Sábado, 14 de dezembro de 2019

ISSN 1983-392X

Migalhas nº 4.654

Terça-feira, 30 de julho de 2019 - Migalhas nº 4.654.
Fechamento às 10h55.


Registro

Migalhas anuncia que, a partir de hoje, conta com mais um Apoiador:

  • Höfling Sociedade de Advogados

Clique aqui


"Não é preciso ser republicano sob a República, como não era preciso sob a Monarquia ser monarquista, para cumprir os deveres de um bom brasileiro."

Joaquim Nabuco

Aos fatos de ontem

- Presidente Bolsonaro disse ontem saber como o pai de Felipe Santa Cruz, atual presidente da OAB, desapareceu, na ditadura militar. Fernando Augusto de Santa Cruz Oliveira, estudante de Direito e militante do movimento estudantil, saiu de casa em um sábado de Carnaval no ano de 1974 e nunca mais foi visto. A nefasta declaração foi proferida ao criticar a atuação da Ordem no processo de Adélio Bispo, autor da facada durante a campanha presidencial. (Clique aqui)

- "Lamentavelmente, temos um presidente que trata a perda de um pai como se fosse assunto corriqueiro – e debocha do assassinato de um jovem aos 26 anos." Felipe Santa Cruz (Clique aqui)

- OAB, IAB e outras entidades criticaram as declarações. (Clique aqui)

- Diante da repercussão negativa, enquanto cortava o cabelo, Bolsonaro deu sua versão: Fernando teria desaparecido pelas mãos do próprio movimento do qual participava. "Como eu obtive as informações? Com quem eu conversei na época, oras bolas." (Clique aqui)

A propósito

O professor da USP Pedro Dallari – relator da Comissão Nacional da Verdade, extinta quando da entrega do relatório final, e seu último coordenador – observou acerca das declarações presidenciais:

"Independente de diferenças políticas, ideológicas ou mesmo religiosas, toda família tem o direito sagrado de velar e sepultar seus entes queridos. O que se espera do presidente da República é que use suas prerrogativas para auxiliar na localização dos restos mortais de Fernando Santa Cruz, desaparecido em fevereiro de 1974 quando se encontrava sob custódia das Forças Armadas. Seu filho Felipe, sua família e as famílias dos desaparecidos políticos são credores dessa ação humanitária do Estado brasileiro. Essa é justamente a recomendação nº 27 do relatório da Comissão Nacional da Verdade, de dezembro de 2014: Prosseguimento das atividades voltadas à localização, identificação e entrega aos familiares ou pessoas legitimadas, para sepultamento digno, dos restos mortais dos desaparecidos políticos."

Aos fatos de hoje

Hoje, ao sair de casa, Bolsonaro foi perguntado sobre a Comissão da Verdade. E respondeu com a seguinte retórica: "Você acredita em Comissão da Verdade? Qual foi a composição da Comissão da Verdade? Foram sete pessoas indicadas por quem? Pela Dilma". A seguir, emendou: "Nós queremos desvendar crimes. A questão de 64, existem documentos de matou, não matou, isso aí é balela".

Banana´s Republic?

Quando um conterrâneo volta de uma viagem ao exterior, não raro se ouve que o povo do país visitado é arrogante. Isso se dá porque o brasileiro não encontra no alienígena o mesmo tom camarada, cordial, gentil. No entanto, ao revés, quando se pergunta do Brasil a um estrangeiro, é comum ouvir que há ali um povo alegre, amigo. É, pois, essa a característica inata dos brasileiros. É óbvio que isso representa uma média nacional. Média que, pelo visto, revolta o atual mandatário da nação, que parece carregar um sentimento de vingança.

E por que esse travo de amargura?

Queremos crer que a infância do presidente não deve ter sido muito fácil. A vida no Vale do Ribeira, nos anos 70, tinha os piores índices de qualidade do Brasil. Quem diz isso é o autor desta nota, que viveu por lá nos anos 80, portanto com conhecimento de causa. A pobreza e a miséria destoavam da qualidade de vida do resto do Estado. Era uma verdadeira "caverna do diabo". E a velha Xiririca, hoje Eldorado, era um exemplo disso.

Talvez esse cenário ingrato tenha moldado a cabeça do jovem aspirante a militar, que se sentiu injustiçado com o destino. Mas talvez seja essa revolta permanente também que fez com que ele vencesse na vida, torna-se um deputado afamado e fosse alçado à presidência da República.

Mas se é assim que chegou, não é assim que vai se manter.

Não se pode ser escravo dos métodos que deram certo. E é querendo inverter a lógica pátria da gentileza, destilando revanchismo e revolta, que o presidente acaba afastando de si até as pessoas que lhe querem bem. É a lei natural das coisas. Os iguais se reúnem: o mal com o mal, o bem com o bem.

Ontem, ao falar do pai do presidente da OAB nacional, o magistrado-maior, mais uma vez, escancarou esse recalque. Tais atitudes são merecedoras de diversos adjetivos, mas ficamos com apenas um: "contraproducentes". Não servem para nada. Ou melhor, servem para causar repulsa.

Minutos depois do despautério, o presidente viu-se compelido pela repercussão a fazer um pedido de desculpas. Ou, na nova política, "escusas". Ao invés de reconhecer o erro, preferiu criar um subterfúgio, inventando uma história rocambolesca. E em raro momento de humildade, diz que "não quer polemizar com ninguém, não quer mexer com sentimento do senhor Santa Cruz". Afirmou ainda que não tem "nada de pessoal contra ele". Mas logo depois volta à carga: "eu acho que ele está equivocado em acreditar em uma versão apenas".

O pior de tudo, no entanto, foi o modo como isso se deu. Com efeito, fez-se com desdém, como se estivesse numa barbearia de Eldorado, falando com os frequentadores do estabelecimento, entre uma banana e outra, que é o ouro amarelo que se garimpa nos morros daquelas plagas.

Nunca é demais lembrar, todavia, que não somos e nem queremos ser uma república das bananas.

(Compartilhe)


Rebelião – Altamira

O CRRALT - Centro de Recuperação de Altamira, no Pará, tem as condições do estabelecimento penal classificadas como "péssimas", segundo relatório do CNJ. O órgão divulgou relatório ontem, mesmo dia da briga entre facções rivais que resultou em ao menos 57 mortos. Segundo o documento, superlotação e número baixo de agentes penitenciários estão entre os problemas da unidade prisional. (Clique aqui)

Rebeliões em presídios

A rebelião de Altamira é um dos maiores massacres em presídios desde o ocorrido no Carandiru, em 1992. Relembre este e outros casos. (Clique aqui)

Destruição de provas

O PDT ajuizou ação no STF para impedir que Sergio Moro destrua provas colhidas pelos hackers presos pela PF. (Clique aqui)

CNJ - Nova sede

Hoje o Estadão traz a informação de que o presidente do Banco do Brasil criticou a mudança de sede do CNJ. A pergunta é: o que ele tem a ver com isso? Esse governo é curioso. Todo mundo palpita sobre tudo. É óbvio que o STF fez uma análise da viabilidade e entendeu que a mudança é benéfica, conquanto, dizem, vá trazer mais custo num primeiro momento.

BB

Falando em Banco do Brasil, a instituição instituiu um plano de demissão voluntária. O mesmo fez o Itaú e em breve a CEF. Outras empresas, ninguém duvide, vão lançar seu planos. Como se vê, está tudo uma maravilha.

Índice

O mercado crava com quase unanimidade: a Selic será cortada amanhã em 0,5% pelo Copom, ficando em 6%. Quem viver, verá.

Cada mergulho é um flash

Em Espírito Santo do Pinhal/SP, a juíza do Trabalho Vanessa Cristina Pereira Salomão condenou um trabalhador por litigância de má-fé após verificar que ele postou fotos na praia nos dias em que tinha atestado de afastamento das funções laborais. A magistrada ressaltou a conduta "inadequada" do ex-funcionário, condenando-o ao pagamento de multa. (Clique aqui)

Click

Ex-funcionária indenizará centro educacional por publicar fotos de alunos em redes sociais. Trabalhadora ajuizou ação contra a instituição de ensino e acabou condenada; decisão é de juiz do Trabalho de Diadema/SP. (Clique aqui)

Educação

Estudante que ainda não concluiu o ensino médio consegue liminar para se matricular no ensino superior. Decisão é do juiz de Direito Bruno Machado Miano, de Mogi das Cruzes/SP. (Clique aqui)

Plano de saúde coletivo

TJ/DF manteve sentença que rechaçou tese de aumento abusivo de mensalidade para idoso em plano de saúde coletivo empresarial. Buscava-se na ação a fixação do índice estabelecido pela ANS. A 1ª turma Cível acompanhou o voto do desembargador Teófilo Caetano, de inaplicabilidade do índice, pois o reajuste deriva da necessidade de adequação atuarial do plano, tendo o contrato previsto "expressamente o incremento da contraprestação dos beneficiários em função da mudança de faixa etária e da necessidade de promover o equilíbrio econômico-financeiro do plano, mitigando o impacto do aumento do grau de sinistralidade". A Advocacia Fontes Advogados Associados S/S defendeu o plano de saúde na causa. (Clique aqui)

Plano de saúde coletivo – II

Há poucas semanas, a 2ª seção do STJ afetou como repetitivos processos que tratam da validade de cláusula contratual de plano de saúde coletivo que prevê reajustes por faixa etária e o ônus da prova da base atuarial dessa correção (clique aqui).

Novo Apoiador

Especializado em Direito Penal Empresarial, o escritório Höfling Sociedade de Advogados atua em casos especiais, tanto na área preventiva (pareceres, consultas e criminal compliance), quanto na parte contenciosa, desde a fase de inquérito policial, até as últimas instâncias. Mostrando que quem sai aos seus só melhora, a banca é capitaneada por Clarissa Höfling, que possui mais de 15 anos de experiência na área penal, já tendo atuado em casos de grande expressão nacional, o escritório está presente em diversos setores empresariais importantes, como instituições financeiras, indústrias químicas e automotivas, empresas familiares e pessoas físicas. Sediada em SP, a banca conta com profissionais altamente experientes e entrega excelência nas mais complexas e exigentes questões criminais. Clique aqui e conheça o novo e sempre Apoiador do Migalhas.


Eventos Migalhas - Vem aí

Dia 13/8, em SP, "LGPD - Proteção de Dados no setor público". (Clique aqui)

Dia 19/8, em SP, "Distrato Imobiliário". (Clique aqui)


Compramos seu precatório!

https://precatorios.migalhas.com.br/


Cenário

A tramitação da reforma tributária será bem mais difícil do que a mudança nas aposentadorias, porque envolve atores bem articulados no Congresso. (Clique aqui)

German Report

A disputa em torno de animais tem ganhado cada vez mais espaço nos tribunais europeus. A advogada Karina Nunes Fritz conta caso do Tribunal de Justiça de Stuttgart, na Alemanha, que proferiu polêmica decisão ao negar o pedido de guarda compartilhada de uma fêmea labrador, formulado pela ex-mulher após a separação do casal. (Clique aqui)

Insolvência em foco

Na coluna de hoje, o professor João de Oliveira Rodrigues Filho analisa a atuação do MP nos processos de insolvência, com uma visão a partir do consequencialismo jurídico trazido pela lei 13.655. (Clique aqui)

Arbitragem legal

Um dos grandes debates sobre arbitragem no Brasil gira em torno da autonomia da convenção de arbitragem. Ainda que tenha sido inserida em nossa legislação arbitral, até os dias de hoje, certas partes parecem ainda não compreender o cerne da aludida regra, tendo o assunto sido levado a recente julgamento pelo STJ. O professor Thiago Marinho Nunes tece os detalhes na coluna de hoje. (Clique aqui)

Reembolso - Planos de saúde

Da a|CF - Advocacia Cunha Ferraz, Thayná Cristina da Silva Oliveira escreve sobre recente decisão do STJ no sentido de que plano de saúde deve reembolsar, nos limites do contrato, despesas do beneficiário em hospital não credenciado, nas hipóteses em que não for possível a utilização dos serviços próprios, contratados ou credenciados pelas operadoras. (Clique aqui)

Compliance no futebol

A advogada Mariana Cardoso Magalhães, do escritório Homero Costa Advogados, ressalta que a adoção de medidas para a implementação de ações mais transparentes e íntegras já se tornou urgente também no ramo futebolístico. (Clique aqui)

ICMS-ST

Advogada Bianca Soares de Nóbrega (Braga & Moreno Consultores e Advogados) mostra que tanto nos Estados de MG, RS, SC, os quais já instituíram decretos com a finalidade de cobrança de complementação do ICMS-ST, quanto nos demais, que eventualmente seguirem o mesmo exemplo, os contribuintes poderão, por meio do ajuizamento de ações judiciais, insurgir-se em face de tal cobrança. (Clique aqui)

IRPJ e CSLL

Não há dúvidas que a famigerada guerra fiscal tem sido objeto de diversos estudos doutrinários e decisões judiciais, sobretudo em relação à possibilidade de o Estado de destino glosar créditos de ICMS oriundos de operações interestaduais. Bruno Tadeu Radtke Gonçalves (Monteiro & Neves Advogados) faz uma análise sobre a incidência do IRPJ e da CSLL sobre os créditos outorgados pelos Estados à revelia do Confaz. (Clique aqui)

Recuperação judicial

Ao abordar a utilização desvirtuada do instituto da recuperação judicial pelo "empresário/produtor rural", Marcus Vinicius Moura de Oliveira, do escritório Tortoro, Madureira e Ragazzi Advogados, destaca que faz-se necessário que o Judiciário não dê guarida a pretensões que, claramente, visem desvirtuar o instituto da recuperação judicial e que descuidem da segurança jurídica e boa-fé contratual, sob pena de viabilizar procedimentos contraproducentes e prejudiciais à sociedade. (Clique aqui)

Corrupção privada

A fim de entender melhor o interesse público por trás dos delitos de corrupção privada, os advogados Pedro Simões, Flora Sartorelli e Natalia Ikeda, do escritório Duarte Garcia, Serra Netto e Terra - Sociedade de Advogados, observam suas motivações e efeitos econômicos. (Clique aqui)

Segurança jurídica - Publicidade

Ao analisar a MP da liberdade econômica, o advogado Luiz Guilherme Veiga Valente (Gusmão & Labrunie - Propriedade Intelectual) pondera que, se aprovado, o projeto de conversão em lei proposto pela Comissão Mista deve trazer mais previsibilidade e segurança jurídica para os anunciantes, na medida em que coíbe abuso pela Administração Pública no estabelecimento de restrições à publicidade de produtos e serviços. (Clique aqui)

Contrato de seguro

A advogada Tarcilla Pereira Faria, do escritório Jacó Coelho Advogados, traz à pauta a teoria do adimplemento substancial e o contrato de seguro. (Clique aqui)

Migalhas Bioéticas

A colunista migalheira Luciana Munhoz trata, no vídeo de hoje, da síndrome de Burnout ou mais conhecida agora pela nova classificação da OMS, como Síndrome do Esgotamento do Trabalhador. (Clique aqui)


  • Migalhas mundo

Muro

Suprema Corte dos EUA permite ao governo Trump construir o muro na fronteira com México. (MI – clique aqui)

Proteção de dados

Tribunal da UE decidiu que sites que disponibilizam o botão de like do Facebook também são judicialmente responsáveis pelo processamento de dados pessoais. (MI - clique aqui)

Itaipu

No Paraguai, rodam cabeças por "acordo secreto" assinado com Brasil sobre a energia de Itaipu. (LA – clique aqui)


WhatsApp Migalhas

Receba notícias direto no seu celular.

Clique aqui para se cadastrar.


Mural

Procura oportunidade de ampliar seus contatos? Ao final deste informativo, você confere as cidades onde há real demanda de profissionais para prestar serviço a escritórios ou departamentos jurídicos. Se você é da cidade, de uma próxima, ou conhece um amigo ali, não perca tempo. É oportunidade imediata de trabalho. Cadastre-se agora e seja um Correspondentes Migalhas. (Clique aqui)


M&A

O GVM | Guimarães & Vieira de Mello Advogados concluiu a operação de aquisição de 100% do Cemitério e Crematório Parque da Colina realizada pelo Grupo Zelo, transformando-o na maior empresa de serviços funerários do Brasil. (Clique aqui)

Mercado

O escritório Fernandes e Abreu Advogados apresenta seus novos sócios: José Edgard da Cunha Bueno Filho e André Castello Branco Colotto. Com a entrada dos advogados, a banca passa a se chamar Cunha Bueno, Castello Branco e F. Fernandes Advogados. (Clique aqui)

Novo sócio

O advogado Alfredo Sérgio Lazzareschi Neto é o mais novo sócio da banca Warde Advogados, onde passa a integrar a área de Contencioso e Direito Societário. (Clique aqui)

Reforço

O advogado Paulo Lilla é o novo integrante do Opice Blum, Bruno, Abrusio e Vainzof Advogados Associados. A partir de agosto, ele irá liderar o time consultivo de Direito Digital e Proteção de Dados. (Clique aqui)

Baú migalheiro

Há 81 anos, no dia 30 de julho de 1938, Getúlio Vargas assinou decreto criando o Dasp - Departamento Administrativo do Serviço Público, diretamente subordinado à presidência da República. Coerente com os princípios do Estado Novo, o órgão tinha o objetivo de aprofundar a reforma administrativa destinada a organizar e a racionalizar o serviço público no país, iniciada anos antes por Getúlio Vargas. Pretendia, assim, estabelecer uma maior integração entre os diversos setores da Administração Pública e promover a seleção e aperfeiçoamento do pessoal administrativo por meio da adoção do sistema de mérito, o único capaz de diminuir as injunções dos interesses privados e político-partidários na ocupação dos empregos públicos. (Compartilhe)


Apoiadores

Clique aqui para conhecer todos os Apoiadores de Migalhas


Sorteio

A obra "Grandes Temas do Direito Brasileiro: Compliance" (Almedina Brasil - 210p.), coordenada por Ana Cristina Kleindienst, contribui para delinear aspectos essenciais do compliance no Brasil. A editora vai premiar um migalheiro. (Clique aqui)

Lançamentos

No próximo dia 9, a Saraiva Jur lança o "Vade Mecum Saraiva", em SP, no Shopping Pátio Paulista, das 19 às 22h. Na ocasião, terá uma profissional personalizando os Vade Mecum comprados no evento e uma mesa de autógrafos com Erick Machado, proprietário do perfil de Instagram Entendendo Direito. Garanta sua presença. (Clique aqui)

Com mais de 200 exercícios e questões práticas, o livro "Manual Teórico-Prático do IVA", de Joaquim Miranda Sarmento, é lançamento da Editora Almedina. (Clique aqui)

Migalhíssimas

Hoje, Perlman Vidigal Godoy Advogados, em parceria com o Ártica, empresa de assessoria financeira de aquisições, promove em SP o "Café com Conteúdo PVG – Fusões e Aquisições no Setor de Saúde", evento que irá abordar o movimento de transações no setor de saúde nos últimos anos, panorama atual e perspectivas.

Acontece hoje mais uma edição do "Café & Compliance", do IBC - Instituto Brasileiro de Compliance, em sua sede no RJ. O palestrante convidado é Paulo Wanick, diretor de Finanças, Risco & Compliance e Tecnologia da Informação da AcelorMittal Brasil e coordenador do MBA em Governança, Riscos & Compliance – GRC, da UVV Business School/ES. O criminalista Carlo Huberth Luchione, vice-presidente do IBC e sócio de Luchione Advogados, é um dos coordenadores do evento, que é realizado todo mês, sempre com a participação de um expoente da área de Compliance, com o objetivo de cada vez mais fomentar e conscientizar a cultura de integridade no âmbito corporativo e público. (Clique aqui)

Em comemoração aos 8 anos das Câmaras Empresariais do TJ/SP, o escritório Warde Advogados promove uma série de palestras sob a coordenação do advogado Walfrido Warde. O evento "Oito Anos de Jusrisprudência das Câmaras Empresariais" será aberto amanhã, às 15h, pelo advogado Alfredo Sérgio Lazzareschi Neto, que focará no tema "As decisões sobre sociedades anônimas". (Clique aqui)

Luiz Edgard Montaury Pimenta, sócio da banca Montaury Pimenta, Machado & Vieira de Mello Advogados e presidente da ABPI - Associação Brasileira da Propriedade Intelectual, fará parte da mesa de abertura do "XII Jornadas 2019- congresso da ACHIPI (Associação Chilena da Propriedade Intelectual)", dia 1º/8, em Santiago/Chile. O evento abordará o tema "A Propriedade Intelectual como motor criativo e de inovação" e contará com a presença de profissionais e docentes das áreas de PI, Farmacêutica, Cosmética entre outras.

No próximo dia 5/8, começam as turmas de Direito Quântico e Direitos Humanos do advogado e professor Ricardo Sayeg (HSLAW). As disciplinas fazem parte do mestrado e doutorado da PUC/SP.

Com notória especialização em Direito Administrativo, Thaís Marçal foi incluída na lista de árbitros da CAMES. A Câmara de Mediação e Arbitragem Especializada conta com corpo de árbitros altamente especializado e se encontra organizada com Escola e Núcleos Nacionais Especializados, além de promover cursos e eventos para o aperfeiçoamento profissional. (Compartilhe)

Economia digital

A partir de cada nova tecnologia surgem também novos questionamentos jurídicos. Nesse contexto, o curso "Direito Empresarial na Economia Digital", da PUC-SP, atualiza e prepara o aluno para enfrentar os desafios do mercado de forma diferenciada. Inscreva-se. (Clique aqui)

Precificação

Dia 6/8, a Radar – Gestão para Advogados realiza o curso online "Precificação Prática na Advocacia", ministrado por Johnny A. Polak, que traz práticas sustentáveis, assegurando os bons negócios do seu escritório. (Clique aqui)

Posse e usucapião

Estão abertas as inscrições para o curso online da CEO Treinamentos "Posse e Usucapião". (Clique aqui)

Direito Empresarial

ABDCONST - Academia Brasileira de Direito Constitucional inicia, dia 5/8, o curso de pós-graduação em "Direito Empresarial", que propicia aos participantes um instrumental teórico e prático a ser utilizado no assessoramento de empresas de grande, médio e pequeno porte. (Clique aqui)

Holding familiar

Com o objetivo de proporcionar uma melhor visão sobre o tema "Holding familiar - A importância de conhecer suas vantagens", foi criada a apostila virtual e o treinamento "In Company". Confira e concorra a uma apostila. (Clique aqui)

Não perca!

Sodepe Brasil promove os cursos "Capacitação em Mediação", dia 8/8 (clique aqui); e "Tributação na Construção Civil", dia 13/8 (clique aqui), ambos em SP. Concorra às vagas-cortesia.

Eventos

Em SP, dia 1º/8, a AASP promove o curso "A MP 881/19 (Liberdade Econômica) e as alterações do Código Civil" (clique aqui). No dia 6/8, realiza o evento "Prática de locação e ações locatícias", com o sorteio de uma vaga-cortesia. (Clique aqui)

Pós-graduação

Estão abertas as inscrições para a pós-graduação de "Direito Civil e Direito Processual Civil", da UNAERP, coordenada pelo professor Olavo Augusto Vianna Alves Ferreira. (Clique aqui)

Direito Penal

Com o objetivo de preparar o candidato em temas específicos na disciplina de Direito Penal, a Intelecto Soluções Inteligentes está com inscrições abertas para o "Curso Super OAB 2ª Fase – Direito Penal". (Clique aqui)

PIS/COFINS

A partir do dia 13/8, às 10h, o IbiJus – Instituto Brasileiro de Direito realiza o curso online "Jornada AdvExpert: Recuperação de PIS/COFINS". Inscreva-se. (Clique aqui)

Palestra

Dia 8/8, às 17h, o desembargador aposentado Geraldo Prado palestra sobre a obra "A Cadeia de Custódia da Prova no Processo Penal", que será lançada na Biblioteca Daniel Aarão Reis, do IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros, às 18h. As inscrições são gratuitas. Aos estudantes de Direito será concedida uma hora de estágio pela OAB/RJ. (Clique aqui)

Compliance Desportivo

"Compliance Desportivo" é o tema do evento da Escola Superior de Advocacia da OAB/RJ, que acontece dia 20/8, das 18 às 20h, no Plenário José Ribeiro de Castro Filho. As inscrições são gratuitas e valem horas de atividade complementar. (Clique aqui)

Direito Digital

Está marcado para os dias 6 e 7/8 o "I Simpósio de Direito Digital", promovido pela Comissão Especial de Direito Digital da OAB/SP. Confira a programação. (Clique aqui)


Fomentadores

Clique aqui para conhecer todos os Fomentadores do Migalhas


Migalhas também é cultura!

Joaquim Manuel de Macedo | Padre Antônio Vieira | Luís Roberto Barroso | Joaquim Nabuco | Paulo Bomfim | Lima Barreto | Olavo Bilac | Bernardo Guimarães | Camilo Castelo Branco | Aluísio Azevedo | Bastos Tigre | Rui Barbosa | Machado de Assis | Euclides da Cunha | Eça de Queirós | José de Alencar

Clique aqui e acesse mais títulos


Mural Migalhas

Veja abaixo as cidades carentes de profissionais:

AP/Mazagão
CE/Chorozinho
GO/São Domingos
PA/Breves
SC/Papanduva
SP/Iperó

Cadastre-se como um Correspondente Migalhas. (Clique aqui)


Migalhas Clipping

The New York Times - EUA
"Trump Belittles His Black Critics And Seeks Shield"

The Washington Post - EUA
"Fed readies for big gamble"

Le Monde - França
"Boris Johnson accélère les préparatifs du «no deal»"

Corriere Della Sera - Itália
"«Hanno ucciso, non sono pentiti»"

Le Figaro - França
"Délinquance: l´inquiétante hausse des cambriolages"

Clarín - Argentina
"Causó revuelo el polémico plan de Alberto F. de dólar alto y no pago de intereses"

El País – Espanha
"Iglesias insiste en la coalición pese a la presión interna por la vía portuguesa"

Público - Portugal
"Subsídios de ´deficiência´ requeridos para crianças com asma"

Die Welt - Alemanha
"Deutsche Industrie für Einsatz der Bundeswehr am Golf"

The Guardian - Inglaterra
"Pound on the slide as alarm over no-deal Brexit grows"

O Estado de S. Paulo - São Paulo
"Disputa entre facções deixa 57 presos mortos no Pará"

Folha de S.Paulo - São Paulo
"Rebelião mata 57 em presídio no PA"

O Globo - Rio de Janeiro
"Documentos desmentem versão de Bolsonaro sobre morto pela ditadura"

Estado de Minas - Minas Gerais
"O país que banalizou a barbárie"

Correio Braziliense - Brasília
"Presidente da OAB vai ao STF contra Bolsonaro"

Zero Hora - Porto Alegre
"Entidades querem que Bolsonaro explique fala sobre morte de adversário da ditadura"

O Povo - Ceará
"Governadores do Nordeste poupam Bolsonaro"

Jornal do Commercio - Pernambuco
"Jair Bolsonaro inflama ferida da ditadura"