MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TRF-4 concede auxílio-acidente a segurado com sequelas após fratura
Decisão

TRF-4 concede auxílio-acidente a segurado com sequelas após fratura

Colegiado enfatizou que a redução da capacidade laboral, mesmo sem incapacidade total, justifica a concessão do benefício, evidenciando a importância da proteção ao trabalhador.

Da Redação

domingo, 24 de novembro de 2024

Atualizado em 22 de novembro de 2024 16:31

A 9ª turma do TRF da 4ª região concedeu auxílio-acidente a um segurado que teve a capacidade laborativa reduzida por sequelas de um acidente de trânsito. O colegiado reconheceu as limitações físicas causadas por hipoestesia no hemicorpo direito, perda de tônus muscular e dor axial residual.

De acordo com os autos, o autor sofreu fratura cervical em 2019, recebeu auxílio por incapacidade temporária durante três meses, mas teve o benefício encerrado após perícia administrativa considerar que ele estava apto ao trabalho.

No laudo inicial, foi apontado sequelas estabilizadas, como dores e limitações funcionais, embora não incapacitantes. Entretanto, a perícia concluiu que as sequelas, ainda que mínimas, implicam redução na capacidade laboral, atendendo aos critérios legais para a concessão do auxílio-acidente.

 (Imagem: Antonio Molina/Folhapress)

TRF-4 concede auxílio-acidente a segurado com sequelas após fraturar cervical.(Imagem: Antonio Molina/Folhapress)

Na decisão, o relator, desembargador Federal Paulo Afonso Brum Vaz, ressaltou que o benefício não requer incapacidade total, mas sim a redução da aptidão para o trabalho habitual.

O magistrado destacou que a presença de dores e limitações residuais caracteriza perda de capacidade, suficiente para justificar a concessão do auxílio.

Assim, o colegiado determinou a implantação imediata do benefício, considerando seu caráter alimentar.

O escritório Matheus Santos Advogados atua na causa.

Confira aqui o acórdão.

Matheus Santos Advogados

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...