MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Twitter deve excluir perfil fake que propaga conteúdo ofensivo
Ofensas

Twitter deve excluir perfil fake que propaga conteúdo ofensivo

Dono do perfil não cumpriu ordens judiciais para excluir postagens ofensivas. Dessa forma, foi determinada a exclusão da conta.

Da Redação

domingo, 21 de março de 2021

Atualizado às 07:55

Não há que se falar em desproporcionalidade da decisão que determinou a remoção de um perfil do Twitter se o usuário descumpriu reiterada e deliberadamente ordem judicial para exclusão e abstenção de publicação de conteúdo ofensivo. Assim entendeu a 2ª câmara de Direito Privado do TJ/MT ao manter decisão que determinou que a empresa promovesse a exclusão do perfil da rede social.

 (Imagem: Unsplash)

(Imagem: Unsplash)

Os internautas acusaram os autores do perfil de denegrirem a imagem de seus parceiros e praticar homofobia com a suposta criação de perfis fakes para propagação de conteúdo ofensivo. Dessa forma, requereram a retirada das publicações.

O pedido liminar foi deferido e, após manifestação informando o descumprimento da ordem judicial, foi proferida nova decisão em que se reduziu o prazo de cumprimento da medida e a aplicação de multa diária no valor de R$ 5 mil para cada nova postagem.

Após a decisão, foi informado novo descumprimento da medida judicial, razão pela qual os internautas requereram a remoção dos perfis das redes sociais, bem como a remessa de cópia dos autos ao Ministério Público, para o oferecimento de denúncia, por crime de desobediência.

Em recurso, o Twitter alegou a desproporcionalidade da ordem de remoção integral da conta, asseverando que fere os direitos fundamentais de liberdade de expressão dos usuários dos serviços, frente à possibilidade de remoção pontual de conteúdo.

A relatora, desembargadora Marilsen Andrade Addario, no entanto, ressaltou que houve o reiterado descumprimento da ordem judicial pelo usuário do perfil a ser excluído, sendo determinada a remoção da conta apenas após a inércia em excluir o conteúdo considerado indevido.

"As decisões judiciais são tomadas com base em elementos e provas constantes dos autos, de modo que, se o Poder Judiciário entendeu pela remoção de determinado conteúdo ou até mesmo perfil de usuário em razão de publicações ofensivas à honra e à imagem de outrem, tal ordem judicial obrigatoriamente deve ser cumprida."

A magistrada destacou que, a partir do momento em que o jurisdicionado não se submete à ordem judicial, descumprindo-a reiterada e deliberadamente, faz-se necessário a adoção de medidas mais severas, a fim de não apenas garantir a ordem como resguardar o direito daquele lesado.

"Ademais, não se pode olvidar que na hipótese pesam dos dois lados direitos fundamentais, pois se de um lado existe a liberdade de expressão e da livre manifestação do pensamento dos usuários dos serviços do agravante, do outro encontra-se o direito à honra e imagem de terceiro."

Dessa forma, negou provimento ao recurso do Twitter, mantendo a decisão que determinou a exclusão do perfil.

  • Processo: 1000242-27.2021.8.11.0000

Veja a decisão.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas