MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Parlamentar chamado de "porcalhão do Senado" não será indenizado
Liberdade de imprensa

Parlamentar chamado de "porcalhão do Senado" não será indenizado

Juiz de RR julgou improcedente ação ajuizada em face de O Antagonista e Crusoé.

Da Redação

sexta-feira, 18 de março de 2022

Atualizado às 10:37

Não houve abuso no exercício da liberdade de imprensa e de veiculação de informações em reportagens jornalísticas que usaram expressões como "porcalhão do Senado" e "senador do dinheiro nas nádegas" para se referir ao senador Chico Rodrigues. Assim decidiu o juiz de Direito Air Marin Junior, do 2º JEC de Boa Vista/RR, ao absolver O Antagonista e a Crusoé.

 (Imagem: Waldemir Barreto/Agência Senado)

Chico Rodrigues foi chamado de "senador do dinheiro nas nádegas".(Imagem: Waldemir Barreto/Agência Senado)

O senador ingressou em juízo alegando que reportagens jornalísticas veiculadas no website O Antagonista, e repercutidas pela revista Crusoé, de sua responsabilidade jurídica, teriam divulgado informações inverídicas e ofensivas/injuriosas em seu desfavor, causando-lhe prejuízo de natureza moral, passível de reparação.

Ao analisar os autos, o juiz verificou que as matérias veiculam informações de conhecimento geral e notório, a uma porque decorreu de fatos apurados em operação da Polícia Federal no âmbito de inquérito policial instaurado para apurar suposto desvio de verba pública, a duas porque tais fatos foram veiculados nos mais diversos jornais de todo o país.

"Demais disto, o teor da redação promovida pela parte ré possui em sua essência informações de cunho estritamente informativo, de interesse público, tratando sobre o episódio ocorrido, as repercussões políticas dele decorrentes e o desenrolar das apurações/investigações realizadas pela Polícia Federal."

De acordo com o magistrado, apesar de os veículos adotarem em sua redação termos jocosos e ácidos, como "porcalhão do Senado", "senador do dinheiro nas nádegas" e expressões similares, tais termos não são suficientes a macular a honra e a imagem do senador, por estarem relacionados estritamente à sua atuação política e a fatos amplamente divulgados na mídia.

"Como pessoa pública, a parte autora está sujeita ao controle e às críticas da sociedade, porquanto atua (ou deveria atuar) em favor dos interesses desta."

Com efeito, entendeu que não houve abuso no exercício da liberdade de imprensa e de veiculação de informações, uma vez que o seu teor expressou nítido cunho informativo e de interesse da coletividade, sem qualquer intuito de exposição da imagem, da vida privada e da honra pessoais do autor, mas tão somente de informar a sociedade com base em eventos concretos e de conhecimento geral e notório.

A defesa do veículo de comunicação é patrocinada pelo advogado André Marsiglia Santos, do escritório Lourival J. Santos Advogados | L+ Speech/Press, especializado em liberdades.

  • Processo: 0817177-63.2021.8.23.0010

Acesse a decisão.

_____

t

Patrocínio

Patrocínio Migalhas