MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Candidato poderá continuar em concurso que exigiu tema fora do edital
Concurso público

Candidato poderá continuar em concurso que exigiu tema fora do edital

Em caráter liminar, o juízo autorizou que o candidato realize a prova discursiva, e, em caso de aprovação, a participação nas demais etapas do concurso. A decisão terá validade até o julgamento do mérito.

Da Redação

domingo, 29 de maio de 2022

Atualizado às 10:10

Candidato eliminado poderá prosseguir em concurso público que cobrou matéria diversa do previsto no edital. O desembargador Federal Souza Prudente, do TRF da 1ª região, em caráter liminar, autorizou a participação do candidato na próxima fase do certame, e, em caso de aprovação, a continuidade nas demais etapas. A decisão é válida até o julgamento do mérito. 

Consta nos autos que um candidato se inscreveu e realizou as provas do concurso público para auditor Federal de finanças e controle. O candidato contou que as questões de número 64, 74, 78 e 85 cobraram conteúdo diverso do previsto no edital.

Narrou, ainda, que o vício das questões o prejudicaram, uma vez que deixou de computar pontuação que garantia sua participação na próxima etapa do concurso. Nesse sentido, pleiteou que a questão seja anulada e, consequentemente, ocorra sua reintegração ao concurso.

 (Imagem: Freepik)

Em caráter liminar, Justiça autoriza que candidato retorne a concurso que exigiu matéria diversa ao edital.(Imagem: Freepik)

Ao analisar o caso, o desembargador Federal Souza Prudente, relator, destacou que o caso envolve suposta ilegalidade do gabarito das questões da prova, cujas respostas exigiriam conhecimento específico de matéria não prevista no edital que regula o certame.

"Em princípio, a sua nulidade, a autorizar a participação do demandante nas demais etapas, notadamente, a correção da prova discursiva, até que se defina acerca da procedência, ou não, dessa alegação", ressaltou o magistrado.

Nesse sentido, em caráter liminar, o magistrado autorizou que o candidato realize a prova discursiva, e, em caso de aprovação, a participação nas demais etapas do concurso. A decisão é válida até o julgamento do mérito.

O escritório Agnaldo Bastos Advocacia Especializada atuou em defesa do candidato. 

Leia a liminar.

_____

t

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...