MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. STJ exclui conselheiro fiscal de execução de cooperativa habitacional
Direito privado

STJ exclui conselheiro fiscal de execução de cooperativa habitacional

Para 3ª turma, CDC não pode ser interpretado de forma tão ampla a permitir a responsabilização de quem jamais integrou a diretoria da cooperativa.

Da Redação

terça-feira, 27 de abril de 2021

Atualizado às 16:02

A 3ª turma do STJ excluiu conselheiro fiscal do polo passivo de execução de cooperativa habitacional. O colegiado fixou que a desconsideração da personalidade jurídica fundamentada no parágrafo 5º do artigo 28 do CDC não pode ser interpretado de forma tão ampla a permitir a responsabilização de quem jamais integrou a diretoria da cooperativa.

 (Imagem: Freepik)

(Imagem: Freepik)

Trata-se de análise referente à desconsideração da personalidade jurídica da Cooperativa, que foi acionada por não ter disponibilizado a unidade habitacional, no prazo contratualmente estabelecido para a agravada.

Ocorre que na fase de execução de sentença foi decretada a desconsideração da personalidade jurídica da cooperativa, ante a inexistência e a não localização de bens, de modo a atingir o patrimônio dos sócios e administradores da sociedade.

O juízo de origem, por entender que o conselheiro fiscal integrava o quadro responsável pela cooperativa, determinou a penhora de seus bens. Ele recorreu alegando que jamais foi sócio ou administrador da cooperativa, pelo que inexistente hipótese que autorize a desconsideração da personalidade jurídica.

O TJ/SP negou o recurso sob o fundamento de que o simples fato de não "assinar" pela cooperativa "não lhe permitia fugir às naturais responsabilidades surgidas em contexto de descumprimento das obrigações".

Ao STJ, o conselheiro alegou violação ao art. 50 do Código Civil, ao argumento de que, "presentes as hipóteses de desconsideração da personalidade jurídica, a responsabilidade pelas obrigações da pessoa jurídica desconsiderada deve ser estendida ao patrimônio de seus sócios e administradores" e não ao conselheiro fiscal.

Responsabilização

O relator, ministro Marco Aurélio Belizze, ressaltou que, ao contrário do que estabelece o CC, ao afotar a teoria maior da desconsideração da personalidade jurídica, a qual exige a demonstração do abuso de personalidade consubstanciada no desvio de finalidade ou confusão patrimonial, o CDC acolhe a teoria menor, segundo a qual a responsabilização dos sócios ou administradores será possível sempre que a pessoa jurídica pôr obstáculo ao ressarcimento dos prejuízos causados ao consumidor.

Para o ministro, considerando que a cooperativa é do ramo habitacional, deve ser aplicada a teoria menor, pois nos termos da Súmula 602 do STJ, o CDC é aplicado aos empreendimentos habitacionais promovidos pelas sociedades cooperativas.

No entanto, o ministro considerou que, mesmo sendo aplicada a teoria menor no caso, o artigo 28 parágrafo 5º do CDC não pode ser interpretado de forma tão ampla a permitir a responsabilização de quem jamais integrou a diretoria ou o conselho de administração da cooperativa.

"Salvo em casos excepcionais em que houver a comprovação de que o conselheiro fiscal tenha agido com fraude ou abuso de direito, ou ainda se beneficiado de forma ilícita em razão do cargo exercido, não se revela possível a sua responsabilização por obrigações da sociedade cooperativa."

Dessa forma, votou para reformar o acórdão e determinar a exclusão do conselheiro do polo passivo da execução.

Assim, por unanimidade, a turma deu provimento ao recurso especial nos termos do voto do relator, com a ressalva da posição pessoal da ministra Nancy Andrighi.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas