MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Toffoli suspende preenchimento de vaga do Quinto constitucional no TJ/GO
Lista tríplice

Toffoli suspende preenchimento de vaga do Quinto constitucional no TJ/GO

OAB/GO defende que decisão do Tribunal de destinar vaga ao MP/GO afronta a Loman.

Da Redação

terça-feira, 16 de abril de 2019

Atualizado às 11:52

t

O ministro Dias Toffoli, presidente do CNJ, suspendeu processo de preenchimento da 9ª vaga do Quinto constitucional para desembargador no TJ/GO. 

A liminar foi proferida em pedido da OAB/GO, que afirma que a decisão do Tribunal de destinar a vaga ao MP/GO afronta o art. 100, §2º da Loman, que estabelece que na hipótese de existir número ímpar de vagas referentes ao Quinto constitucional, seu preenchimento deve observar a alternância e sucessividade.  

Na última sexta-feira, 12, o ministro Toffoli considerou a plausibilidade da tese apresentada pela Ordem e confirmou a existência do perigo na demora da decisão, uma vez que a vaga de desembargador poderá ser preenchida antes do resultado definitivo do julgamento pelo colegiado do CNJ.

"As informações prestadas pelo TJ/GO, naqueles autos, demonstram que o raciocínio utilizado pelo Tribunal para destinar a 9ª vaga do quinto ao Ministério Público tem como fundamento, em resumo, a "superioridade temporal" (quando não houve paridade de vagas às classes ocupantes do quinto) em detrimento da regra de alternância e sucessividade."

Por isso, S. Exa. suspendeu a formação de lista tríplice pelo TJ/GO e quaisquer outros atos tendentes ao preenchimento da vaga sob controvérsia.

OAB/GO

Para o procurador-Geral da seccional, José Carlos Issy, a decisão de Toffoli "faz cessar o risco de perecimento do direito que se discutirá perante o plenário do CNJ. Deve ser ressaltado que o critério legal para provimento de cargos do quinto constitucional, de acordo com a Loman, é a sucessividade e alternância".

"Substituir o critério legal, por qualquer outro, sem base na lei, é temerário e, portanto, a suspensão do provimento da vaga é medida prudente, evitando que haja a nomeação de um novo desembargador em uma vaga que está sendo discutida perante o CNJ."

A decisão é válida até que uma ação que questiona a nomeação de um membro do Ministério Público para a posição seja julgada pelo plenário do CNJ.     

Veja a decisão.

 

 

Patrocínio

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA