Leitores

Imprensa

4/5/2021
Sérgio Aranha da Silva Filho

"Sabemos o que é a conspiração do silêncio. Ela se dá quando as boas obras e as grandes reuniões naturalmente organizadas por quem é capaz, são deixadas na penumbra por parte da imprensa, enquanto se orquestram por interesses e privilégios obras outras que atentam contra a verdade. Não é preciso ser inteligente para saber-se que quando parte da imprensa não fala como deveria falar de uma grande manifestação a favor de um governante, não é porque ela não sabe da grandeza do evento, é porque ela, por outros interesses, é contra o próprio governante e os que nele democraticamente votaram. É, portanto, parcial, o que mortalmente fere o verdadeiro propósito ao qual deveria se dedicar. Assim, perde credibilidade e gera notícia que não lhe interessa, ou seja: Se o evento não foi por ela divulgado como deveria é porque ele foi um grande sucesso, pois se lá não estivesse ninguém, seria publicado com a manchete: Fracassa a manifestação a favor do presidente! A conspiração do silêncio, quando ocorre, é o fim de um tipo de imprensa desacreditada que só engana os que a produzem. Que fique bem claro que a carapuça só deve servir aos que não divulgam tudo."

4/5/2021
Eduardo Augusto de Campos Pires

"Pela primeira vez, em minha provecta vida, assisti ao dia dedicado ao trabalhador, em 1/5/2021, o povo nas ruas de todo este nosso aviltado país, não clamando por uma suposta greve! Não senhores, o grito era por liberdade e democracia, direitos fundamentais daqueles que ali estavam. E pasmem, não vi uma linha da nossa dita grande imprensa, retratando o momento cívico com a importância devida. Voltei a pensar em Lima Barreto, que um dia disse: O Brasil não tem povo, tem público! Será que ainda teremos a graça de ver, esse povo sofrido e humilhado, passar de público à povo?!"

Audiências por videoconferência

6/5/2021
Ana Leides Freitas Costa de Paula Ribeiro

"Com a adequação ao sistema remoto e audiências por videoconferências, tudo é uma surpresa. Hoje, ao participar de uma audiência UNA, conduzida pelo magistrado dr. Bruno Barros, da comarca de Carinhanha, interior da Bahia, fiquei nervosa pois o meu cliente, que se encontrava em outra cidade, não conseguia acessar a sala virtual da audiência. E, para minha surpresa, visto não ser muito comum, o dr. Bruno, além de dirigir a mim palavras confortantes e pedindo que acalmasse que tudo seria resolvido, sugeriu que eu fizesse uma chamada de vídeo para meu cliente e aproximasse a tela do celular à câmera do meu computador. Assim, foi possível o magistrado dialogar com o meu cliente e prosseguir com a audiência sem prejuízos. Foi admirável a atitude desse magistrado."

Eleição 2022

5/5/2021
Armando Bergo Neto

"Surgiu, no final do mês de março do corrente ano, um grupo heterogêneo que tem como bandeira a democracia, o equilíbrio, a busca do meio termo, com discurso moderado, tendente a aparar as arestas, unificar o nosso país, acabando com cizânias entre os dois grupos de polos opostos. De todos os seus integrantes, seria interessante, ao meu ver, uma chapa formada por Luciano Huck/Eduardo Leite (governador do RS) ou Luciano Huck/Mandetta (político, médico, ex-ministro). Huck porque é preciso de alguém com popularidade, conhecido nacionalmente por todo o estrato da sociedade, de pobres a ricos, de letrados a analfabetos, de norte a sul, de leste a oeste. O vice, com experiência e vivência políticas. Penso que essa chapa lograria o segundo turno. E, independentemente com quem viesse a disputar o segundo pleito, sairia vitoriosa, por razões óbvias. Precisamos mudar! Pensemos nisso!"

Menino da porteira

3/5/2021
Luiz Felipe Martins Rei

"Sim a Exma. dra juíza a meu ver, na sua decisão final, chamar mãe e filho e saber pessoalmente olho no olho e conversar, ouvir mais e saber as motivações, antes de decidir em sala fechada; pois continuou a pendenga quando decidiu retirar as ferramentas da casa da mãe. Criando com isso motivação de futuras brigas! Tenho certeza!"

Gramatigalhas

Ataques - STF

3/5/2021
Luiz Guilherme Winther de Castro

"Mas, aceita serem chamados de covardes e agredidos por políticos diversos. É só consultar na internet, está tudo gravado ali. Por outro lado, a existência de partidos de esquerda que nada mais são que partidos comunistas, é legal. Isso não é um atentado contra a democracia. Ser comunista é ser democrata? Comunismo não é regime de ditadura terrorista e escravagista? Quanta hipocrisia e por parte de quem deveria zelar pela liberdade democrática e fazer cumprir a lei! Por isso que o jurista Ives Gandra disse que o 'stf' foi aparelhado pelo 'pt'. Está no YouTube!"

1º de maio

6/5/2021
Abílio Pereira Neto

"Está certa a imprensa ao não divulgar plenamente, em plena pandemia, irresponsáveis aglomerados no dia 1° de maio porque algumas imagens nos bastam. Comemoravam o quê? 400 mil mortos, eu acho."

Machismo estrutural

5/5/2021
Leonardo David Quintiliano

"A falha das lideranças, que reproduzem o machismo estrutural (o qual dispensa a intenção consciente), só pode ser resolvida com mudança regimental que assegure a presença de mulheres e quiçá de outras minorias, conforme a proporcionalidade, que não deve ser apenas partidária."

Envie sua Migalha