MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio da obra "Formação dos Precedentes no Sistema de Recursos Repetitivos"
Promoção

Resultado do sorteio da obra "Formação dos Precedentes no Sistema de Recursos Repetitivos"

O livro analisa como se formam as decisões do STF e do STJ proferidas em recursos repetitivos.

Da Redação

segunda-feira, 27 de junho de 2022

Atualizado às 11:06

A obra "Formação dos Precedentes no Sistema de Recursos Repetitivos" (Lumen Juris - 192), de autoria de Andressa Senna Lísias, analisa como se formam as decisões do STF e do STJ proferidas em recursos repetitivos (extraordinários com repercussão geral e especiais).

 (Imagem: Divulgação)

(Imagem: Divulgação)

Se por um lado a teoria brasileira em torno dos precedentes debate constantemente as variadas facetas da eficácia vinculante, por outro lado ainda são escassas as iniciativas de investigação sobre o modo de produção das decisões que repercutirão em outros por vezes, milhares - de casos considerados repetidos.

Assim, o objetivo foi despertar essa nova reflexão e, sobretudo, a construção no sentido de que é preciso haver um devido processo de formação de tais precedentes. Destacamos, então, a importância da ampla publicidade desde a pré-seleção e a afetação do recurso representativo, examinando também os diversos aspectos da representatividade, da isonomia, e do contraditório em cada etapa formativa não apenas no julgamento da questão de direito, mas também em momentos que o antecedem. O recorte possibilita, por fim, notar que o CPC/15 poderia ter se aprofundado nesse aspecto, havendo ainda espaço para o aprimoramento legislativo em relação à sistemática de recursos repetitivos.

Sobre a autora:

Andressa Senna Lísias é doutoranda em Direito Constitucional e Processo Tributário na PUC-SP, onde obteve o título de Mestre em Direito Processual Civil e graudou-se em Direito. MBA em economia pela USP. Advogada tributarista.

___________

Ganhador:

  • Gustavo Luiz de Andrade Fillagranna, de Blumenau/SC.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas