro de tecnologia e sociedade da FGV DIREITO RIO, professor Carlos Affonso Pereira de Souza, foi indicado para integrar o Comitê do IGF (Internet Governance Forum). A indicação partiu da Associação dos Órgãos da Sociedades Civis dos Países da América Latina. O organismo internacional foi criado pela ONU para debater temas e modelos relacionados à governança da internet, em seus aspectos políticos, econômicos, tecnológicos e sociais.

Avaliação de investimentos

De 13 a 29/5 o IEJE - Instituto de Estudos Jurídicos e Econômicos promove o curso "Valuation". Clique aqui e confira a programação.

Imposto

A FISCOSoft Editora realizará no dia 23/4 o seminário "Questões Polêmicas e Controvertidas da Legislação do ISS e o Posicionamento do Judiciário e do Fisco Municipal em Relação a cada Matéria". Clique aqui e confira a programação completa.

Sortudos

Marcel Mattos de Oliveira, sub-encarregado jurídico da Somed Contabilidade Especializada, ganhou a vaga-cortesia curso prático “GFIP e Conectividade Social - Regras Gerais”, que a FISCOSoft Editora promove dias 23 e 24/4, em SP. (Clique aqui)

 

Conforme descrito no baú migalheiro de hoje, o resultado do processo de Tiradentes aconteceu em 18/4/1792. Assim, quem vai poder conferir detalhes acerca deste processo na obra "O Processo de Tiradentes" (240 p.), escrita e gentilmente oferecida por Ricardo Tosto e Paulo Guilherme M. Lopes, do escritório Leite, Tosto e Barros - Advogados Associados, serão :

  • Alcides Benages da Cruz, assessor jurídico da Companhia de Habitação Popular Bandeirantes, de Campinas/SP
  • Sandra Falcucci, advogada da Fiat Automóveis S/A, de Belo Horizonte/MG

_________

RMBM - Regra Migalheira de Boas Maneiras

A entrada e saída do elevador. Quando duas pessoas estão entrando ou saindo de uma sala ou elevador, a mais jovem recua para que o mais velho saia antes. No entanto, se o mais velho disser para o mais novo passar, isso é uma ordem. Receba assim o gesto. Aliás, é prova de boa educação, tanto de um como do outro. O que não dá é para ficar naquela hesitação. Agora, seguindo antigo preceito da RMBM, só nos resta desejar a todos um...

Bom fim de semana e bom feriado !

________________

A MORTE DE TIRADENTES

Viriato Correa,

"História do Brasil para Crianças"

Foi no dia 21 de abril de 1792 que Tiradentes subiu à forca.

Era um sábado de sol, o mais lindo, o mais luminoso, o mais festivo sol que já brilhou no céu do Brasil.

Deus sabe premiar as grandes obras. Foi, com certeza, para receber a alma daquele que ia morrer pela nossa liberdade que Deus fez o céu tão bonito naquele dia.

De Portugal tinha vindo a sentença condenando à morte muitos dos inconfidentes. A rainha Dona Maria I, porém, havia mandado transformar as penas de morte em degredo 1.

E para que no Brasil ninguém mais tivesse coragem de conspirar contra o domínio português, o governo ia matar o chefe da Inconfidência diante de toda a cidade.

E para que a morte dele ficasse como uma lição na memória do povo, o vice-rei conde Rezende quis que se fizesse uma festa estrondosa. Mandou enfeitar as ruas e exigiu que os moradores enfeitassem as janelas; mandou formar todos os batalhões que existiam na cidade; mandou colocar ramos de flores no cano das espingardas dos soldados; mandou atar laços de fitas nas crinas e nas caudas dos animais montados pelas altas patentes do exército; mandou até ferrar de prata os cavalos que os desembargadores montavam.

- Que homem danado! resmungou a Mariazinha.

- Querem vocês assistir à caminhada que Tiradentes fez da prisão até a forca?

E depois de um silêncio:

- O Terreiro do Paço (atual praça Quinze de Novembro), as ruas da Misericórdia, da Cadeia (atualmente da Assembléia), estão apinhadas de povo e de tropas. Tiradentes está na Cadeia Velha, justamente onde hoje se ergue o palácio da Câmara dos Deputados.

São 8 horas da manhã. Ouve-se um toque de clarim. É o condenado que vai sair da prisão e seguir para a morte. A soldadesca se move, o povo se agita. Eis que Tiradentes aparece à porta. Está vestido com um longo camisolão de linho branco que lhe desce até os pés, uma corda ao pescoço, as mãos amarradas e um crucifixo metido nas mãos. Os seus olhos fundos brilham como dois carvões acesos, e as suas imensas barbas de quase três anos tremem ao vento.

E, à porta da prisão, ele pára, de cabeça erguida, olhos fixos no céu, olhando longamente o sol que, por mais de dois anos, não pudera contemplar.

Rufam os tambores. Começa a caminhada em rumo do largo de S. Domingos, onde a forca está armada. Os padres e os frades vão na frente cantando ladainhas. Tiradentes, com as largas barbas derramadas pelo peito, vai no meio, tendo ao lado o negro Capitania - o carrasco, que lhe segura a corda do pescoço. Seguem-se os oficiais de justiça, os magistrados, o batalhão do vice-rei. E atrás de tudo a carreta que transportará mais tarde o corpo do mártir 2, depois de esquartejado.

Vai o préstito pela rua da Cadeia. O povo acotovela-se nas calçadas e nas esquinas. Gente nas janelas, nos sótãos, nas árvores e até nos telhados. Os sinos de todas as igrejas dobram dolorosamente. A ladainha tristonha dos padres e dos frades não cessa um instante.

O cortejo caminha, devagar, muito devagar, para que a cidade se farte de ver o desgraçado que vai morrer porque conspirou a favor da liberdade.

Só ao meio-dia chegam ao Campo de S. Domingos.

Tiradentes pára. O carrasco faz-lhe o sinal para que suba os degraus da forca. E ele, de olhos serenos, fitando o céu, sobe o primeiro degrau. Todos se calam. Os tambores cessam de rufar. Cessam as cornetas e os clarins. Em todas as igrejas os sinos emudecem. Emudece também a ladainha dos frades. Tiradentes sobe o segundo degrau, o terceiro, o quarto, outros mais. E vai subindo, subindo. Chega ao alto. O carrasco mete-lhe no pescoço a corda da forca.

Frei José de Jesús Maria do Destêrro aproxima-se do condenado e, no meio do silêncio do povo, pede a piedade de Deus para o que vai morrer. Que os homens, as mulheres e as crianças o acompanhem na oração que vai dizer por alma do condenado. E, descendo a escada, vai cantando em voz alta: - Creio em Deus Padre todo poderoso, criador do céu e da terra...

Tiradentes lá em cima e o povo aqui em baixo vão repetindo uma por uma as palavras do frade.

Subitamente um grito na multidão. O carrasco tinha dado o empurrão da morte e o mártir, preso pelo pescoço, balançava na corda, esbracejando, agitando as pernas.

De novo os clarins. De novo os tambores. De novo os sinos nas igrejas. De novo a ladainha dos frades subindo tristemente para o céu.

Vovô calou-se. Nós, com o coração fatigado, não podíamos falar.

Segundos mais tarde o velho rompeu o silêncio.

- Tinha-se completado o crime da lei. Tiradentes foi esquartejado. O governo mandou depois colocar os pedaços do seu corpo em diversos lugares de Minas, para serem vistos pelo povo. A casa em que ele morou foi arrasada, salgada, para que ali nunca mais se erguesse outra casa.

E com vivo calor na voz prosseguiu:

- A forca, meus meninos, mata os homens, mas não mata a alma. Ao subir à forca, Tiradentes não era apenas um homem, era o sonho da liberdade brasileira. A forca matou-lhe o corpo, mas não lhe matou a idéia. A idéia, essa ficou, espalhada pelo Brasil.

O sacrifício de Tiradentes não se perdeu. Trinta anos depois, a independência que ele sonhou e pela qual morreu foi proclamada no Brasil. E mais tarde proclamou-se a república.

_________

Migalhas Clipping

The New York Times - EUA

"Workers Get Fewer Hours, Deepening the Downturn"

The Washington Post - EUA

"Pontiff Prays With Sex Abuse Victims"

Corriere Della Sera - Itália

"Alitalia, intesa bipartisan"

Le Figaro - França

"L´alcool et le tabac favorisent le risque d´Alzheimer"

Clarín - Argentina

"El humo continúa y admiten no poder controlar la quema"

Público - Portugal

"Menezes demite-se e Ferreira Leite está disponível para liderar PSD"

El País - Espanha

"El precio real de la vivienda cae por primera vez en una década"

Frankenpost Zeitung - Alemanha

"Schneechaos mitten im April"

The Guardian - Inglaterra

"Chinese ship carries arms cargo to Mugabe regime"

O Estado de S. Paulo - São Paulo

"MST pára ferrovia e faz onda de invasões"

Jornal do Brasil - Rio de Janeiro

"Tribunal notifica candidatos a prefeito por campanha ilegal"

Folha de S.Paulo - São Paulo

"Real lidera valorização ante o dólar"

O Globo - Rio de Janeiro

"Lula repreende general por ataque à política indigenista"

Estado de Minas - Minas Gerais

"Obras do PAC em BH viram comício de Dilma"

Correio Braziliense - Brasília

"Abril do Barulho"

O Estado do Paraná - Paraná

"Compra irregular coloca Delazari na mira do TC"

Zero Hora - Porto Alegre

"Procuradores buscam no Detran e na CEEE provas de reuniões do esquema"

O Povo - Ceará

"Conta de luz aumenta 5,7%"

Jornal do Commercio - Pernambuco

"Ofensiva contra a dengue no Recife"

__________

Apoiadores :

· Novaes e Roselli Advogados
· Olavo Drummond - Advogados e Consultores Jurídicos
· Oliveira & Leite Advogados Associados S/C
· Oliveira Matos Advogados
· Oliveira Franco, Ribeiro, Küster, Rosa - Advogados Associados
· Orlando Vaz Advogados Associados
· Osorio e Maya Ferreira Advogados
· PACSA & Cameira
· Paradeda, Castro, Duarte e Martins Advogados
· Pasqualin Advogados
· Peixoto E Cury Advogados
· Penteado Mendonça Advocacia
· PN&BA - Peregrino Neto & Beltrami Advogados
· Pereira Martins Advogados Associados - Prof. Eliezer Pereira Martins
· Pestana e Maudonnet - Advogados
· Pinhão e Koiffman Advogados
· Pinheiro Neto Advogados
· Podval, Rizzo, Mandel, Antun e Advogados Associados
· Prado Garcia Advogados
· Preto Advogados
· Queiroz Cavalcanti Advocacia
· Ráo, Cavalcanti & Pacheco Advogados
· Rayes, Fagundes & Oliveira Ramos Advogados Associados
· RayeSevilha Advogados
· Reale e Moreira Porto Advogados Associados - Dr. Miguel Reale Júnior e Dr. Eduardo Reale
· Rodrigues Coelho & Advogados Associados
· Rodrigues Jr. Advogados
· Rubens Naves, Santos Jr., Hesketh - Escritórios Associados de Advocacia
· Ruiz Filho e Kauffmann Advogados Associados
· Saeki Advogados
· Silva Telles Advogados - Prof. Goffredo da Silva Telles Junior e Dra. Maria Eugenia Raposo da Silva Telles
· Siqueira Castro Advogados
· Souza Queiroz Ferraz e Pícolo Advogados Associados
· Stüssi-Neves e Advogados
· Suchodolski Advogados Associados
· Sylvia Romano Consultores Associados
· Tácito Eduardo Grubba Advogados Associados
· Tauil, Chequer & Mello Advogados
· Técio Lins e Silva, Ilídio Moura & Advogados Associados
· Tess Advogados
· Thiollier e Advogados
· Thomé e Cucchi - Sociedade de Advogados
· Tojal, Teixeira Ferreira, Serrano & Renault Advogados Associados
· Tolentino Advogados
· Toron, Torihara e Szafir Advogados
· Tozzini Freire Advogados
· Trench, Rossi e Watanabe Advogados
· Trigueiro Fontes Advogados
· Ulisses Sousa Advogados Associados
· Veirano Advogados
· Wald e Associados Advogados
· Xavier, Bernardes, Bragança - Sociedade de Advogados
· A. Lopes Muniz Advogados Associados
· Adriano Pinto & Jacirema Moreira - Advocacia Empresarial
· Advocacia Bettiol S/C
· Advocacia Celso Botelho de Moraes
· Advocacia Mariz de Oliveira
· Advocacia Raul de Araujo Filho
· Advocacia Rocha Barros Sandoval & Ronaldo Marzagão
· Advocacia Velloso
· Akselrad e Associados Advogados e Consultores Jurídicos
· Albino Advogados Associados
· Alcoforado Advogados Associados
· Almeida Camargo Advogados
· Amaral Gurgel Advogados
· Andrade & Fichtner Advogados
· Antunes de Siqueira & Advogados Associados
· Araújo e Policastro Advogados
· Aristides Junqueira Advogados Associados S/S
· Aristoteles Atheniense Advogados
· Azevedo Sette Advogados
· Barretto Ferreira, Kujawski, Brancher e Gonçalves - Sociedade de Advogados
· Barros Carvalho Advogados Associados
· Barros Pimentel, Alcantara Gil, Fernandes, Rodriguez e Vargas Advogados
· Biazzo Simon Advogados
· Bocater, Camargo, Costa e Silva - Advogados Associados
· Boccuzzi Advogados Associados
· Braga Nascimento e Zilio Antunes Advogados Associados
· Brandão e Tourinho Dantas Advogados Associados
· Brasil Salomão e Matthes Advocacia
· Cabral Advogados Associados
· Calza e Salles Advogados Associados
· Camargo & Pereira Advogados Associados
· Campos Advocacia Empresarial
· Candelaria e Advogados Associados
· Candido de Oliveira - Advogados
· Cardillo & Prado Rossi Sociedade de Advogados
· Carvalhosa, Eizirik, Ochman e Real Amadeo Advogados
· Castro, Barros, Sobral, Gomes - Advogados
· Cerdeira e Associados
· Cerqueira Leite Advogados Associados
· Cesnik, Quintino e Salinas Advogados
· Chiaparini e Bastos Advogados
· Clèmerson Merlin Clève - Advogados Associados
· Clito Fornaciari Júnior - Advocacia
· Coelho, Ancelmo & Dourado Advogados
· Cosso Advogados
· Crivelli Advogados Associados
· Daniel Advogados
· Dannemann Siemsen Advogados
· Dauro Dórea & Advogados
· Demarest e Almeida Advogados
· De Vivo, Whitaker e Castro Advogados
· Deda & Gordilho Advogados Associados
· Dias de Souza Advogados Associados S/C
· Dias & Associados S/C
· Dias Vieira Consultores e Advogados Associados
· Dinamarco e Rossi Advocacia
· Do Val, Pereira de Almeida, Sitzer e Gregolin Advogados
· Dourado Fialdini Penna Tilkian Advogados Associados
· Duarte Garcia, Caselli Guimarães e Terra Advogados
· Ediberto Diamantino Advogados
· Emsenhuber Advogados Associados
· Erik Bezerra Advogados
· Escritório de Advocacia CIES Natasja Deschoolmeester e Advogados Associados
· Escritório de Advogados Aroldo Limonge
· Escritório Professor René Dotti
· Farina e Estanislau do Amaral Advogados
· Felipe Amodeo Advogados Associados
· Felsberg, Pedretti, Mannrich e Aidar - Advogados e Consultores Legais
· Fernando Corrêa da Silva e Advogados Associados
· Fernando Pinheiro - Advogados
· Fleury Malheiros, Gasparini, De Cresci e Nogueira de Lima Advogados
· França Ribeiro Advocacia
· Franceschini e Miranda - Advogados
· Gaia, Silva, Rolim & Associados - Advocacia e Consultoria Jurídica
· Garcia & Keener Advogados
· Gerson Boson e Alkmim Advogados Associados
· Gonçalves, Arruda, Brasil & Serra - Sociedade de Advogados
· Gordilho, Napolitano e Checchinato Advogados
· Goulart Penteado Advogados
· Gregori Capano Advogados Associados
· Gutierrez Advocacia
· Höfling, Kawasaki, Thomazinho Advocacia
· Homero Costa Advogados
· Imaculada Gordiano Advogados Associados
· Jayme Vita Roso Advogados e Consultores Jurídicos
· Jorge Lobo Advogados
· Joyce Roysen Advogados
· Justen, Pereira, Oliveira & Talamini - Advogados Associados
· Keppler e Advogados Associados
· Küster & Machado Advogados Associados
· Lefosse Advogados
· Leite, Tosto e Barros - Advogados Associados
· Leoni Siqueira Advogados
· Lewis & Associados
· Libertuci - Advogados Associados
· Lilla, Huck, Otranto, Camargo e Messina Advogados
· Lima Advogados Associados - Assessoria e Consultoria Jurídica
· Lins Cattoni Advogados
· Lobo & de Rizzo Advogados
· Lobo & Ibeas Advogados
· Lobregat e Advogados
· Lopes da Silva & Associados - Sociedade de Advogados
· Lopes e Soares Associados S/C
· Lopez Fonzaghi Advogados
· Lourival J. Santos - Advogados
· Lotti = Araújo - Sociedade de Advogados
· Luchesi Advogados
· Luchione Advogados
· Luís Roberto Barroso & Associados
· Luiz Rafael Mayer - Consultoria Jurídica
· Machado Associados Advogados e Consultores
· Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados
· Machado Neto, Bolognesi, Azevedo e Falcão (MBAF Consultores e Advogados)
· Malheiros Filho, Camargo Lima e Rahal - Advogados
· Malheiros, Penteado, Toledo e Almeida Prado - Advogados
· Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques, Advocacia
· Manhães Moreira Advogados Associados
· Marcelo Gir Gomes Advogados Associados
· Marcelo Leonardo Advogados Associados
· Mario Oscar Oliveira & Advogados Associados
· Mário Roberto Pereira de Araújo - Sociedade de Advogados
· Marques Rosado, Toledo Cesar & Carmona Advogados
· Martinelli Advocacia Empresarial
· Martorelli e Gouveia Advogados
· Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados
· Mattos Muriel Kestener Advogados
· Manucci Advogados
· Medeiros Advogados
· Medina Osório Advogados
· Menezes, Magalhães, Coelho e Zarif Advogados S/C
· Mesquita Pereira, Marcelino, Almeida, Esteves Advogados
· Miguel Neto Advogados Associados
· Miguel Silva & Yamashita Advogados Associados
· Miguez de Mello Advogados
· Mirian Gontijo e Advogados Associados
· Motta, Fernandes Rocha - Advogados
· Mundie e Advogados
· Neder Sociedade de Advogados
· Neumann, Salusse, Marangoni Advogados
· Newton Silveira, Wilson Silveira e Associados - Advogados
· Nilson Theodoro Advogados
__________

Clique aqui para conhecer os Apoiadores de Migalhas.

_______________

Fomentadores :

· Griffon Serviços Associados
· GuardeAqui Self Storage
· Hera Corporativa Consultoria Empresarial LTDA
· IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros
· IAMG - Instituto dos Advogados de Minas Gerais
· IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo
· IBC - International Business Communications
· IBCDTur - Instituto Brasileiro de Ciências e Direito do Turismo
· IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais
· IBDD - Instituto Brasileiro de Direito Desportivo
· IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família
· IBDM - Instituto Brasileiro de Direito Municipal
· IBMEC/RJ
· Ibmec São Paulo
· IBRADEMP - Instituto Brasileiro de Direito Empresarial
· ICET - Instituto Cearense de Estudos Tributários
· ICED - Instituto Comportamento, Evolução e Direito
· IDCID - Instituto de Direito do Comércio Internacional e Desenvolvimento
· IDDD - Instituto de Defesa do Direito de Defesa
· IDPE - Instituto de Direito Político e Eleitoral
· IEJE - Instituto de Estudos Jurídicos e Econômicos
· Instituto Brasileiro de Direito Público - IBDP
· Instituto Brasileiro de Estudos Tributários - IBET
· Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial - ETCO
· Instituto Cultural José Martins Pinheiro Neto
· Instituto Ling
· IOB Informações Objetivas Publicações Jurídicas LTDA.
· IPEJUR - Instituto De Pesquisas E Estudos Jurídicos
· IQPC Brasil - International Quality & Productivity Center
· JEM Consultoria e Participações Ltda.
· Lawsoft Desenvolvimento de Sistemas
· Lex Mercator International Education
· LexNews Data Mining Recorte Eletrônico de Diários Oficiais
· LexisNexis Martindale-Hubbell
· Malheiros Editores Ltda.
· MDA - Movimento de Defesa da Advocacia
· MDE Training
· Michael Page International
· NK Assessoria Contábil e Fiscal LTDA
· OAB/PR - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paraná
· OAB/SP - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo
· Praetorium - Instituto de Ensino, Pesquisa e Atividade de Extensão em Direito LTDA.
· Premier Máxima Editora S/A
· Prima Cursos Preparatórios
· Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
· RedeJur - Associação de Escritórios de Advocacia Empresarial
· sbdp - Sociedade Brasileira de Direito Público
· SOCEJUR - Sociedade de Estudos Jurídicos
· Tedesco Tecnologia
· AASP - Associação dos Advogados de São Paulo
· AATSP - Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo
· ABDI - Associação Brasileira de Direito de Informática e Telecomunicações
· ALB Consultoria Ltda
· ABPI - Associação Brasileira da Propriedade Intelectual
· APAMAGIS - Associação Paulista dos Magistrados
· Apoio Jurídico Rio São Paulo
· ASPI - Associação Paulista da Propriedade Intelectual
· Aurum Software
· BCS Informática e Associados
· Central Prática Consultoria e Treinamento
· CESA - Centro de Estudos das Sociedades de Advogados
· Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá
· CEU - Centro de Extensão Universitária
· Coelho dos Santos Consultoria em Seguros
· CONAEN - Complexo Nacional de Ensino
· CRUZEIRO/NEWMARC PROPRIEDADE INTELECTUAL
· CULTCORP - Cultura Corporativa
· Direito GV
· Editora Baraúna
· Editora Campus-Elsevier - Campus Jurídico
· Editora Del Rey
· Editora Fiuza
· Editora Fórum
· Editora Noeses Ltda.
· EPD - Escola Paulista de Direito
· EPDS - Escola Paulista de Direito Social
· Faculdade de Direito de Franca
· Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo
· FGV DIREITO RIO
· FISCOSoft Editora
· FORUM CEBEFI
· Fundação Armando Alvares Penteado - FAAP
· FUNDACE - Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia
· Fundamar - Fundação 18 de março
· Gonçalves & Gonçalves Marketing Jurídico
_________

Clique aqui para conhecer os Fomentadores.

_____________

__________________

Fontes

Indique amigos

Descadastrar

Migalhas amanhecidas