MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. TJ/SP mantém condenação por porte ilegal de arma durante pandemia
Criminal

TJ/SP mantém condenação por porte ilegal de arma durante pandemia

Reconhecida agravante por crime em estado de calamidade.

Da Redação

sexta-feira, 12 de março de 2021

Atualizado às 12:39

A 2ª câmara de Direito Criminal do TJ/SP manteve decisão que condenou homem acusado de porte ilegal de arma durante período de pandemia da covid-19. A pena de três anos de reclusão foi substituída por prestação de serviços à comunidade pelo mesmo período, além do pagamento de seis salários-mínimos a entidade a ser definida na fase de execução.

 (Imagem: Freepik)

(Imagem: Freepik)

Consta nos autos que no dia 11/6/20, em meio ao estado de calamidade pública causado pela pandemia, o réu foi flagrado com arma de fogo sem autorização legal. O revólver estava carregado e com numeração suprimida. 

Da distribuição do processo até o trânsito em julgado transcorreram menos de nove meses - o caso foi sentenciado no 1º grau pelo juiz Carlos Eduardo Lora Franco em 3/11/20, a apelação julgada em 11/12 e o trânsito em julgado ocorreu no último dia 3.

Para o desembargador Costabile e Solimene, relator da apelação, o fato de o crime ter sido praticado durante a pandemia foi corretamente considerado como agravante da pena.

"Não se excepciona, como pretende o apelante, o fato de não haver correlação entre o período de pandemia e o porte de arma. Cumpre frisar que a incidência do artigo 61, II, do Código Penal, não resulta de desgraça particular do ofendido como pretende o recorrente, mas do fato de ter sido o crime praticado em ocasião de qualquer calamidade pública."

O julgamento teve a participação dos desembargadores Amaro Thomé e Luiz Fernando Vaggione.

Veja o acórdão.

Informações: TJ/SP.

t

Patrocínio

Patrocínio Migalhas