MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Globo segue proibida de utilizar pseudônimo "Anjo de Hamburgo"
TRF da 2ª região

Globo segue proibida de utilizar pseudônimo "Anjo de Hamburgo"

Colegiado verificou que não houve autorização para o depósito do registro marcário por parte da emissora, mas, sim, apenas para a produção da obra.

Da Redação

sexta-feira, 19 de agosto de 2022

Atualizado em 22 de agosto de 2022 09:15

A 2ª turma especializada do TRF da 2ª região manteve proibição da Rede Globo em utilizar o pseudônimo "Anjo de Hamburgo", referente a Aracy Moebius de Carvalho Guimarães Rosa, conhecida por ter ajudado inúmeros judeus a fugir do nazismo. O colegiado concluiu que a lei de Propriedade Industrial (lei 9.279/96não autoriza o registro, de marca, do pseudônimo ou apelido notoriamente conhecidos, como o caso. 

Consta nos autos que a Globo iria produzir uma série denominada "Anjo de Hamburgo", baseada na biografia de Aracy. A emissora, à época, providenciou o registro da marca que identificaria a obra audiovisual, a fim de protegê-la de atos de pirataria e concorrência desleal de terceiros.

Na Justiça, herdeiros da homenageada alegaram que a empresa teria agido de má-fé na produção da obra e na obtenção do registro da marca mista para a proteção exclusiva da série, motivo pelo qual pleiteou a suspensão do direito da emissora utilizar o termo. Constou na inicial que:

"O contato feito pela Rede Globo, através do Sr. Jayme Monjardim, diretor da minissérie da Rede Globo, ora em fase de produção, que teve amplo contato com a família da Sra. Aracy para colher dados para confecção da obra audiovisual, como previamente narrado onde foi enfatizado o apelido de Anjo de Hamburgo, conforme era corrente e de conhecimento de todos os partícipes da verdadeira saga que foi o resgate de judeus, em Hamburgo, com destino ao Brasil.

Inclusive, há de se salientar que nunca foi discutida a possibilidade de eventual registro de marca com elemento nominativo "Anjo de Hamburgo", cuja autorização não se presume."

Em defesa, a Globo sustentou que familiares da biografada foram procurados com o objetivo explícito de colher dados para o desenvolvimento da obra. E, em nenhum momento, houve oposição ou descontentamento dos herdeiros em relação a produção. 

Na origem, o juízo de 1º grau suspendeu, em caráter liminar, os efeitos do registro pela emissora para na marca mista "Anjo de Hamburgo". Inconformada, a empresa interpôs recurso.

 (Imagem: Freepik)

TRF-2 mantém suspensão da Globo em utilizar marca mista "Anjo de Hamburgo".(Imagem: Freepik)

Lei de Propriedade Industrial

Ao analisar o caso, o desembargador Federal Flavio Oliveira Lucas, relator, verificou que não houve autorização para o depósito do registro marcário por parte da emissora, mas, sim, apenas para a produção da obra audiovisual. 

Segundo o magistrado, de acordo com a lei de Propriedade Industrial (lei 9.279/96), "não são registráveis como marca: (...) XVI - pseudônimo ou apelido notoriamente conhecidos, nome artístico singular ou coletivo, salvo com consentimento do titular, herdeiros ou sucessores".

Nesse sentido, o desembargador negou provimento ao recurso para manter a proibição da utilização pela Globo do registro da marca mista "O Anjo de Hamburgo".

O escritório Newton Silveira, Wilson Silveira e Associados - Advogados atua em defesa dos herdeiros. 

Leia a íntegra do voto do relator.

Leia a íntegra do acórdão. 

Newton Silveira, Wilson Silveira e Associados - Advogados

Patrocínio

Patrocínio Migalhas