domingo, 20 de setembro de 2020

INFORMATIVO
MIGALHAS nº 4.935

 

Sexta-Feira, 11 de setembro de 2020 - Migalhas nº 4.935.
Fechamento às 10h48.

Registro

Migalhas anuncia que, a partir de hoje, conta com mais um Apoiador:

  • Arlei Dias Advogados e Consultores Associados

(Clique aqui)


"Cada tempo tem a sua Ilíada; as várias Ilíadas formam a epopeia do espírito humano."

Machado de Assis

Nova era

Ministro Luiz Fux é o novo presidente do Supremo Tribunal Federal. (Clique aqui)

Eixos

O presidente Fux apresentou seu plano de gestão em cinco eixos: 1) a proteção dos direitos humanos e do meio ambiente; 2) a garantia da segurança jurídica conducente à otimização do ambiente de negócios no Brasil; 3) o combate à corrupção, ao crime organizado e à lavagem de dinheiro, com a consequente recuperação de ativos, 4) o incentivo ao acesso à justiça digital, e 5) o fortalecimento da vocação constitucional do STF. Assista à integra do discurso. (Clique aqui)

Boa lembrança

Em nome de toda a Corte, o ministro Marco Aurélio proferiu discurso de congratulações a Fux e Rosa Weber. O início de sua fala foi direcionada a outro chefe de Poder: Jair Bolsonaro. "V.Exa. foi eleito com mais de 57 milhões de votos, mas é presidente de todos os brasileiros (...) cuide especialmente dos menos afortunados". (Clique aqui)

Sessão em tempos de pandemia

Como noticiado ontem por este poderoso rotativo, o plenário do STF foi repaginado e adaptado às normas sanitárias (clique aqui). O ministro Marco Aurélio reparou nas mudanças e não deixou de expor suas impressões ao "novo normal": "Sinto-me em uma cabine telefônica. E só espero não ser apenado pelo patrimônio histórico." (Compartilhe)

"Disca pra fulano"

Para os migalheiros mais novos, que já nasceram sob os auspícios da internet, cabine telefônica era um lugar onde as pessoas entravam e "discavam" o número para o qual queriam fazer uma ligação. Antes dessa modernidade de chamar diretamente, as pessoas tinham que acionar uma telefonista, que era responsável por chamar a pessoa e fazer a "ligação" entre um e outro. Ditosos tempos.

Operação Tipo 1

Nessa história do preço dos alimentos, a melhor é a do Sensacionalista: "Feijão por cima do arroz será considerado ocultação de bens."

Maus-tratos animais

Em tramitação na Câmara, o PL 4.438/20 quer obrigar síndico a comunicar maus-tratos de animais em condomínios. (Clique aqui)

KKKKK

Sobre o PL em defesa dos animais, que aumenta pena para quem maltrata cães e gatos, Bolsonaro falou ontem que irá fazer uma enquete no Facebook para saber se sanciona ou veta.

É pra já!

Ministro Lewandowski deferiu medida cautelar para determinar a aplicação, nas eleições de 2020, dos incentivos às candidaturas de pessoas negras no formato definido pelo TSE. No mês passado, a Corte Eleitoral decidiu que a divisão proporcional de recursos e propaganda eleitoral entre brancos e negros valeria a partir de 2022. Para S. Exa., a decisão do TSE não alterou o processo eleitoral, sendo possível, portanto, sua aplicação já nas eleições municipais deste ano. (Clique aqui)

Ao mesmo tempo

Parte presencial; parte remota. Assim foi a audiência realizada ontem na 3ª vara do Trabalho de João Pessoa/PB, presidida pela juíza do Trabalho Rosivânia Pereira Gomes. Presencialmente participaram a magistrada, o digitador de audiências, o autor do processo e o seu advogado. Os representantes das empresas participaram de Brasília/DF e de Goiás/GO por meio de videoconferência. Ah, a modernidade... Veja as imagens. (Clique aqui)

Responsabilidades

A prefeitura de Natal/RN publicou decreto autorizando o retorno gradual das aulas presenciais da rede privada de ensino. A norma, no entanto, traz uma determinação curiosa: os pais dos alunos não poderão culpar escola ou o Poder Público em caso de infecção pela covid-19. Isso porque o decreto apresenta um termo de responsabilidade que deve ser assinado pelos responsáveis dos alunos autorizando a ida para a instituição. (Clique aqui)

Visitas - Penitenciária

A juíza de Direito Leila Cury, da vara de Execuções Penais do DF, determinou o retorno das visitas presenciais no Complexo Penitenciário da Papuda a partir da próxima quarta-feira, 16. As visitas estavam suspensas desde 11 de março em razão da pandemia. (Clique aqui)

Novo Apoiador

Capitaneada por Arlei Dias dos Santos, a banca Arlei Dias Advogados e Consultores Associados presta serviços no segmento do Direito Empresarial, com forte atuação no Direito Civil, com ênfase na empresa, Direito da Economia, Direito Bancário e Direito Societário. Localizado em Canoas/RS, atua na área de preservação de empresas e na sua geração de renda e defesa do seu patrimônio. A sociedade detém expertise em Direito de Concessionários e na Relação Jurídica que regula os fabricantes de veículos automotores no Brasil e a sua rede de distribuição. O escritório presta serviços jurídico para redes de concessionárias de automóveis, caminhões, motocicletas e para implementadores rodoviários, com forte atuação em contencioso judicial envolvendo fabricante e concessionários de veículos. Clique aqui e conheça o novo Apoiador do Migalhas.


Apoiadores

Clique aqui para conhecer os festejados Apoiadores de Migalhas


  • Colunas

Migalhas de Proteção de Dados

Adalberto Simão Filho e Janaina de Souza Cunha Rodrigues apresentam algumas das razões pelas quais devem empresas e instituições, independentemente das suas naturezas jurídicas, familiarizarem-se com a cultura de proteção de dados e certificarem-se internamente acerca dos reflexos da LGPD sobre as suas atividades. (Clique aqui)

Impressões Digitais

A publicação do decreto regulamentador da Autoridade Nacional de Proteção de Dados é um passo importante, mas não há tempo a perder para nomeação de seus integrantes. De acordo com Daniel Guariento e Ricardo Maffeis, questões importantes da LGPD só serão definidas com o efetivo funcionamento do órgão. (Clique aqui)

Migalhas de Responsabilidade Civil

Na coluna de hoje, Guilherme Magalhães Martins, Gabriel Oliveira de Aguiar Borges e João Victor Rozatti Longhi tecem considerações sobre alguns pontos nevrálgicos do projeto de lei das fake news. (Clique aqui)

Direito Digit@l

Analisando o atual cenário social, o advogado Coriolano Camargo também aborda o tema das fake news. (Clique aqui)

Marketing Jurídico

Organização é, segundo o consultor Alexandre Motta, um dos pilares do profissional de qualidade e um excelente dispositivo para seu marketing pessoal. Fica a dica! (Clique aqui)

Investimentos financeiros

Semana do Brasil para investidores: Último dia para aproveitar o CDB prefixado do BTG Pactual com retorno de 7% ao ano. Confira! (Clique aqui)


Adeus, pensão

O desembargador Francisco Loureiro, do TJ/SP, manteve decisão que exonerou homem divorciado há mais de dois anos de pagar pensão alimentícia para a ex-esposa. O relator considerou, entre outros, que a mulher não demonstrou incapacidade laborativa, tem duas filhas maiores capazes de sustentá-la e ainda recebeu parte de indenização trabalhista do ex. (Clique aqui)

Adeus, pensão - II

"Os alimentos não podem se tornar fonte de renda eterna, mas apenas auxílio financeiro temporário nos casos de comprovada necessidade." Assim consta em acórdão da 7ª câmara de Direito Privado do TJ/SP, que afastou obrigação de homem pagar pensão alimentícia para a ex-mulher. No caso, colegiado considerou ausência de demonstração de tentativa da alimentada para ingressar no mercado de trabalho. O escritório Biazi Advogados Associados atua pelo ex-marido. (Clique aqui)

Falha no monitoramento

Município indenizará família de vítima morta por guarda com porte de arma restrito via decisão judicial. O agente podia portar arma apenas em local de trabalho, em razão de decisão judicial decorrente de atos ilícitos praticados no âmbito familiar. A 1ª câmara Cível do TJ/PR entendeu que o município falhou com dever de dar efetivo cumprimento à ordem. (Clique aqui)

Dispensa abusiva

Lojas Americanas terá de pagar indenização a um ex-empregado que foi vítima de homofobia ao "platinar" os cabelos. Ele chegou até a retornar o cabelo à cor natural, com receio de perder o emprego, mas, mesmo assim, acabou sendo dispensado. A decisão é da 6ª turma do TRT da 3ª região. Os julgadores entenderam que a dispensa foi discriminatória. (Clique aqui)

Concorrência parasitária

A 3ª câmara de Direito Privado do TJ/SP condenou laboratório farmacêutico por concorrência parasitária, ocorrida ao usar sinais distintivos e fazer referência indevida a medicamento para disfunção erétil de concorrente. A reparação por danos morais foi fixada em R$ 5 milhões e a indenização por danos materiais será objeto de posterior liquidação. (Clique aqui)

Desconsideração da personalidade jurídica

A mera inexistência de bens penhoráveis ou o encerramento irregular da empresa não basta para a incidência da desconsideração da pessoa jurídica e afetação de patrimônio dos sócios por obrigação da sociedade. Entendimento é do TJ/PR, ao negar incidente sob alegação de que a pessoa jurídica não tem bens penhoráveis e não mais funciona no endereço previsto no contrato social. (Clique aqui)

Dispensa abusiva - II

Empresa é condenada por despedir funcionário que testemunhou em ação trabalhista contra ela. Para 2ª turma do TRT da 4ª região, ação da empresa foi discriminatória e abusiva. (Clique aqui)

Plano de saúde

Plano de saúde deve fornecer remédio para tratamento de asma. Para magistrado, negar medicamento prescrito por médico é medida abusiva. Os advogados Rodrigo Lopes e Fernanda Giorno de Campos (Lopes & Giorno Advogados) atuam na causa pelo paciente. (Clique aqui)

Voo cancelado - PJ

Companhia aérea não deverá indenizar uma produtora de eventos por atraso no voo. Conforme sentença, pessoa jurídica não possui honra subjetiva não tendo, portanto, sua dignidade atingida em razão do cancelamento. A companhia aérea foi defendida pelas advogadas Bruna Leandra Candeias Pettenan e Carolina Manhães, do escritório Albuquerque Melo Advogados. (Clique aqui)

Alienação fiduciária - Depósito em consignação

Devedor de imóvel alienado fiduciariamente poderá fazer depósito em consignação. Tutela recursal da Justiça do PR também impede consolidação da propriedade do imóvel. O devedor é defendido no processo pelo advogado Orlando Anzoategui Jr., da banca Anzoategui Advogados Associados. (Clique aqui)

Migalhas dos leitores - Fotógrafo

"As fotos denunciam a existência de uma alma poética, sensível, humana e com elevada fé. São características do ser humano justo. Gostei de saber que debaixo da toga se encontra um homem justo." Donaldo Ferreira de Moraes

Semanário migalheiro

Confira as matérias mais lidas desta semana em Migalhas:

Juíza autoriza saque do FGTS em razão da pandemia. (Clique aqui)

Lava Jato faz busca e apreensão em escritórios de advocacia. (Clique aqui)

Marco Aurélio dirige-se a Bolsonaro na posse de Fux: "Foi eleito com mais de 57 mi de votos, mas é presidente de todos". (Clique aqui)

Netinha de Luiz Fux surge em sessão e ministros parabenizam pela recém-nascida. (Clique aqui)

Desembargador do ES dá doce na boca de servidora durante sessão virtual. (Clique aqui)

TJ/SP autoriza substituição da garantia do juízo por precatórios judiciais em execução fiscal. (Clique aqui)


Migalhas

O lugar para ver e ser visto é aqui!


Apoiadores

Clique aqui para conhecer os festejados Apoiadores de Migalhas


Migalhas

O lugar para ver e ser visto é aqui!


  • Migalhas de peso

Direito Público

Se antes da atual crise instalada já existia uma demora exacerbada nas análises dos pedidos administrativos dos servidores públicos, tal tempo se acentuou. Veja o artigo escrito pela advogada Elisabete Oliveira Bottolo, da banca Aparecido Inácio e Pereira Advogados Associados. (Clique aqui)

Alienação fiduciária e nova lei do agro

Deisy Vanessa Novais Granado e Ellen Carolina da Silva (Luchesi Advogados) ressaltam que as alterações promovidas pela nova lei do agro no instituto da alienação fiduciária seja de bem móvel ou imóvel, incrementam as operações financeiras com os títulos do agronegócio e dão maior segurança jurídica ao credor, seja ele brasileiro ou estrangeiro. (Clique aqui)

Recurso ordinário - Eleitoral

O advogado Guilherme Barcelos, do escritório Barcelos Alarcon Advogados, trata do Código Eleitoral e da controvérsia acerca do efeito suspensivo ope legis inerente ao recurso ordinário de natureza eleitoral. (Clique aqui)

Estoque rotativo

O oferecimento do chamado "estoque rotativo" como garantia do juízo em tempos de pandemia é abordado pelo advogado Henrique Gobbi, do escritório Vilas Boas Lopes e Frattari Advogados. (Clique aqui)

Responsabilidade - Terminal de cargas por alagamentos

Do escritório Machado, Cremoneze, Lima e Gotas - Advogados Associados, Paulo Henrique Cremoneze traz um breve ensaio sobre a responsabilidade do terminal de cargas por alagamentos decorrentes de chuvas intensas. (Clique aqui)

Tutela da evidência

A advogada Nathalia Alves de Azevedo e o professor Ricardo Calcini, da empresa Ricardo Calcini | Cursos e Treinamentos, abordam o instituto da tutela provisória de evidência prevista no art. 311 do CPC, com aplicabilidade supletiva no Processo do Trabalho, como mecanismo de concretização aos direitos fundamentais trabalhistas. (Clique aqui)

Contribuição previdenciária - Salário-maternidade

A inconstitucionalidade da contribuição previdenciária sobre salário-maternidade é o tema discutido em texto assinado pela advogada Bianca Soares De Nóbrega, da banca Braga & Garbelotti - Consultores e Advogados. (Clique aqui)

Recuperação judicial

Do escritório Adriana Lucena Sociedade de Advogados, a advogada Camila Crespi Castro tece comentários sobre recente decisão do STF acerca da exigência de apresentação de CND na recuperação judicial. (Clique aqui)

Sede de mudanças X Maturidade institucional

A PEC da reforma administrativa surge para responder à insatisfação com o funcionalismo público, mas pode ser um tiro no pé. É preciso falar sobre maturidade cultural e institucional, diz a advogada Taís Mota Vaz. Confira, na íntegra, a opinião. (Clique aqui)


Compramos seu precatório!

precatorios.migalhas.com.br


WhatsApp Migalhas

Receba notícias direto no seu celular.

Clique aqui para se cadastrar.


APP Migalhas

Baixe agora mesmo o aplicativo Migalhas e seja o primeiro a receber o Informativo. É gratuito e não precisa de cadastro. (Clique aqui)

Sorteio especial - Theotonio Negrão

Aproveite o final de semana e participe do sorteio! Na segunda-feira você poderá ser o ganhador das tão aguardadas edições 2020 dos "Código Civil e Legislação Civil em Vigor" (Saraiva Jur - 38ª edição - 2.352p.) e "Código de Processo Civil e Legislação Processual em Vigor" (Saraiva Jur - 51ª edição - 2.344p.), de Theotonio Negrão e atualizadas por José Roberto F. Gouvêa, Luis Guilherme A. Bondioli e João Francisco N. da Fonseca. O combo é presente dos atualizadores. Não perca! (Clique aqui)

Setembro Amarelo

Neste mês, em apoio à Campanha Mundial de Prevenção ao Suicídio, a banca Jacó Coelho Advogados, em Goiânia, está com a iluminação externa no tom amarelo. (Clique aqui)

Bancário Digital

Florence Terada acaba de chegar ao time do escritório Opice Blum, Bruno, Abrusio e Vainzof Advogados Associados para coordenar a atuação da banca em Bancário Digital. (Clique aqui)

Informe publicitário

Ágora, uma casa de investimentos completa com a força do grupo Bradesco. (Clique aqui)

Baú migalheiro

Em 11 de setembro de 1823, há 197 anos, morreu Hipólito José da Costa Pereira Furtado de Mendonça, jornalista, maçom e diplomata brasileiro, patrono da cadeira 17 da Academia Brasileira de Letras, considerado o patrono da imprensa. Morreu em 1823, sem chegar a saber que fora nomeado cônsul do Império do Brasil em Londres. Estava sepultado em St. Mary the Virgin, em Hurley, condado de Berkshire; mas em 2001 seus restos mortais foram trasladados para Brasília, nos Jardins do Museu da Imprensa Nacional. (Compartilhe)


Migalhíssimas

Pires & Gonçalves - Advogados Associados promove hoje webinar sobre as conquistas e desafios do CDC. (Clique aqui)

Advogada Mariangela Sarrubbo Fragata, professora da PUC-SP que participou da Comissão responsável pela elaboração do Código de Defesa do Consumidor, participa hoje, às 16h, de live fechada promovida pelo escritório Fragata e Antunes Advogados para fazer uma radiografia destes 30 anos de vigência do CDC e dos avanços registrados na relação entre fornecedores de bens e produtos e os consumidores. Mariangela é membro da Diretoria do Brasilcon, do Conselho Diretor do IDEC e do Conselho Curador da Fundação Procon de São Paulo.

O bate-papo de hoje do escritório monteiro de castro, setoguti advogados é com a atriz Arieta Corrêa, que falará sobre televisão, cinema, teatro, feminismo e maternidade. Às 17h, no canal da banca no Youtube. (Clique aqui)

Hoje, às 18h, o professor Geraldo Prado será o expositor na live "Advocacia criminal e o dever de confidencialidade", tendo como debatedor João Vieira Neto, presidente da Comissão de Direito Penal da OAB/PE e sócio do escritório João Vieira Neto Advocacia Criminal (clique aqui). Transmissão pelo Instagram da CDP (@cdp.oabpe).

Inicia hoje e segue até dia 21/9, o "Seminário Virtual do Instituto Brasileiro de Direito Penal Econômico (IBDPE)". A abertura será às 18h com os membros da diretoria do IBDPE: Guilherme Brenner Lucchesi (presidente), Marlus Arns de Oliveira (vice-presidente do instituto e sócio do escritório Arns de Oliveira & Andreazza Advogados Associados), João Rafael de Oliveira (diretor financeiro) e Bibiana Fontella (secretária-geral). Inscrições, clique aqui.

O Instituto dos Magistrados Brasileiros (IMB) e a OAB de Bangu promovem hoje encontro virtual em homenagem aos 30 anos do CDC. O evento será aberto pelo advogado Marcos Dessaune, palestrante do tema "Aplicação da teoria do desvio produtivo do consumidor", e pelo desembargador Federal do TRF 2, André Fontes. Ana Tereza Basílio, vice-presidente da OAB/RJ e sócia do escritório Basilio Advogados, fará participação especial. Os debatedores são os advogados Claudete Capella, presidente da OAB de Bangu, e Eduardo Kebian. A coordenação é de Genilton Garcia Castilho e o acesso será pelo Zoom. Inscrições, clique aqui.

Na próxima segunda-feira, Bosisio Advogados realiza o webinar "As novas tendências do direito do trabalho e desportivo: uma visão do futuro", às 17h, no canal oficial do escritório no YouTube. (Clique aqui)

De 14 a 18/9, as advogadas Gabriela Aidar, sócia do escritório Duarte Garcia, Serra Netto e Terra - Sociedade de Advogados, e Marcella Martins Montandon, associada da banca, ministrarão o curso "Licenciamento e Regularização: Introdução ao tema", promovido pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil e pela Soluções Regularização Imobiliária. O curso será das 10 às 12h. Inscrições, clique aqui.

A Comissão de Direito da Concorrência da OAB/RJ, que tem como presidente, João Marcelo de Lima Assafim (De Lima Assafim e Advogados Associados), realizará um ciclo de palestras sobre "Plataformas Digitais e Direito da Concorrência" (clique aqui). O evento acontece dia 16/9, das 10 às 12h, no canal da OAB/RJ no YouTube, clique aqui.

O advogado Renato Dolabella, sócio da banca Dolabella Advocacia e Consultoria, será um dos professores do curso "Direitos Autorais na Prática", promovido pela Music Rio Academy e pela Ubc - União Brasileira Dos Compositores. Início previsto para 21/9. As matrículas podem ser feitas com 20% de desconto (código UBC20), clique aqui.

O "40º Congresso do Instituto Brasileiro de Direito Constitucional (IBDC)" foi transferido para 2021. Será encerrado pelo ministro Alexandre de Moraes, com a presidência do professor Roberto Rosas (Rosas Advogados).

Tomou posse ontem como presidente do STF o ministro Fux. Confira a entrevista de sua excelência dada ao programa Data Venia, apresentado pelo advogado Luiz Flávio Borges D'Urso (D'Urso e Borges Advogados Associados) na RedeTV em setembro de 2018. (Clique aqui)

Fábio Medina Osório (Medina Osório Advogados) recebeu, ontem, a Ordem do Mérito Judiciário Militar. (Clique aqui)

Benhame Sociedade de Advogados firmou parceria com a DanTIC Consulting, consultoria especializada na área de processamento de dados e tecnologia da informação. (Clique aqui)

O escritório Chediak, Lopes da Costa, Cristofaro, Simões Advogados foi listado no ranking da publicação inglesa Chambers Latin America 2021. A banca foi destaque em Corporate/M&A na categoria Highly Regarded. O sócio Julian Chediak também foi reconhecido pelo guia por sua prática na área. Desde 2016, a banca é listada em Corporate/M&A pelo Chambers Latin America.

Novidades

Lançada a 2ª edição da obra "Manual do Advogado Iniciante", da Editora Mizuno, e escrito por Sabrina Dourado, Isadora Sapucaia e Cristiano Brandão. Peça já o seu! (Clique aqui

Neste mês de setembro, a Thomson Reuters - Revista dos Tribunais lança a 5ª edição da obra "Embargos de Declaração", de autoria do professor Luís Eduardo Simardi Fernandes. (Clique aqui)

Remuneração variável

As vagas com remuneração variável aos empregados ganharam força desde março, quando começou a pandemia. Como alguns setores apresentaram aumento de demandas, empresas no Brasil optaram por essa modalidade de remuneração com intuito de tentar superar esta fase crítica. Segundo o presidente da Employer, Marcos de Abreu uma forma bastante interessante, e que tem sido muito utilizada, são os prêmios trazidos na reforma trabalhista de 2017 pela Lei 13.467, que alterou o artigo 457 da CLT. (Clique aqui)

Ciclos econômicos

Economia regride ao patamar de 2009 e aumentam os desafios do desenvolvimento brasileiro. Neste contexto, é imprescindível fazer uma leitura crítica para retomar uma proposta de desenvolvimento do país com foco em planejamento para o enfrentamento da crise. A LEPHS oferece o curso "Ciclos Econômicos e Desafios do Desenvolvimento no Século XXI", em que Delfim Netto, Gilberto Bercovici, Luiz Gonzaga Belluzzo e Paulo Rabelo abordam o impacto das transformações da economia global no desenvolvimento nacional. (Clique aqui)

Projetos e ações

O "Programa: Projetos e Ações - Projeto Escola do Futuro em Artes Basileu França" será transmitido ao vivo e online pelo canal do Instituto Ludovico, no YouTube, no dia 13/9, às 20h. (Clique aqui)

Democracia

Pelo palco virtual da grande live "Democracia Vive!", que será realizada dia 13/9, a partir das 15h, pela campanha Brasil pela Democracia, passarão artistas, atletas, a presidente nacional do IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros, Rita Cortez, e representantes das mais de 70 entidades, organizações e movimentos sociais que aderiram à campanha. A live será transmitida pelo YouTube (clique aqui). Confira a programação completa do evento. (Clique aqui)

Propriedade intelectual

A ABPI - Associação Brasileira da Propriedade Intelectual e a OMI - Organização Mundial da Propriedade Intelectual promovem, dia 15/9, às 14h30, o webinar "Gestão de propriedade intelectual em eventos esportivos". O evento, da série IP Meetings, terá como palestrantes Carlos Castro, conselheiro sênior do Comitê Olímpico Internacional, Fernanda Magalhães, coordenadora da Comissão de Estudos de Direitos de PI em Matéria de Esporte da ABPI, e Vicente Rosenfeld, advogado in house da FIFA durante a Copa do Mundo no Brasil, que debaterão sob a moderação do presidente da ABPI, Luiz Edgard Montaury Pimenta. Da mesa virtual participam Luiz Edgard Montaury Pimenta e o diretor regional da OMPI no Brasil, José Graça Aranha.

Novas tendências da responsabilidade civil

AASP promove dia 15/9, às 17h, o webinar gratuito "Novas tendências da responsabilidade civil". Participam do evento: Nelson Rosenvald, Tula Wesendonck e Eduardo Lemos Barbosa (mediação). O objetivo do webinar é apreciar a nova realidade das "fronteiras" da responsabilidade civil, aumentadas com a pandemia. (Clique aqui)

Direito Previdenciário

O IEPREV - Instituto de Estudos Previdenciários realiza o "VI Congresso Brasileiro de Direito Previdenciário", de 17 a 19/9, na modalidade online. Inscreva-se! (Clique aqui)

SYNERGY Brasil 2020

A Thomson Reuters Brasil promove nos dias 23 e 24/9 o evento "SYNERGY Brasil 2020", trazendo líderes e especialistas para discutir sobre tendências, desafios e novidades tecnológicas do mercado. (Clique aqui)

Fenalaw

Estão abertas as inscrições para a "Fenalaw 4.0 Xperience". Evento 100% digital e gratuito será realizado de 13 a 15/10. Inscreva-se! (Clique aqui)

Arbitragem

A comissão de jovens do Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá, a New Generation (NewGen), apoia o evento "Gênero e Arbitragem: qual o impacto do viés inconsciente no dia a dia das mulheres?", que acontece hoje. A assistant case manager do CAM-CCBC, Vitoria Campos, integrará o evento. A organização é do Grupo de Estudos e Pesquisas em Arbitragem da USP. Ainda sobre a atuação da comissão, a NewGen marca presença na "II Semana de Arbitragem do Norte", organizado pelo Núcleo Especial de Arbitragem do Norte - NEA. A case manager do Centro, Ana Flávia Furtado, abordou ontem, 10/9, o mercado de arbitragem.

Manual de fluxos e procedimentos

Dia 23/9, das 19 às 21h, você poderá aprender como elaborar o Manual de Fluxos e Procedimentos do seu escritório de advocacia, de acordo com o método Samantha Albini e Radar - Gestão para Advogados, orientado pelas regras da ISO 9001, melhores práticas, gestão de projetos, demais técnicas dos serviços jurídicos e adaptável a todos os softwares de gestão. E mais, receba um exclusivo exemplo de Manual de Fluxos e Procedimentos para basear o seu manual. (Clique aqui)

Jovem Advocacia

De 15 a 17/9, a OAB/DF promove a "I Semana da Jovem Advocacia do Distrito Federal". (Clique aqui)


Bom fim de semana!


Fomentadores

Clique aqui para conhecer todos os Fomentadores do Migalhas


Migalhas também é cultura!

Monteiro Lobato | Joaquim Manuel de Macedo | Padre Antônio Vieira | Luís Roberto Barroso | Joaquim Nabuco | Paulo Bomfim | Lima Barreto | Olavo Bilac | Bernardo Guimarães | Camilo Castelo Branco | Aluísio Azevedo | Bastos Tigre | Rui Barbosa | Machado de Assis | Euclides da Cunha | Eça de Queirós | José de Alencar

Clique aqui e acesse mais títulos


Mural Migalhas

Veja abaixo as cidades carentes de profissionais:

CE/Aracoiaba
CE/Trairi
GO/Planaltina
GO/Rubiataba
MT/Jauru
PB/Nova Floresta
PI/Palmeirais
SP/Fartura
TO/Bandeirantes do Tocantins

Cadastre-se como um Correspondente Migalhas. (Clique aqui)


Migalhas Clipping

The New York Times - EUA
"Disastrous Wave Of Climate Events Slams California"
The Washington Post - EUA
"Trump's campaign pulls back on TV ads"
Le Monde - França
"Les migrants deviennent un enjeu du Brexit"
Corriere Della Sera - Itália
"La scuola riparte in salita"
Le Figaro - França
"Les agriculteurs face aux défis de la transition écologique"
Clarín - Argentina
"Larreta va a la Corte: 'La decisión es inconstitucional y arbitraria'"
El País - Espanha
"Rajoy y Casado tendrán que responder en el Congreso por el espionaje a Bárcenas"
Público - Portugal
"CGTP sugere horário de 35 horas de trabalho para evitar contágios"
Die Welt - Alemanha
"Staat nimmt fast 30 Milliarden Euro weniger Steuern ein"
The Guardian - Inglaterra
"Brexit talks on brink as UK rejects ultimatum"
O Estado de S. Paulo - São Paulo
"Fux diz que harmonia entre Poderes não significa subserviência"
Folha de S.Paulo - São Paulo
"Cidade de São Paulo tem desaceleração da Covid pela 1ª vez"
O Globo - Rio de Janeiro
"Economia pede que Justiça explique intimação a varejistas"
Correio Braziliense - Brasília
"Fux critica politização do STF e defende Lava-Jato"
Zero Hora - Porto Alegre
"Após ano de estiagem, safra de verão no RS deve crescer cerca de 40% em 2021"
O Povo - Ceará
"O que a escolha de Sarto representa no cenário eleitoral"
Jornal do Commercio - Pernambuco
"Hora de zerar as dívidas"

Atualizado em: 11/9/2020 04:52

Compartilhar

INFORMATIVO

Cadastre-se e receba gratuitamente o informativo diário por email ou pelo Migalhas App.

CADASTRAR