MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. ESA da OAB/GO lança clube de literatura em evento nesta quinta
Literatura | Direito

ESA da OAB/GO lança clube de literatura em evento nesta quinta

Durante o lançamento, será indicado o livro "Código de Machado de Assis".

Da Redação

quinta-feira, 28 de julho de 2022

Atualizado às 11:19

A Escola Superior da Advocacia da OAB/GO lança nesta quinta-feira, 28, o "ESA Tag: O Clube de Leitura da ESA", um clube em que os apaixonados por literatura poderão interagir e debater a respeito das obras escolhidas. Durante o lançamento, será indicado o livro "Código de Machado de Assis", de Miguel Matos, que participará do evento de forma online.

O lançamento será na sede da ESA Goiás, na rua 101, 123, setor Sul, a partir das 18h30.

O objetivo do clube, segundo a escola, é transformar a percepção de leitura dos advogados que integram o sistema da seccional goiana. De acordo com o organizador do projeto, o advogado, professor e vice-presidente executivo da ESA, Carlos André Pereira, por meio da ESA Tag, serão recomendados gêneros literários como biografia, conto jurídico, crônica jurídica, romance jurídico, entre outros.

Com o primeiro encontro do ESA Tag já marcado para o dia 25 de agosto, os advogados participantes terão 30 dias para a leitura da obra indicada, de modo com que possa ser discutida e analisada juntamente com grandes nomes do Direito de Goiás e do Brasil. Interessados poderão participar gratuitamente.

Além disso, a ESA, por meio de sua curadoria, também receberá indicações dos advogados que se interessarem pela ação.

Código de Machado de Assis

No livro "Código de Machado de Assis", o autor, advogado e fundador do Migalhas, Miguel Matos, debruça-se sobre a obra machadiana, percorrendo cada texto, garimpando valiosas notas jurídicas.

Ele encontra nesse universo mais de 200 personagens da área do Direito que ganharam vida pela pena de Machado de Assis (para quem não se lembra, o protagonista de Dom Casmurro, por exemplo, Bentinho, era um excelente advogado).

E apesar de não ter sido um bacharel, o que se constata é que o escritor era praticamente um jurista.

Mestiço, gago, epilético e autodidata. Assim é o Machado de Assis que todos conhecemos.

Mas como alguém com essas características, em pleno século XIX, transforma-se no maior escritor da literatura brasileira?

Como ele, saído de uma pobreza - pobreza que o impediu de frequentar até as escolas primárias -, conseguiu saber tanto, chegando ao fim da vida dominando outros idiomas, e possuindo um amplo leque de conhecimentos, até mesmo na área do Direito?

Embora não tenha deixado um livro de memórias que esclarecesse estas dúvidas, Machado polvilhou seus textos com senhas, e são elas que nos permitem desvendar seus enigmas.

Essa é a proposta do Código de Machado de Assis: investigar os mistérios machadianos.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas