MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Sessões do Carf seguem suspensas por greve
Julgamento | Sessão

Sessões do Carf seguem suspensas por greve

Em nota, o conselho afirmou que "a medida se deve à falta de quórum regimental para instalação e deliberação do colegiado".

Da Redação

quarta-feira, 13 de julho de 2022

Atualizado às 19:11

Apesar da tentativa do presidente do Carf - Conselho Administrativo de Recursos Fiscais, Carlos Henrique de Oliveira, de retomar a realização de julgamentos criando até mesmo uma modalidade híbrida, o órgão voltou a suspender em parte as sessões previstas para ocorrer nesta semana em turmas ordinárias e extraordinárias, em função da greve dos auditores e analistas tributários da Receita Federal. 

A paralisação ocorre desde o final do ano passado, como tem sido noticiado, e prejudica não só a produção das indústrias - principalmente com o desembaraço de mercadorias para a importação e exportação das empresas, segundo pesquisa da CNI - Confederação Nacional da Indústria, mas afeta também todas as discussões de processos tributários que foram suspensos.

Em nota pública divulgada no site do Carf, o conselho explicou que "a medida (suspensão das sessões) se deve à falta de quórum regimental para instalação e deliberação do colegiado, motivada pela adesão de conselheiros representantes da Fazenda Nacional ao movimento paredista da categoria funcional". A suspensão afeta não só os contribuintes como a própria arrecadação do Estado em um momento tão crítico de crise.

"Temos pautas gigantescas, de valores significativos, que estão sendo represadas. Por mais que a atual gestão esteja empenhando esforços para retomar o funcionamento do órgão, inclusive com a recente portaria que regulamenta as sessões híbridas e virtuais, os julgamentos em boa parte das turmas ordinárias e extraordinárias voltaram a ser suspensos," destacou a advogada Gisele Bossa, sócia da área tributária do Demarest Advogados

A nova portaria (ME 5.960/22) reafirma a necessidade de adoção dos procedimentos para apresentação de memoriais e realização de sustentação a cada inclusão dos casos na pauta de julgamento, o que acaba gerando esforços adicionais para o contribuinte cada vez que as sessões são suspensas por falta de quórum.

 (Imagem: Elza Fiúza/Agência Brasi)

Carf voltou a suspender em parte as sessões previstas para ocorrer nesta semana em turmas ordinárias e extraordinárias.(Imagem: Elza Fiúza/Agência Brasi)

Os dados publicados no site do Carf mostram que são 91,2 mil processos em estoque no órgão, com valor que chega a R$ 1,044 trilhão, segundo informações compiladas até maio de 2022. Ademais, as sessões de julgamento híbridas - com parte dos conselheiros em Brasília e parte atuando de forma remota, por vídeo - foram regulamentadas pela portaria Carf 5.960, publicada no último dia 5/7/22.

A portaria estabelece, como consta no site do Carf, que para as sessões híbridas ocorrerem é preciso que metade ou mais dos membros do colegiado participem de forma presencial. Caso contrário, vão acontecer de forma virtual. Nesta semana, estavam previstos julgamentos entre os dias 12 e 14 de julho nas turmas ordinárias da 2ª seção e nas turmas extraordinárias da 1ª seção. 

As turmas ordinárias tratam de matérias de Direito Tributário, e também de questões relacionadas à análise de provas que vão embasar os julgamentos. As turmas extraordinárias julgam processos que discutem autuações de até 60 salários-mínimos, com limite que pode ser estendido a 120 salários. Enquanto as turmas da câmara superior são as que julgam recursos especiais quando há interpretações divergentes em câmaras inferiores.ia.

_____

t

Patrocínio

Patrocínio Migalhas