Leitores

Gramatigalhas

14/12/2021
Vinicius Silva Orlando

"Gostaria de saber se na frase 'No dia seguinte, Marina teve uma surpresa quando a árvore começou a falar, mas logo ela se acostumou e eles se tornaram grandes amigos'. Eles e amigos estão flexionados corretamente no masculino? Uma vez que a árvore não caracteriza gênero."

16/12/2021
Merla Brunelli Vallim

"Posso usar o verbo 'apresentar' no infinitivo ou flexionado no exemplo abaixo? 'Quando uma ou mais condições (ocorrências) citadas acima apresentar alguma não conformidade'. ou 'Quando uma ou mais condições (ocorrências) citadas acima apresentarem alguma não conformidade'."

Honorários

14/12/2021
Dávio Antonio Prado Zarzana

"A propósito de honorários de advogado e valores elevados, alguém sabe dizer como o ex-presidente Lula teve dinheiro para pagar o Escritório Zanin por todas as defesas, pois foi coisa de milhões, até agora."

Informativo Migalhas

13/12/2021
Paulo César Pinto da Silva

"Distinto Alto Diretor, não há como deixar de parabenizar o 'Migalhas' pelo Informativo de hoje, especificamente quanto às migalhas 'Novidade', 'Neverland', 'Parafernalha' (principalmente!), 'Embrulha pra viagem' e 'Porta dos fundos'. Que precisão! Que elegância! Que sutileza! E que tabefes... Em quem deveria saber por que está apanhando... Ainda há respiro neste surrado país."

Migalhas dos Leitores

15/12/2021
Abílio Pereira Neto

"O prezado dr. Dávio Zarzana talvez não saiba que nos autos dos processos que embasaram as sentenças de Sergio Moro e Gabriela Hardt (que não se basearam em indícios, mas em provas reais...rsrs) existem cópias dos extratos bancários das contas secretas de Lula no exterior das quais saíram todo dinheiro que bem remuneraram o dr. Zanin e sua prezadíssima esposa. Nem Moro, Gabriela ou eu temos prova disso, apenas muita convicção."

Passaporte vacinal

17/12/2021
Zé Preá

"Nunes Marques divertiu
Todo o nosso bananal
Parando essa votação
Do passaporte vacinal
Será que está com ameba
No seu trato intestinal?"

Puxar a capivara

17/12/2021
Luiz Chiaradia

"Na verdade, essa expressão: 'puxar a capivara', guarda relação direta com a caça daquele roedor. Normalmente se caçava a capivara em banhado de charcos, durante a noite, de sorte que só se via os olhos da caça, refletindo as luzes das lanternas. Então se disparava e depois se aproximava do alvo para tirá-lo da água. Era necessário, portanto, puxar o roedor para dentro do barco, e somente então se saberia o tamanho da caça abatida. A expressão foi criada justamente para saber o tamanho da FA do investigado…"

Envie sua Migalha