MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STF: Veja como foi a sessão de abertura do ano judiciário 2026
Sessão | STF

STF: Veja como foi a sessão de abertura do ano judiciário 2026

Solenidade reuniu autoridades dos três Poderes e marca retomada dos trabalhos do Supremo em 2026.

Da Redação

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2026

Atualizado às 15:33

Nesta segunda-feira, STF realizou sessão solene que marca a abertura do ano judiciário de 2026.

A cerimônia contou com a presença de autoridades dos três Poderes e deu início formal às atividades institucionais da Corte no novo ciclo.

Participaram o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre, e da Câmara dos Deputados, Hugo Motta.

Também compareceram o procurador-geral da República, Paulo Gonet, e o presidente do Conselho Federal da OAB, Beto Simonetti.

Com a palavra, o presidente

Na cerimônia, o presidente do STF, ministro Edson Fachin, defendeu a Constituição, acolheu críticas dirigidas ao Judiciário e afirmou que períodos de adversidade exigem mais do que retórica, pedindo "responsabilidade institucional, clareza de limites e fidelidade absoluta" ao texto constitucional.

Fachin ressaltou que a crítica republicana não ameaça a democracia e lembrou o papel histórico da Corte como guardiã da Constituição desde 1988, sobretudo em momentos de instabilidade.

Também reconheceu que o protagonismo do Supremo tem ônus para sua legitimidade e defendeu uma fase de autocorreção, com maior equilíbrio entre os Poderes.

Entre as prioridades da gestão, destacou a construção de um Código de Ética para o Tribunal e antecipou temas relevantes da pauta de 2026, como restrições ao uso de redes sociais por magistrados, segurança pública e julgamentos de impacto institucional em ano eleitoral.

Voz da advocacia

Ao se manifestar, o presidente do Conselho Federal da OAB, Beto Simonetti, ressaltou que o Supremo "pertence à Constituição" e defendeu a independência do Judiciário como valor inegociável da democracia.

Simonetti afirmou que reformas no sistema de Justiça podem ser debatidas, desde que conduzidas com responsabilidade e fidelidade ao texto constitucional, e destacou que "não existe Judiciário forte sem advocacia livre". Reforçou a inviolabilidade da atuação profissional e o sigilo entre advogado e cliente como garantias constitucionais do cidadão.

Também fez uma advertência contra práticas de exceção e condenou o uso de "vazamentos seletivos" para constranger instituições, afirmando que a defesa do STF é, antes de tudo, defesa da CF e do equilíbrio entre os Poderes.

Pronunciamento da PGR

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, elogiou o papel histórico do STF na preservação do Estado Democrático de Direito e afirmou que, em momentos decisivos, a Corte foi essencial para conter "pulsões iliberais e insurgências antidemocráticas".

Gonet recordou decisões relevantes do Tribunal em temas como o sistema penitenciário e a proteção da saúde pública durante a pandemia, ressaltando que o reconhecimento institucional nem sempre é imediato, mas se consolida com o tempo.

Ao mencionar o caráter contramajoritário do STF e da própria Procuradoria-Geral, afirmou que críticas circunstanciais são esperadas, mas que a confiança na Corte tende a ser recompensada, desejando um ano judiciário profícuo para o fortalecimento dos direitos fundamentais.

Retomada dos julgamentos

As sessões plenárias de julgamento serão retomadas na quarta-feira, 4, com reuniões previstas para quartas e quintas-feiras.

Na primeira pauta de 2026, está previsto o julgamento das ADIns 6.310 e 6.293 que questionam atos do CNJ que estabelecem restrições ao uso de redes sociais por magistrados.

Também será analisado o ARE 1.524.619, com repercussão geral, que discute se o MP pode ser condenado ao pagamento de custas e honorários advocatícios, considerando sua função constitucional na defesa do patrimônio público.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...