MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Seguro garantia não substitui depósito anterior à reforma trabalhista
Processo do Trabalho

Seguro garantia não substitui depósito anterior à reforma trabalhista

TST entendeu que substituição só é possível em recursos interpostos após vigência da reforma.

Da Redação

quinta-feira, 31 de agosto de 2023

Atualizado às 10:09

SDI-1 do TST negou recurso empresa que buscava substituir um depósito recursal realizado em dinheiro antes da reforma trabalhista por um seguro garantia judicial. Por maioria de votos, o colegiado reafirmou entendimento de que a alteração legislativa que permitiu a substituição se aplica apenas aos recursos interpostos contra decisões posteriores à vigência da reforma.

 (Imagem: Freepik)

Conforme SDI-1 do TST, depósito recursal pode ser substituído por seguro garantia desde que o recurso tenha sido interposto após a reforma trabalhista.(Imagem: Freepik)

Prevalência da lei vigente 

Para a relatora, ministra Kátia Magalhães Arruda, aplica-se ao caso o princípio segundo o qual os atos jurídicos devem ser regidos pela lei vigente na época em que foram praticados. Dessa maneira, não seria possível autorizar a substituição em momento processual posterior.

A ministra destacou que, em 2018, o pleno do TST aprovou a instrução normativa 41/18, a fim de unificar os procedimentos resultantes das mudanças promovidas pela reforma trabalhista. O documento estabelece que as disposições da nova lei referentes ao depósito recursal se aplicam apenas aos recursos interpostos na sua vigência.

Ao seguir a relatora, o presidente do TST, ministro Lelio Bentes Corrêa, destacou que a instrução normativa está em pleno vigor e deve ser respeitada, embora possa ser revisada mediante proposição dos ministros, conforme regimento interno do TST.

Seguro equiparado a dinheiro

Ministro Douglas Alencar Rodrigues abriu divergência, argumentando que, quando a parte solicitou a substituição, já havia norma autorizando a troca e equiparando a garantia ao depósito em dinheiro. Entendeu, portanto, que a substituição não prejudicaria as partes. 

Informações: TST.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...