MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Toffoli mantém participação de diretor do Bacen em acareação sobre Master
Caso Master

Toffoli mantém participação de diretor do Bacen em acareação sobre Master

Audiência, marcada para a próxima terça-feira, 30, visa esclarecer os fatos relacionados à investigação.

Da Redação

domingo, 28 de dezembro de 2025

Atualizado às 11:04

Ministro Dias Toffoli, do STF, decidiu manter a participação do diretor de fiscalização do Banco Central, Ailton de Aquino Santos, na acareação relacionada à investigação sobre fraudes no Banco Master.

O entendimento foi adotado após recurso do Bacen que questionou a presença do diretor na audiência, prevista para a próxima terça-feira, 30.

Ao analisar o pedido, Dias Toffoli registrou que Ailton de Aquino Santos não é investigado, assim como o próprio Bacen.

Ainda assim, afirmou que a participação do diretor é de "especial relevância" para esclarecer os fatos apurados e justificada pela necessidade de explicar as etapas que antecederam a liquidação do banco, como funciona a fiscalização prévia e se houve demora, além de esclarecer pontos levantados contra o Bacen na versão dos investigados.

Na ocasião, também serão interrogados o banqueiro Daniel Vorcaro, apontado como um dos sócios do banco, e o ex-presidente do BRB - Banco de Brasília, Paulo Henrique Costa.

 (Imagem: Ton Molina /Fotoarena/Folhapress)

Ailton de Aquino Santos, diretor de fiscalização do Banco Central. (Imagem: Ton Molina /Fotoarena/Folhapress)

Operação Compliance Zero

Em novembro, Vorcaro e outros acusados foram alvos da Operação Compliance Zero, deflagrada pela PF com o objetivo de apurar a concessão de créditos falsos pelo Banco Master, incluindo a tentativa de aquisição da instituição financeira pelo BRB - Banco de Brasília, entidade pública vinculada ao governo do Distrito Federal.

Conforme as investigações, as fraudes sob apuração podem alcançar a cifra de R$ 17 bilhões. 

No início deste mês, Toffoli determinou que a investigação referente ao Banco Master prosseguisse no STF, em detrimento da Justiça Federal em Brasília.

Tal medida foi adotada em virtude da citação de um deputado federal no contexto das investigações.

Além de Vorcaro, também são investigados os ex-diretores Luiz Antonio Bull, Alberto Feliz de Oliveira e Angelo Antonio Ribeiro da Silva, bem como Augusto Ferreira Lima, ex-sócio do banco.

Informações: Agência Brasil.

Patrocínio

Patrocínio

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...