MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Cliente que atirou em advogada tem prisão preventiva decretada
Ataque

Cliente que atirou em advogada tem prisão preventiva decretada

Juiz converteu flagrante em preventiva e destacou periculosidade do homem.

Da Redação

segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

Atualizado às 08:03

Foi convertida em preventiva a prisão em flagrante de Diego Dorado Borgeth Teixeira, homem que baleou a advogada Nayara Gilda Gomes dentro do escritório de advocacia da vítima, num shopping de Campos dos Goytacazes. A decisão é do juiz Bruno Rodrigues Pinto, da Central de Audiências de Custódia de Campos dos Goytacazes.

 (Imagem: Reprodução/Youtube)

Homem que atirou em advogada tem prisão preventiva decretada.(Imagem: Reprodução/Youtube)

O crime aconteceu na última quarta-feira, 26. De acordo com a denúncia à polícia, Diego se recusava a pagar os honorários da advogada, que defendia os seus interesses em um processo de inventário. Nayara, no entanto, obteve na Justiça a reserva de bens dentro do processo para garantir o pagamento, provocando a ira do acusado. 

As cenas do ataque foram gravadas por câmera de segurança. Assista: 

Morador do Leblon, no Rio, Diego foi a Campos dos Goytacazes e, armado com um revólver calibre .38, invadiu o escritório da advogada. Para se defender, Nayara entrou em luta corporal com o acusado, que desferiu quatro tiros, acertando três. Mesmo ferida, ela conseguiu desarmá-lo. O cliente tentou esganá-la, mas ela conseguiu fugir e buscar ajuda no shopping. 

Na decisão, o magistrado registrou que, na véspera do atentado, Diego também agrediu a namorada que foi medicada em um pronto-socorro. "Como se vê, o custodiado, em menos de 24h, foi o suposto responsável por provocar a internação hospitalar de duas mulheres, em contextos fáticos distintos, revelando ser ele uma pessoa extremamente perigosa, de modo que a sua prisão cautelar é a medida mais adequada para a garantia da ordem pública", disse o juiz.

Nayara segue internada. Do hospital, ela chegou a gravar vídeo em que explica o ocorrido. Veja:

OAB/RJ

A Seccional da OAB no Rio informou que vem prestando assistência jurídica e pessoal a Nayara e a sua família. O presidente da OAB/Campos dos Goytacazes, Filipe Estefan, e membros da Comissão de Prerrogativas local estiveram com o marido de Nayara no registro da ocorrência na 134ª Delegacia de Polícia (Campos) - o caso foi então entregue à Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) da cidade. 

A Ordem acompanhou a audiência de custódia do acusado e se oferecerá para patrocinar os interesses da advogada na assistência de acusação, para que o caso ganhe um desfecho célere e condizente com a gravidade.  

OAB Nacional

No dia seguinte ao crime, a OAB Nacional emitiu nota de repúdio. "São estarrecedoras as imagens do ataque", diz o documento, o qual garante que o Conselho Federal adotará todas as medidas para punir a violência suportada pela advogada. 

Dentre as medidas está a sugestão de criar uma comissão de defesa da vida das advogadas e advogados brasileiros. "É preciso que a OAB enfrente todos esses atentados contra a advocacia, a fim de que a profissão seja respeitada e valorizada."

Leia a íntegra: 

Nota de Repúdio

quinta-feira, 27 de janeiro de 2022 às 20h11

São estarrecedoras as imagens do ataque à advogada Nayara Gilda Gomes Acha Prestes, baleada por um cliente em seu escritório.

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil e a sua Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia nomearam um de seus integrantes para, com a OAB do Rio de Janeiro, adotarem todas as medidas para punir exemplarmente a violência suportada pela advogada.

Dentre as medidas está a sugestão encaminhada pelo presidente da CNDPVA da criação de uma comissão específica de defesa da vida das advogadas e advogados brasileiros. É preciso que a OAB enfrente todos esses atentados contra a advocacia, a fim de que a profissão seja respeitada e valorizada.

Felipe Santa Cruz
Presidente da OAB Nacional

Alexandre Ogusuku
Presidente da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia

Patrocínio

Patrocínio Migalhas