MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Cliente que atirou em advogada tem prisão preventiva decretada
Ataque

Cliente que atirou em advogada tem prisão preventiva decretada

Juiz converteu flagrante em preventiva e destacou periculosidade do homem.

Da Redação

segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

Atualizado às 08:03

Foi convertida em preventiva a prisão em flagrante de Diego Dorado Borgeth Teixeira, homem que baleou a advogada Nayara Gilda Gomes dentro do escritório de advocacia da vítima, num shopping de Campos dos Goytacazes. A decisão é do juiz Bruno Rodrigues Pinto, da Central de Audiências de Custódia de Campos dos Goytacazes.

 (Imagem: Reprodução/Youtube)

Homem que atirou em advogada tem prisão preventiva decretada.(Imagem: Reprodução/Youtube)

O crime aconteceu na última quarta-feira, 26. De acordo com a denúncia à polícia, Diego se recusava a pagar os honorários da advogada, que defendia os seus interesses em um processo de inventário. Nayara, no entanto, obteve na Justiça a reserva de bens dentro do processo para garantir o pagamento, provocando a ira do acusado. 

As cenas do ataque foram gravadas por câmera de segurança. Assista: 

Morador do Leblon, no Rio, Diego foi a Campos dos Goytacazes e, armado com um revólver calibre .38, invadiu o escritório da advogada. Para se defender, Nayara entrou em luta corporal com o acusado, que desferiu quatro tiros, acertando três. Mesmo ferida, ela conseguiu desarmá-lo. O cliente tentou esganá-la, mas ela conseguiu fugir e buscar ajuda no shopping. 

Na decisão, o magistrado registrou que, na véspera do atentado, Diego também agrediu a namorada que foi medicada em um pronto-socorro. "Como se vê, o custodiado, em menos de 24h, foi o suposto responsável por provocar a internação hospitalar de duas mulheres, em contextos fáticos distintos, revelando ser ele uma pessoa extremamente perigosa, de modo que a sua prisão cautelar é a medida mais adequada para a garantia da ordem pública", disse o juiz.

Nayara segue internada. Do hospital, ela chegou a gravar vídeo em que explica o ocorrido. Veja:

OAB/RJ

A Seccional da OAB no Rio informou que vem prestando assistência jurídica e pessoal a Nayara e a sua família. O presidente da OAB/Campos dos Goytacazes, Filipe Estefan, e membros da Comissão de Prerrogativas local estiveram com o marido de Nayara no registro da ocorrência na 134ª Delegacia de Polícia (Campos) - o caso foi então entregue à Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) da cidade. 

A Ordem acompanhou a audiência de custódia do acusado e se oferecerá para patrocinar os interesses da advogada na assistência de acusação, para que o caso ganhe um desfecho célere e condizente com a gravidade.  

OAB Nacional

No dia seguinte ao crime, a OAB Nacional emitiu nota de repúdio. "São estarrecedoras as imagens do ataque", diz o documento, o qual garante que o Conselho Federal adotará todas as medidas para punir a violência suportada pela advogada. 

Dentre as medidas está a sugestão de criar uma comissão de defesa da vida das advogadas e advogados brasileiros. "É preciso que a OAB enfrente todos esses atentados contra a advocacia, a fim de que a profissão seja respeitada e valorizada."

Leia a íntegra: 

Nota de Repúdio

quinta-feira, 27 de janeiro de 2022 às 20h11

São estarrecedoras as imagens do ataque à advogada Nayara Gilda Gomes Acha Prestes, baleada por um cliente em seu escritório.

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil e a sua Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia nomearam um de seus integrantes para, com a OAB do Rio de Janeiro, adotarem todas as medidas para punir exemplarmente a violência suportada pela advogada.

Dentre as medidas está a sugestão encaminhada pelo presidente da CNDPVA da criação de uma comissão específica de defesa da vida das advogadas e advogados brasileiros. É preciso que a OAB enfrente todos esses atentados contra a advocacia, a fim de que a profissão seja respeitada e valorizada.

Felipe Santa Cruz
Presidente da OAB Nacional

Alexandre Ogusuku
Presidente da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia

Patrocínio

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA