MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STF decidirá se tranca ação penal contra universitária acusada de vender bolos de maconha
Penal

STF decidirá se tranca ação penal contra universitária acusada de vender bolos de maconha

Caso na 2ª turma é relatado pelo ministro Gilmar Mendes, que já concedeu liminar para suspender o processo.

Da Redação

segunda-feira, 4 de maio de 2020

Atualizado às 12:47

Na pauta da sessão desta terça-feira, 5, os ministros da 2ª turma do STF decidirão se trancam ação penal contra universitária acusada de tráfico de drogas por vender bolos e brownies de maconha no campus.

A paciente foi presa em flagrante delito, posteriormente convertida a prisão em constrição cautelar, por supostamente produzir, em sua residência, bolos e brownies contendo maconha. As instâncias ordinárias negaram o pedido de trancamento da ação. A defesa argumenta que a denúncia foi lastreada unicamente em uma denúncia anônima, sem a realização de outro meio de prova.

t

STF

O ministro Gilmar Mendes, relator do HC, deferiu liminar em fevereiro para suspender o processo penal, considerando que durante os meses de investigações não houve a realização de nenhuma diligência complementar pela autoridade policial a fim de corroborar os fatos descritos no boletim de ocorrência.

A PGR opinou pela denegação da ordem. O subprocurador-Geral da República Juliano Baiocchi Villa-Verde de Carvalho ponderou que a denúncia anônima foi municiada de prints de conversas de WhatsApp, "pelo que presentes elementos mínimos, que não a denúncia em si, a embasar busca e apreensão na residência da paciente".

"Não se olvida que denúncia anônima não pode ser base, isolada, a instauração de investigação, a medida cautelar penal, devendo antes se proceder a diligências que confirmem, no mínimo, a denúncia assim feita. Mas esse entendimento é pontualmente afastado quando a denúncia anônima já vem municiada de elementos mínimos, no caso os prints de conversas pelo aplicativo de celular WhatsApp, retratando que a ora paciente vendia doces com maconha, na região de campus universitário."

O integrante do parquet destacou que a autoridade policial não acessou remotamente, sem ordem judicial, o celular da estudante, e sim que há possibilidade de que ao menos um de seus fregueses fez os prints.

A sessão de julgamento da 2ª turma nesta terça-feira, 5, tem início às 14h.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas