MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TJ/PB debate a implantação do juiz das garantias
Lei anticrime

TJ/PB debate a implantação do juiz das garantias

Reunião ocorreu na última terça-feira, 14.

Da Redação

quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

Atualizado em 16 de janeiro de 2020 07:09

No último dia 14, o presidente do TJ/PB, desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos, coordenou reunião para tratar da implantação do juiz das garantias em todas as comarcas do Estado. A principal ideia é regionalizar os juízos de garantia e plantões em todas as circunscrições, para tonar viável a implementação da lei 13.964/19.

t

Entre os participantes do encontro de trabalho estavam o corregedor-geral de Justiça, desembargador Romero Marcelo da Fonseca; o presidente da AMPB - Associação dos Magistrados da Paraíba, o juiz Max Nunes; bem como magistrados e representantes do MP e da defensoria pública.

Segundo o presidente do Tribunal, o juiz das garantias será instituído em todas as unidades judiciárias:

 "Lei é lei. Sabemos que haverá um custo elevado para o Tribunal, mas vamos instituir o juiz das garantias em todas as unidades judiciárias. Já estamos repensando as estatísticas e logísticas das varas criminais da Paraíba, mas estamos avançando, ao lado de todo o elenco que atua em nosso sistema de Justiça."

De acordo com o corregedor-Geral, esta foi uma reunião preliminar com o objetivo de realizar um levantamento dos dados das unidades judiciárias criminais do TJ/PB. Por sua vez, o desembargador Romero Marcelo ressaltou que tudo vai depender de estudos da Corregedoria, junto com a presidência do Tribunal, para que possam traçar as estratégias necessárias sobre o tema. Já o presidente da AMPB afirmou que vai trazer para a presidência do Tribunal sugestões voltadas à implantação do juiz de garantias.

O segundo subprocurador-geral do MP do Estado da Paraíba, Álvaro Gadelha, afirmou que "a transparência e abertura que o presidente do Tribunal tem proporcionado a todos que operam com o Direito e com a segurança pública" é importante. E salientou que o MP está trabalhando no sentido de, também, regionalizar suas ações.

Já Ricardo Barros, defensor público-Geral do Estado, declarou que "como é uma imposição legal, temos que cumprir o estabelecido e, certamente, vamos chegar a um denominador comum. A implantação do instituto tem que ser feita com muito cuidado, para que a legislação seja atendida em sua totalidade".

Prazo

O prazo para que o CNJ recebesse, em consulta pública, sugestões e informações a respeito da implementação da norma no Judiciário terminou no último dia 10. 

De acordo com o presidente do TJ/PB, é praticamente impossível efetivar o sistema dentro de 30 dias. "Isso requer mudanças legislativa, estrutural e resoluções do Tribunal, o que demanda meses para a efetivação da lei. Então, a gente espera uma ampliação do prazo por parte do STF, caso contrário, teremos grandes dificuldades."

Informações: TJ/PB.

Patrocínio

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.