MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STF: Alexandre de Moraes concede prisão domiciliar a Collor
Estado de saúde

STF: Alexandre de Moraes concede prisão domiciliar a Collor

Após PGR manifestar a favor da domiciliar, com base em laudos médicos e no princípio da dignidade humana, o ministro atendeu pedido da defesa de Collor.

Da Redação

quinta-feira, 1 de maio de 2025

Atualizado às 18:13

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, concedeu nesta quinta-feira, 1º de maio, o benefício da prisão domiciliar ao ex-presidente e ex-senador Fernando Collor de Mello, de 75 anos, por razões humanitárias. A decisão atende a pedido da defesa e teve aval da PGR.

Atualmente preso no presídio Baldomero Cavalcanti de Oliveira, em Maceió/AL, Collor foi condenado no âmbito da operação Lava Jato. Seus advogados alegaram que o político sofre de comorbidades severas, incluindo doença de Parkinson, apneia do sono grave e transtorno afetivo bipolar, o que, segundo a defesa, torna inadequada sua permanência em unidade prisional convencional.

Confira a decisão.

 (Imagem: Pedro Ladeira/Folhapress)

Com aval da PGR, ministro Alexandre de Moraes determina prisão domiciliar para Fernando Collor.(Imagem: Pedro Ladeira/Folhapress)

Laudo médico

Para embasar o pedido, foram apresentados dois laudos médicos que detalham o estado de saúde do ex-presidente. O ministro Moraes acolheu os argumentos e determinou que a prisão domiciliar deverá ser cumprida, integralmente, em seu endereço residencial a ser indicado no momento de sua efetivação.

Em manifestação enviada ao Supremo na quarta-feira, 30, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, reconheceu a gravidade do quadro clínico de Collor e defendeu a concessão da medida.

"A manutenção do custodiado em prisão domiciliar é medida excepcional e proporcional à sua faixa etária e ao seu quadro de saúde, cuja gravidade foi devidamente comprovada", afirmou Gonet.

Dignidade da pessoa humana

Na decisão, o ministro destacou a necessidade de compatibilização da aplicação da pena com o princípio da dignidade da pessoa humana e o direito à saúde.

"No atual momento de execução da pena, portanto, a compatibilização entre a Dignidade da Pessoa Humana, o Direito à Saúde e a efetividade da Justiça Penal indica a possibilidade de concessão da prisão domiciliar humanitária à FERNANDO AFFONSO COLLOR DE MELLO, pois está em tratamento da Doença de Parkinson - há, aproximadamente, 6 (seis) anos - com a constatação real da presença progressiva de graves sintomas não motores e motores, inclusive histórico de quedas recentes."

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...