MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Toffoli restabelece regra sobre taxa portuária em serviço de importação
Taxa portuária

Toffoli restabelece regra sobre taxa portuária em serviço de importação

Cobrança referente à movimentação de contêineres havia sido suspensa pelo TCU.

Da Redação

sexta-feira, 10 de outubro de 2025

Atualizado às 11:01

O ministro Dias Toffoli, do STF, decidiu restabelecer a vigência das normas da Antaq - Agência Nacional de Transportes Aquaviários que regulamentam a cobrança da taxa de segregação e entrega (SSE) de contêineres pelos operadores de terminais portuários. As regras estão previstas na resolução 72/22 da agência e haviam sido suspensas por determinação do TCU.

A SSE corresponde ao valor cobrado pela movimentação dos contêineres de uma pilha comum até o veículo do importador. Para o TCU, essa cobrança configuraria infração à ordem econômica, pois o serviço é prestado tanto na importação quanto na exportação, mas a taxa incide apenas quando as cargas chegam ao país. O Tribunal apontou ainda que o proprietário da carga e o recinto alfandegado não têm liberdade para escolher o operador portuário, ficando sujeitos às tarifas impostas pelos terminais.

 (Imagem: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Cobrança referente à movimentação de contêineres havia sido suspensa pelo TCU.(Imagem: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Na decisão, Toffoli entendeu que o TCU ultrapassou seus limites institucionais ao proibir a cobrança do SSE e apresentou uma solução para um tema regulatório cuja definição cabe à Antaq. Para o ministro, a agência tem "maior capacidade institucional" para tratar do serviço portuário, em razão de suas atribuições legais, da experiência acumulada e da atuação de seu corpo técnico.

O relator mencionou também que, durante a elaboração da resolução 72/22, o Cade - Conselho Administrativo de Defesa Econômica reconheceu que a cobrança do SSE, "por si só, não é ilícita", e que eventuais abusos devem ser examinados individualmente.

Toffoli registrou ainda que a Antaq observou todos os procedimentos pertinentes ao editar a norma, inclusive a realização de audiências públicas com participação de diferentes representantes do setor.

A decisão foi tomada no mandado de segurança apresentado pela Abratec - Associação Brasileira dos Terminais de Contêineres.

Leia a decisão.

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA