MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Justiça mantém proibido transporte de amianto pelas estradas de SP
Amianto

Justiça mantém proibido transporte de amianto pelas estradas de SP

Juíza considerou incontestável que a passagem da mercadoria pelo porto de Santos compreende risco de danos à saúde e integridade física de todos aqueles que participam das operações de transporte e de outras relacionadas às atividades aduaneiras, até que se efetivem os embarques ao exterior.

Da Redação

terça-feira, 12 de julho de 2022

Atualizado às 10:22

A juíza Federal Alessandra Nuyens Aguiar Aranha, da 4ª vara Federal de Santos/SP, negou pedido da mineradora SAMA, do grupo Eternit, contra a proibição do transporte de amianto pelas estradas de SP para ser exportado pelo complexo portuário do Estado.

Apesar de proibido no Brasil desde 2017, o amianto continua sendo extraído para exportação em Goiás. Sendo assim, mesmo com leis estaduais que impediam o transporte, a carga destinada para sair do país percorria vários Estados até chegar nos portos.

A mineradora afirma ser a única mina em atividade de exploração de amianto crisotila no Brasil e a terceira maior reserva dessa fibra mineral no planeta. Aduz que no âmbito das operações de exportação efetuadas por meio de transporte rodoviário, faz-se necessário trafegar pelas estradas do Estado de SP para chegar ao porto de Santos.

Alega que a autoridade impetrada instaurou procedimento administrativo contra empresas que administram terminais retroportuários e prestam serviços aduaneiros à SAMA, denominadas como REDEX - Recintos Especiais para Despacho Aduaneiro.

Segundo a inicial, pelo despacho, a autoridade coatora declarou em 17/3/21, no âmbito do referido procedimento administrativo, que seria expedida a referida recomendação aos REDEX, com o objetivo de que os destinatários deixassem de realizar qualquer atividade envolvendo cargas de amianto ou de produtos contenham tal substância.

Como resultado, narra a impetrante, os fiscais do trabalho têm impedido o transporte de produtos que contenham amianto ou asbesto nas rodovias do Estado, inclusive quando destinados a outras unidades da Federação ou à exportação.

 (Imagem: Christian Tragni (P)/Folhapress)

Vista de mina de amianto das empresas Sama e Eternit, na cidade de Minaçu, GO.(Imagem: Christian Tragni (P)/Folhapress)

Ao analisar o caso, a juíza considerou incontestável que a passagem da mercadoria pelo porto de Santos compreende risco de danos à saúde e integridade física de todos aqueles que participam das operações de transporte e de outras relacionadas às atividades aduaneiras, até que se efetivem os embarques ao exterior.

Por tais motivos, julgou improcedentes os pedidos formulados na inicial e denegou a segurança, mantendo, assim, a proibição.

Leonardo Amarante (Leonardo Amarante Advogados Associados), advogado especializado em casos de vítimas de amianto e parceiro da ABREA - Associação Brasileira dos Expostos ao Amianto, comemorou a sentença. 

"Foi mais uma vitória contra o absurdo que é essa lei estadual. O amianto é altamente cancerígeno, por isso é proibido em mais de 65 países, inclusive no Brasil."

Acesse a decisão.

_______

t

Patrocínio

Patrocínio Migalhas