Leitores

Barroso no camburão

Baú migalheiro

5/4/2022
Zanon de Paula Barros - escritório Leite, Tosto e Barros Advogados Associados

"Embora não seja minha especialidade (sou um simples advogado), entendo que houve engano na informação segundo a qual as estátuas da ilha de Páscoa 'foram esculpidas em tufos calcários vulcânicos'. Tais tufos ou são calcários ou são vulcânicos pois são rochas de origens diferentes. As rochas calcárias são rochas sedimentares, formadas pelo depósito e sedimentação de substâncias calcárias (como conchas, por exemplo), enquanto as rochas vulcânicas são rochas ígneas, originárias diretamente do manto terrestre."

Nota da redação: Conforme exposto pelo ilustre leitor, a nota foi corrigida.

Falecimento - Lygia Fagundes Telles

4/4/2022
Rubens Naves e Belisário dos Santos Jr., sócios de Rubens Naves Santos Jr. Advogados

"Lygia nos deixou hoje, em pleno abril de 2022. Desde logo, esqueçam de perguntar quantos anos tinha. Ela não gostava e, ademais, era das pessoas que não tinha referência no tempo comum. Era jovem, sempre foi. De ideias modernas. De escritura leve, mas profunda e cativante. Fez da estrutura da bolha de sabão um livro de contos, advertindo desde as primeiras linhas que bolha de sabão é o outro nome do amor. Corajosa, em "As Meninas", trouxe o relato de sevícias no DOI-CODI durante a ditadura militar, a primeira escritora a assim proceder. Formada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Gostava de contar como era ser uma das poucas mulheres na São Francisco. Foi procuradora do Instituto de Previdência do Estado de São Paulo. Quem não amava Lygia? Que atire a primeira bolha de sabão... Lygia vive. Em seus livros, em suas histórias. No amor que espalhou aos quatro ventos. Será sempre lembrada com carinho, com alegria, com um sorriso de embevecimento. Com um olhar perdido nas lembranças... Perdemos também uma cliente querida. Será sempre lembrada por seu legado de grande escritora, de personalidade forte mas meiga ao mesmo tempo. Foi o sorriso que encantava, mas também a primeira escritora a denunciar a tortura durante a ditadura militar. Resta pensar que Lygia viverá para sempre. Em sua obra e em nossos corações."

Gramatigalhas

4/4/2022
Ana Valéria Murta

"Prezado dr. José Maria da Costa, qual verbo eu deveria utilizar para dizer que o húmus origina-se da matéria orgânica das plantas: proceder ou preceder? Obrigado."

7/4/2022
Sidnei de Medeiros Vicente

"Uma dúvida para a seção Gramatigalhas. É correto empregar 'per capta' em vez de 'per capita'? Eu sou do tempo em que se falava apenas 'per capita', mas agora começo a ler 'per capta' aqui e acolá."

8/4/2022
Raimundo Macêdo Pinto

"A minha dúvida é sobre o uso da vírgula. Eu penso que é correto usar vírgula depois de qualquer conjunção adversativa no início de período e de oração. Mas não tenho certeza disso! Ajude-me, por favor."

Oscar

5/4/2022
Zé Preá

"De acordo com o jornal britânico The Sun, o ator Will Smith, que levou a estatueta de Melhor Ator por sua atuação em King Richard - Criando Campeãs, se internará em uma clínica de reabilitação destinada a ricos e famosos para saber lidar com a grande rejeição que vem sofrendo desde aquele seu ato de violência cometido no palco da premiação. Disse que além da rejeição de parte do público e da classe artística, os estúdios que tinham produções com o ator estão colocando os filmes com ele em segundo plano. O objetivo seria não associar a imagem de Smith com suas respectivas marcas. Alguns longas que foram paralisados após o tapa são Bad Boys 4 e Fast and Loose. Eu acho que tudo isso foi apenas para que sua mulher não lhe fizesse uma cobrança do tipo: você é um banana que não fez nada para me defender. Aí eu me lembro do nome daquela troça do carnaval de Olinda: 'Mulé arreta o cara'."

TST - STF

7/4/2022
Zé Preá

"Ives critica a Corte
Fazendo terrível aceno
De que lá quer um assento
Pra destilar seu veneno
O Supremo é muito grande
Pra quem parece pequeno!"

Envie sua Migalha