MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Bolsonaro escolhe 11 de agosto para liberar Forças Armadas em eleições
Provocação

Bolsonaro escolhe 11 de agosto para liberar Forças Armadas em eleições

Embora autorização seja praxe, data para publicação do decreto foi vista como provocação em razão dos atos pró-sistema eleitoral.

Da Redação

sexta-feira, 12 de agosto de 2022

Atualizado às 12:27

O presidente Jair Bolsonaro autorizou o emprego das Forças Armadas para "garantia da votação e da apuração das eleições de 2022". Foi escolhido o simbólico dia 11 de agosto para a publicação do decreto 11.172/22 no DOU. 

A autorização do uso das Forças Armadas é praxe no sistema eleitoral, e o decreto segue modelo idêntico ao publicado por Temer em 2018. De fato, o exército desempenha papel importante nos processos de votação, em atuação que visa garantir a ordem e ajudar na logística.

Mas, neste 11 de agosto, atos foram realizados em todo o Brasil em defesa da democracia e do sistema eleitoral. A data para publicação foi vista como provocação.

Como se sabe, o presidente vem alimentando a descrença nas urnas eletrônicas. Já as Forças Armadas buscam participação ativa no processo eleitoral, enviando ao TSE recomendações e solicitando acesso a documentos. 

 (Imagem: Antonio Cruz/Agência Brasil)

Bolsonaro escolhe 11 de agosto para liberar uso das Forças Armadas nas eleições.(Imagem: Antonio Cruz/Agência Brasil)

Forças Armadas e eleições 2022

Em maio, o presidente do TSE, ministro Edson Fachin, deu declaração dizendo que "quem trata de eleições são forças desarmadas".

A fala se deu em contraponto a frequentes ataques de Jair Bolsonaro no sentido de colocar em xeque a segurança das urnas eletrônicas, mesmo sem provas.

Naquele mês, o corpo técnico do Tribunal Eleitoral havia rejeitado "recomendações" feitas pelo ministério da Defesa para as eleições. 

Em fevereiro, quando o Tribunal ainda estava sob o comando do ministro Luís Roberto Barroso, o TSE quebrou sigilo de informações prestadas às Forças Armadas, após serem vazadas por Bolsonaro em uma live. 

Em julho, o TSE rebateu uma série de informações falsas sobre o processo eleitoral brasileiro que teriam sido ditas por Bolsonaro a embaixadores de vários países. 

Na última segunda-feira, 8, ministro Fachin descredenciou um coronel do Exército da equipe de técnicos designados para inspecionar a urna eletrônica e o sistema eletrônico de votação após ele publicar fake news nas redes sociais.

No mesmo dia, o TSE rejeitou acesso das Forças Armadas a documentos referentes a eleições anteriores por considerar o pedido intempestivo, e deu resposta técnica às solicitações.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas