MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STJ dispensa cálculo em embargos à execução de parte com advogado dativo
Exigência do CPC

STJ dispensa cálculo em embargos à execução de parte com advogado dativo

Relatora, ministra Nancy Andrighi, destacou que situação justifica tratamento diferenciado quanto à exigência do CPC.

Da Redação

quinta-feira, 20 de março de 2025

Atualizado às 15:52

O ônus de indicar o valor correto, com demonstrativo de cálculo da inicial, nos embargos à execução, sob pena de rejeição, não se aplica à parte citada por edital cuja defesa é patrocinada por advogado dativo, nomeado pelo juiz como curador especial. Assim decidiu a 3ª turma do STJ.

 (Imagem: Freepik)

STJ afasta exigência de valor com cálculo em embargos à execução de parte representada por defensor dativo.(Imagem: Freepik)

O voto condutor do julgamento foi o da relatora, ministra Nancy Andrighi, que foi acompanhada por unanimidade pelos pares. Ela destacou que a nomeação de curador especial, na hipótese do art. 72, inciso II, exercida por advogado dativo ou da defensoria, tem fundamento nos princípios constitucionais do acesso à Justiça e à ampla defesa, situação que justifica tratamento diferenciado dos agentes que exercem a referida função como regra de compensar as dificuldades que lhe são inerentes".

"Aplicar a regra geral do art. 917, §3º e §4º do CPC ao advogado dativo, que é curador especial, sem considerar suas peculiaridades, exigindo que apresentem o valor devido com um demonstrativo de cálculo na inicial dos embargos à execução sob pena de rejeição significa, na realidade, obrigar os referidos sujeitos a arcarem com as despesas de elaboração do cálculo às suas próprias custas, em vez da parte assistida."

Para a ministra, a exigência dos parágrafos 3º e 4º do 917 deve ser interpretada à luz da finalidade do instituto da curadoria especial, e da interpretação sistemática com outros artigos do Código que lhe conferem tratamento diferenciado, dentre eles o parágrafo único do 341, que excepciona o ônus de impugnação especificada ao defensor público ou advogado dativo e ao curador especial.

"Não possuindo o advogado dativo contato com a parte embargante, porque foi citada por edital na execução, pra providenciar o pagamento de profissional para realização do cálculo do valor correto, deve-se flexibilizar o ônus da apresentação do valor com demonstrativo de calculo na inicial dos embargos à execução, sob pena de obstar o direito da parte executada ao acesso á justiça, defesa e contraditório."

A relatora observou que, no caso analisado, a parte faz jus à Justiça gratuita, e a sentença e o acordão recorrido não examinaram o mérito das alegações de abusividade e ilegalidade das cláusulas contratuais apresentadas nos embargos à execução pelo curador especial do executado, citado por edital, diante da não indicação do valor correto e do demonstrativo discriminado do cálculo.

Ela, portanto, conheceu parcialmente do recurso especial, e proveu parcialmente o recurso para reformar o acórdão e determinar o retorno dos autos ao tribunal de origem a fim de que superem a exigência dos parágrafos 3º e 4º do art. 917, devendo ser realizado o julgamento integral da apelação.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.