MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. PL paulista veda desrespeito por agentes públicos contra advogados
Advocacia | Exercício profissional

PL paulista veda desrespeito por agentes públicos contra advogados

O objetivo do PL é garantir o respeito às prerrogativas profissionais da advocacia. A OAB/SP trabalhou junto com a Alesp para a elaboração do texto.

Da Redação

quinta-feira, 30 de setembro de 2021

Atualizado às 17:57

Tramita na Alesp o PL 636/21, que garante respeito irrestrito  aos advogados por agentes públicos do Estado de São Paulo.

De acordo com o texto, o desrespeito por servidor público estadual será interpretado como descumprimento qualificado do dever de urbanidade disposto na LC 1.096/09.

 (Imagem: Pexels)

(Imagem: Pexels)

  • Conscientização e capacitação

O texto estabelece que fica garantida aos advogados a irrestrita observância pelos agentes públicos estaduais, delegatários e particulares em colaboração com a administração, das prerrogativas profissionais estabelecidas pela Constituição Federal e pelas Leis Federais, incluindo-se o Estatuto da Advocacia.

A proposta prevê que a Comissão Geral de Ética prevista no "Código de Ética da Administração Pública Estadual" expedirá resolução que orientará as autoridades máximas de cada órgão para a conscientização e capacitação permanente dos agentes estaduais acerca das prerrogativas profissionais da advocacia.

Ademais, o texto diz que o Poder Executivo também poderá expedir regulamentação complementar à presente lei.

  • OAB/SP

O projeto de lei foi trabalhado em conjunto por OAB/SP e Alesp. De acordo com Leandro Sarcedo, presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas da OAB paulista, a pertinência da lei se dá pela preservação dos direitos dos cidadãos, "uma vez que, ao permitir a violação às prerrogativas da advocacia, o direito de defesa e à própria cidadania também é desrespeitado. O PL protege o pleno acesso aos direitos individuais e coletivos por todos os cidadãos paulistas e brasileiros".

Patrocínio

Patrocínio

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA