Leitores

Centenário - Rui Barbosa

1/3/2023
Luiz Philippe Westin Vasconcellos

"Estranhei o tratamento de 'você" dado ao ilustre Ruy Barbosa na onírica entrevista. Creio que bem caberia o tratamento, no mínimo de 'senhor', ainda mais nessa atualidade ortográfica cheia de 'emogis' e pronomes 'neutros'. Entrevista é diálogo coloquial, porém há que se avaliar e valorar com quem se fala. Respeito é bom e Ruy gosta."

Gramatigalhas

1/3/2023
Rodrigo Tanajura Barreto

"Gostaria de enviar uma dúvida para a coluna Gramatigalhas: No livro Moby Dick tem a seguinte frase: 'A religião tira-lhe de dentro o tubarão'. A expressão 'de dentro' é um complemento nominal, adjunto adnominal ou outra classificação?"

2/3/2023
Vinícyus Barros da Silva

"Mestre, gostaria de saber se a vírgula é facultativa ou proibida após as conjunções das orações coordenadas sindéticas conclusivas e adversativas (na ordem direta). Por exemplo: Ele joga muito bem, portanto, será titular. Ele fuma, entretanto, não traga."

3/3/2023
Pedro Carmo

"O dicionário Houaiss, por sua vez, define que o verbo 'subsumir' é regular e deve ser conjugado como os igualmente regulares 'resumir', 'assumir', 'presumir'. A despeito do que dizem os linguistas mencionados, o que afinal determina que o verbo 'subsumir' é regular ou irregular?"

Inscrição suplementar OAB

3/3/2023
Sérgio Furquim

"Ao se inscrever na OAB, o advogado está apto a prestar seus serviços em qualquer Estado da nação brasileira. Não importa em qual seccional o advogado se inscreveu. É um absurdo o Conselho Federal manter o número de cinco causas para que não seja preciso requerer a suplementar. Hoje em dia com o avanço tecnológico PJE não há necessidade dos advogados deslocar pessoalmente a outros Estados para atuar em causas que foi contratado. O Conselho Federal deve rever esta posição para que seja revogado o parágrafo 2º art. 10 do EAOAB."

Envie sua Migalha