MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Entenda o motivo da raiva de Roberto Jefferson contra Cármen Lúcia
Para relembrar

Entenda o motivo da raiva de Roberto Jefferson contra Cármen Lúcia

Embora tenha usado como subterfúgio recente voto da ministra, a ira do político contra a ministra é antiga.

Da Redação

segunda-feira, 24 de outubro de 2022

Atualizado em 25 de outubro de 2022 11:37

Na última sexta-feira, Roberto Jefferson arrojou uma série de atrocidades contra a ministra do STF Cármen LúciaO pretexto foi voto da ministra em processo ligado à Jovem Pan, na qual a acusa de realizar censura prévia. Mas, para quem tem boa memória, a raiva de "Bob Jeff" contra a ministra é antiga.

Data, especificamente, de janeiro de 2018, quando ela, à época presidente do STF, barrou a posse de Cristiane Brasil, filha do político, como ministra do Trabalho do governo Michel Temer.

 (Imagem: Mateus Bonomi/Folhapress | Nelson Jr./SCO/STF | Arte Migalhas)

Qual o verdadeiro motivo da raiva de Roberto Jefferson contra Cármen Lúcia?(Imagem: Mateus Bonomi/Folhapress | Nelson Jr./SCO/STF | Arte Migalhas)

A indicação da ex-deputada foi repleta de polêmicas. A nomeação de Cristiane Brasil foi questionada por um movimento de advogados trabalhistas, segundo o qual a entrada de Brasil no ministério ofenderia a moralidade administrativa, visto que ela tinha contra si "fatos desabonadores" como condenação por dívida trabalhista.

Em 1º grau, um juiz do RJ atendeu à demanda e impediu a posse, suspendendo a eficácia de decreto que a nomeava. 

A decisão foi mantida pelo então vice-presidente do TRF-2, e o nome da deputada permaneceu barrado. 

No STJ, o então vice-presidente ministro Humberto Martins liberou a nomeação, ao concluir inexistir norma que vedasse a nomeação em razão de ter sofrido condenação trabalhista. 

A posse já tinha data marcada quando, no STF, o nome foi novamente barrado por liminar proferida pela ministra Cármen, contrária à decisão do STJ. 

Dias depois, Cármen Lúcia afirmou que a competência para julgar o caso era mesmo do Supremo, e que os autos de processo em curso no STJ deveriam ser encaminhados ao STF. 

Em fevereiro, a filha de Roberto Jefferson já não era mais indicada para a pasta. No Twitter, Roberto Jefferson disse que o PTB declinou da indicação da deputada ante a "indecisão da ministra Cármen Lúcia" ao não julgar o mérito da ação.

Fatos novos

Na última sexta-feira, o ex-deputado Federal Roberto Jefferson, que cumpria prisão domiciliar, faz o vídeo com ofensas à ministra. Depois do fato, Alexandre de Moraes determinou seu retorno ao regime fechado. 

A PF foi à casa de Jefferson para cumprir o mandato, mas foi recebida a tiros e granada.

 (Imagem: Igo Estrela/Folhapress | Arte Migalhas)

Roberto Jefferson recebe PF a tiros.(Imagem: Igo Estrela/Folhapress | Arte Migalhas)

Ao final da "ação", um vídeo mostra Jefferson conversando com um policial, que faz críticas aos colegas de corporação: "Foi tranquilo. Eles são da inteligência, não sabem nem o que é isso. São de escritório. Não são operacionais".

Patrocínio

Patrocínio Migalhas